Tribulus terrestris realmente funciona? O que os cientistas dizem

372
tribulus terrestris

O Tribulus terrestris, que supostamente apresenta vários benefícios a saúde, incluindo redução de açúcar no sangue e colesterol, níveis hormonais alterados e aumento da função sexual e da libido.

Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre esta planta, seus efeitos e se deve consumi-la como um suplemento da sua dieta.

O que é o Tribulus terrestris?

Tribulus terrestris é uma pequena planta frondosa (composta por galhos e folhas).

Tanto a raiz como os frutos da planta foram usados na medicina tradicional chinesa e na medicina indiana Ayurveda.

São muitas as finalidades em que as pessoas fazem o uso da planta, tais como aumento da libido, manter o trato urinário saudável e diminuir o inchaço.

Atualmente, o Tribulus terrestris é muito usado como um complemento em potencial a saúde, bem como em suplementos que alegam aumentar os níveis de testosterona.

️  Atenção: Tribulus terrestris é uma planta que tem sido usada para vários benefícios potenciais a saúde por muitos anos. É popular como um suplemento de saúde geral e como ingrediente de reforço de testosterona.

Verdades e mentiras sobre Tribulus terrestris

1. Pode ajudar em problemas do coração e diabetes?

O Tribulus terrestris é usado na maioria das vezes para a melhora da função sexual e no aumento da testosterona, porém, ela também foi estudada para outros efeitos importantes.

Um estudo examinou os efeitos da ingestão de 1.000 mg de Tribulus terrestris por dia em 98 mulheres com diabetes tipo 2.

Após três meses, as mulheres que tomaram o suplemento, apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue e colesterol, em comparação com as que usaram um placebo.

Estudos feitos em animais mostraram que o Tribulus terrestris pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajuda a proteger contra danos nos vasos sanguíneos e a prevenir aumento no colesterol no sangue.

Os resultados se mostram eficientes, porém, ainda é necessária uma amostragem maior com mais pesquisas e resultados, antes que esta planta possa ser recomendada para tais benefícios a saúde.

️ Atenção: Resultados preliminares mostram que o Tribulus terrestris pode melhorar o controle de açúcar no sangue e colesterol em pessoas com diabetes. Entretanto, a pesquisa em humanos é limitada.

2. Aumenta a testosterona em humanos?

Uma pesquisa online feita para descobrir qual o maior interesse das pessoas sobre os efeitos que a planta pode trazer, é o de aumento de testosterona, além da maioria dos produtos terem também este propósito.

Uma revisão analisou os resultados de 12 grandes estudos sobre os efeitos da planta em homens e mulheres com idades entre 14 e 60 anos.

Os estudos duraram de 2 a 90 dias e entre os participantes estavam inclusos pessoas saudáveis e pessoas com problemas sexuais.

Os pesquisadores descobriram que este suplemento não aumentou a testosterona. (2)

Outros pesquisadores descobriram que a planta ocasionou o aumento da testosterona em animais, porém, este resultado ainda não foi identificado em humanos.

️ Atenção: Apesar das alegações de marketing, o Tribulus terrestris não parece aumentar a testosterona em humanos. Esta conclusão é baseada em estudos em homens e mulheres de vários estados de saúde e idade.

3. Tribulus terrestris pode aumentar a libido?

A falta de libido nos dias atuais acaba se tornando uma dor de cabeça para muitas pessoas, por vários motivos que agravam esse quadro, inclusive o psicológico.

Mesmo que este suplemento não aumente a testosterona, ele pode aumentar a libido.

Alguns pesquisadores descobriram que quando homens com desejo sexual reduzido consomem de 750 a 1.500 mg de Tribulus terrestris diariamente por dois meses, seu desejo sexual aumenta em 79%.

Além disso, 67% das mulheres com libido muito baixa observaram aumento do desejo sexual depois de ingerirem os suplementos de 500 a 1.500 mg por 90 dias.

Outros estudos também mostraram diferenças em mulheres que se apresentavam com baixa libido, tendo seus níveis de desejo sexual, excitação e satisfação sexual aumentados.

Entretanto, estudos em homens com disfunção erétil produziram resultados variados.

Algumas pesquisas mostram que a ingestão de 800 mg deste suplemento por dia pode não tratar efetivamente a disfunção erétil.

No entanto, ensaios com doses maiores, de 1.500 mg por dia mostraram melhoras significativas no desempenho em atividades íntimas.

Embora, os resultados se mostrem animadores, ainda assim é necessária uma quantidade maior de estudos e resultados.

️Atenção: A pesquisa descobriu que o Tribulus terrestris pode melhorar a libido em homens e mulheres com desejo sexual reduzido. Estudos sobre a erva como tratamento para a disfunção erétil mostraram resultados mistos, com doses mais altas parecendo ser mais benéficas.

4. Pode crescer os músculos e melhorar o desempenho do exercício?

Indivíduos ativos costumam tomar suplementos de Tribulus terrestris para melhorar sua composição corporal, aumentando os músculos ou diminuindo a gordura. (3)

Muito disso se dá pela reputação da erva como um potenciador de testosterona, embora os resultados mostrem que isso pode não ser totalmente certo.

A pesquisa ainda se mostra vaga em relação a esse tipo de fundamento, não se pode afirmar que a planta melhora a composição corporal ou o desempenho em indivíduos e atletas ativos.

Um estudo examinou como os suplementos de Tribulus terrestris afetavam o desempenho de alguns atletas.

