A dor do lado direito da barriga, normalmente, não é grave. Contudo, não importa a localização. Dores abdominais sempre são motivo de preocupação. Afinal, é ali que estão localizados a maioria dos órgãos vitais do corpo humano. A dor do lado direito da barriga é uma das mais preocupantes. Muita gente já sabe que deste lado temos o apêndice, um órgão que quando inflamado é considerado urgência médica. Mas, muitas vezes, podem representar apenas gases.
As dores no abdome, normalmente, não representam um órgão definido. As dores abdominais, sempre indicarão várias causam. A dor do lado esquerdo da barriga, por exemplo, pode indicar hérnia, endometriose, diverticulite e outros. Contudo, há uma variedade de causas que levam dor de barriga do lado direito.
Causas da dor do lado direito da barriga
Gases intestinais: o acúmulo de gases intestinais pode causar dor em qualquer parte do abdome. Isso porque, nossos intestinos ocupam quase toda região abdominal. Assim, quando dói o lado direito, pode ser apenas uma distensão intestinal causada pelos gases. Essa dor, porém, é intensa, em forma de pontadas e surge depois de uma refeição. Como atinge principalmente pessoas que sofrem com prisão de ventre, usar um laxante natural ajudaria na constipação e no alívio dos gases.
Pedra na vesícula: A cólica vesicular provoca exatamente uma dor do lado direito da barriga. A dor é como uma cólica e se localiza do lado direto e superior do abdome. Algumas vezes se irradia para a região do estômago. De acordo com um estudo publicado na Revista Paulista de Pediatria [1], quando a pedra na vesícula ocorre em crianças, é bom ficar alerta, pois pode ser indicativo do anemia falciforme. Assim, é bom dar uma atenção a essa dor do lado direito da barriga em crianças.
Apendicite: Um dos sintomas de apendicite é a dor do lado direito da barriga. A dor da apendicite começa com uma leve cólica em volta do umbigo ou na região do estômago. Depois de aproximadamente 6 horas a inflamação piora e a dor fica mais forte e evidente na região mais inferior, perto da virilha. Mas, sempre do lado direito. Além da dor você sentirá febre baixa, perda de apetite, vômito. O único tratamento é através da cirurgia de apendicite.
Pancreatite: a dor abdominal neste caso costuma surgir no lado direito superior do abdômen. Contudo, pode irradiar para as costas. Normalmente, surge depois do consumo de bebidas alcoólicas ou de uma refeição. e para os flancos, e pode surgir pouco tempo depois de consumir bebidas alcoólicas ou uma refeição.
Dor abdominal direita em mulheres
Ovulação: em alguns ciclos menstruais, a mulher pode sentir dor do lado direito (ou esquerdo) no momento do desprendimento do óvulo. Assim, pode ser apenas sintomas de ovulação. A dor não é muito forte, mas pode estar presente durante os dias da ovulação. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina Esportiva [2] revelou que em média a fase ovulatória pode durar até 3 dias/ É uma fase em que grandes quantidades de estrogênio são secretadas. Tais hormônios incentivam a motilidade das estruturas envolvidas na ovulação, e a dor, pode estar relacionado a isso. Contudo, é fácil diagnostica-la, pois em um mês está no lado direito do corpo, e no mês seguinte está no lado oposto.
Gravidez ectópica: (ou gravidez tubária) Ocorre, normalmente, em uma das trompas de falópio, um tubo que conduz os óvulos dos ovários para o útero. Caso ela ocorra na trompa direita a dor do lado direito da barriga acontecerá. Decerto, essa dor acontece por causa do crescimento do feto dentro das trompas. Acontecerá, sobretudo, até as primeiras 10 semanas de gestação.