Sentir dor do lado direito da barriga, o que há de errado?

6565
Dor do lado direito da barriga, o que pode ser? É grave?

A dor do lado direito da barriga, normalmente, não é grave. Contudo, não importa a localização. Dores abdominais sempre são motivo de preocupação. Afinal, é ali que estão localizados a maioria dos órgãos vitais do corpo humano. A dor do lado direito da barriga é uma das mais preocupantes. Muita gente já sabe que deste lado temos o apêndice, um órgão que quando inflamado é considerado urgência médica. Mas, muitas vezes, podem representar apenas gases.

As dores no abdome, normalmente, não representam um órgão definido. As dores abdominais, sempre indicarão várias causam. A dor do lado esquerdo da barriga, por exemplo, pode indicar hérnia, endometriose, diverticulite e outros. Contudo, há uma variedade de causas que levam dor de barriga do lado direito.

Causas da dor do lado direito da barriga

Gases intestinais: o acúmulo de gases intestinais pode causar dor em qualquer parte do abdome. Isso porque, nossos intestinos ocupam quase toda região abdominal. Assim, quando dói o lado direito, pode ser apenas uma distensão intestinal causada pelos gases. Essa dor, porém, é intensa, em forma de pontadas e surge depois de uma refeição. Como atinge principalmente pessoas que sofrem com prisão de ventre, usar um laxante natural ajudaria na constipação e no alívio dos gases.

Pedra na vesícula: A cólica vesicular provoca exatamente uma dor do lado direito da barriga. A dor é como uma cólica e se localiza do lado direto e superior do abdome. Algumas vezes se irradia para a região do estômago. De acordo com um estudo publicado na Revista Paulista de Pediatria [1], quando a pedra na vesícula ocorre em crianças, é bom ficar alerta, pois pode ser indicativo do anemia falciforme. Assim, é bom dar uma atenção a essa dor do lado direito da barriga em crianças.

Apendicite: Um dos sintomas de apendicite é a dor do lado direito da barriga. A dor da apendicite começa com uma leve cólica em volta do umbigo ou na região do estômago. Depois de aproximadamente 6 horas a inflamação piora e a dor fica mais forte e evidente na região mais inferior, perto da virilha. Mas, sempre do lado direito. Além da dor você sentirá febre baixa, perda de apetite, vômito. O único tratamento é através da cirurgia de apendicite.

Pancreatite: a dor abdominal neste caso costuma surgir no lado direito superior do abdômen. Contudo, pode irradiar para as costas. Normalmente, surge depois do consumo de bebidas alcoólicas ou de uma refeição. e para os flancos, e pode surgir pouco tempo depois de consumir bebidas alcoólicas ou uma refeição.

Dor abdominal direita em mulheres

Ovulação: em alguns ciclos menstruais, a mulher pode sentir dor do lado direito (ou esquerdo) no momento do desprendimento do óvulo. Assim, pode ser apenas sintomas de ovulação. A dor não é muito forte, mas pode estar presente durante os dias da ovulação. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina Esportiva [2] revelou que em média a fase ovulatória pode durar até 3 dias/ É uma fase em que grandes quantidades de estrogênio são secretadas. Tais hormônios incentivam a motilidade das estruturas envolvidas na ovulação, e a dor, pode estar relacionado a isso. Contudo, é fácil diagnostica-la, pois em um mês está no lado direito do corpo, e no mês seguinte está no lado oposto.

Gravidez ectópica: (ou gravidez tubária) Ocorre, normalmente, em uma das trompas de falópio, um tubo que conduz os óvulos dos ovários para o útero. Caso ela ocorra na trompa direita a dor do lado direito da barriga acontecerá. Decerto, essa dor acontece por causa do crescimento do feto dentro das trompas. Acontecerá, sobretudo, até as primeiras 10 semanas de gestação.

Artigos médico-científicos: Revista Paulista de Pediatria [1]   Revista Brasileira de Medicina Esportiva [2]