Os homens tomaram os suplementos durante cinco semanas em treinamento com pesos.

No entanto, até o final do estudo, não houve diferença nas melhorias em força ou na composição corporal entre os grupos denominados suplemento e placebo.

Outro estudo constatou que oito semanas de uso deste suplemento com um programa de exercícios não melhoraram a composição corporal, a força ou a resistência muscular mais que um placebo.

Infelizmente, não existe nenhum tipo de pesquisa disponível sobre os efeitos do Tribulus terrestris nos exercícios em mulheres. No entanto, é provável que estes suplementos também sejam ineficazes para elas.

️ Atenção: O Tribulus terrestris parece não aumentar os músculos, diminuir a gordura ou melhorar o desempenho do exercício mais do que um placebo.

Assista ao vídeo no nosso canal do Youtube sobre o Tribulus terrestris

Outros efeitos potenciais

Além dos possíveis efeitos sobre a saúde já discutidos, o Tribulus terrestris pode ter vários outros efeitos no organismo.

  • Balanço hídrico: Pode atuar como diurético e aumentar a produção de urina.
  • Sistema imunológico: A atividade do sistema imunológico em ratos demonstrou aumentar quando eles receberam este suplemento.
  • Cérebro: Como parte de um suplemento de vários ingredientes, o Tribulus terrestris pode ter efeitos antidepressivos em camundongos.
  • Inflamação: Um estudo em tubo de ensaio mostrou possíveis efeitos anti-inflamatórios.
  • Alívio da dor: Altas doses deste suplemento podem proporcionar alívio da dor em ratos.
  • Câncer: pesquisas em tubos de ensaio mostraram um possível efeito anticâncer do Tribulus terrestris.

Vale ressaltar novamente que os estudos foram feitos apenas em animais ou tubos de ensaio, portanto, as evidências são muito limitadas.

Serão necessárias muito mais pesquisas, tanto em animais, quanto em seres humanos, para descobrir se o Tribulus terrestris tem esses efeitos.

⚠️ Atenção: Embora muitas pessoas investigam os efeitos do Tribulus terrestris na saúde, há um apoio muito limitado a muitas dessas alegações. Grande parte da pesquisa existente foi realizada em animais ou em tubos de ensaio, não em humanos.

Dosagem, segurança e efeitos colaterais

Várias dosagens foram usadas pelos pesquisadores para avaliar os efeitos do Tribulus terrestris.

Estudos que analisaram seu potencial efeito redutor de açúcar no sangue usaram 1.000 mg por dia, enquanto pesquisas que examinaram o aumento da libido usaram doses de 250 a 1.500 mg por dia.

As saponinas em Tribulus terrestris

Saponinas são compostos químicos no Tribulus terrestris, possui função detergente e emulsificante e acredita-se que sejam responsáveis pelos seus benefícios à saúde.

Muitos suplementos listam a dose juntamente coma porcentagem de saponinas, que se refere à quantidade do suplemento que é composto desses compostos.

É comum que os suplementos de Tribulus terrestris contenham 45 a 60% de saponinas.

É importante ressaltar que uma porcentagem maior de saponinas significa que uma dose mais baixa do suplemento deve ser usada, pois, o mesmo se torna mais concentrado.

Os efeitos colaterais são mínimos

Apesar das várias dosagens usadas em diversos experimentos, o aparecimento de efeitos colaterais foi mínimo.

Dos que surgiram foram pequenas cólicas estomacais ou refluxo.

No entanto, um estudo em ratos levantou a preocupação de possíveis danos aos rins. Além disso, foi relatado um caso de toxicidade associada ao Tribulus terrestris em um homem que o tomou para prevenir cálculos renais.

De modo geral, a maioria dos estudos não mostra que este suplemento tem efeitos colaterais prejudiciais. No entanto, é importante considerar todos os riscos e benefícios potenciais.

Se é de seu interesse experimentar o Tribulus terrestris, discuta com seu médico questões que envolvam a administração do composto, tire todas as suas dúvidas.

⚠️ Atenção: A maioria dos estudos relatou que o Tribulus terrestris não causa efeitos colaterais importantes. No entanto, cãibras estomacais são um efeito colateral ocasional e evidências limitadas mostraram um risco potencial de toxicidade.

Considerações finais

Tribulus terrestris é uma pequena planta frondosa que tem sido usada na medicina tradicional chinesa e indiana há muitos anos.

Embora tenha uma longa lista de benefícios potenciais a saúde, muitos foram estudados apenas em animais.

Em humanos, existem evidências de que pode melhorar o controle de açúcar no sangue e os níveis de colesterol em pessoas com diabetes tipo 2.

E, embora não aumente a testosterona, o Tribulus terrestris pode melhorar a libido em homens e mulheres.

No entanto, não melhora a composição corporal nem o desempenho do exercício.

Enquanto a maioria das pesquisas mostra que este suplemento é seguro e causa apenas efeitos colaterais menores, houve relatos isolados de toxicidade.

Como todos os suplementos, você deve considerar benefícios e riscos antes de tomar Tribulus terrestris.

  1. Pro-sexual and androgen enhancing effects of Tribulus terrestris L.: Fact or Fiction. Journal of Ethnopharmacology
  2. Pokrywka A, Obmiński Z, Malczewska-Lenczowska J, et al. Insights into Supplements with Tribulus Terrestris used by Athletes. Journal of Human Kinetics.

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.