Os casos de apendicite exigem sempre cirurgia? Sua dor na barriga pode significar algo grave

Cirurgia de apendicite

Apendicite é uma inflamação dolorosa no apêndice, uma bolsinha localizada do lado direito do intestino grosso.

A inflamação, a saber, acontece quando algum corpo estranho — pequenas porções de fezes, um parasita ou até sementes de frutas — obstrui essa estrutura.

Muitas pessoas querem saber se a cirurgia de apendicite é o único tratamento para apendicite crônica.

É isso que vamos ver agora!

O corpo humano possui órgãos com diversas funções.

O sistema digestório, por exemplo, é um longo caminho pelo qual o alimento que comemos é triturado, absorvido e excretado, sendo composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus.

Esses órgãos também possuem algumas especificidades, como o intestino, que se divide em delgado, responsável pela absorção de nutrientes, e grosso, que, dentre várias funções, absorve água e decompõe o bolo alimentar, formando e acumulando as fezes.

No início do intestino grosso há uma pequena estrutura, o apêndice, que ao contrário de outras partes, parece não possuir funções vitais!

Você provavelmente, já ouviu falar ou conhece alguém que operou por causa da apendicite.

Possuir apêndice não é problema.

O incomodo está em sua inflamação, relacionada principalmente a entrada/acúmulo de fezes nessa estrutura, e consequente proliferação de bactérias.

Sintomas como febre, mal-estar, calafrios, tremores, náuseas, vômitos, perda de apetite, e principalmente dores, são manifestados rapidamente.

A dor da apendicite é bem característica: começa na parte mais alta da barriga (boca do estômago) e algumas horas depois concentra-se no lado direito.

Importância do apêndice

Mas porque temos uma estrutura que aparenta ser útil apenas para inflamar?

O apêndice é o que chamamos na Biologia de órgão vestigial.

Ou seja,  é um órgão que já possuiu alguma função, mas que ao longo da evolução de nossa espécie perdeu sua utilidade.

Em alguns animais herbívoros esse órgão é enorme, muito importante na digestão. Contudo, em nós chega a ter apenas 8 cm.

Em uma nova pesquisa realizada do Walter + Elisa Hall Institute Medical (1) , microbiologistas australianos e franceses chegaram a conclusão de que apêndice tem fundamental importância em povoar nosso sistema digestivo com bactérias essenciais.

Ou seja, eles auxiliam nosso sistema imunológico que nos defendem de infecções. Os heróis do momento são as células denominadas linfócitos inatos, que existem em abundância no apêndice.

Cirurgia de apendicite

Quando os sintomas de apendicite acontecem é preciso ir ao médico com urgência! A apendicite aguda pode “estourar” e se tornar supurada.

Quer dizer, que o tratamento deve ser realizado em poucas horas após o início da inflamação.

Isso porque, o atraso pode levar ao risco de que se rompa e libere suas bactérias no abdômen, causando complicações.

O tratamento mais comum é cirúrgico, sendo realizado à cerca de 100 anos!

Mas será que esse processo doloroso e de recuperação demorada é a única maneira?

Estudos recentes demonstram que é possível, em casos simples de apendicite aguda, realizar tratamentos à base de antibióticos.

Assim, segundo os médicos, é possível evitar a cirurgia de apendicite. Muitos pacientes submetidos a esse tipo de tratamento conseguiram impedir a cirurgia de apendicite.

Em casos em que não é possível evitar a cirurgia, o antibiótico demonstra diminuir a probabilidade de complicações durante a operação e no pós-operatório, como as infecções.

Diante da possibilidade, pesquisadores apontam para a necessidade de repensar nas tradições da medicina e avaliar outras hipóteses.

Afinal, se temos outros meios para evitar sofrimentos, porque não utilizar?






  1. Immune cells make appendix ‘silent hero’ of digestive health. The Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research
  2. Why Do We Have an Appendix? Livescience