Homem

Alopecia na barba: Falhas circulares por perda de pelo causada por estresse ou doenças auto-imunes

Barba falhada: perda de cabelo na barba pode ser alopecia areata

Embora pouco se fale sobre este assunto, a alopecia que ocorre na barba – alopecia barbae –  e deixa a barba falhada pela perda de cabelo, é a mesma conhecida como Alopecia Areata.

Essa doença é caracterizada pela queda capilar, geralmente a perda de fios ocorre em formato circular no topo da cabeça ou na barba.

Trata-se de Alopecia areata uma doença auto-imune, o que significa que o sistema imunológico ataca por engano células saudáveis.

Nesse caso, ataca os folículos capilares e um dos fatores desencadeadores pode ser uma crise de estresse.

Alopecia na barba é uma forma específica de alopecia areata que afeta a barba deixando pequenas manchas circulares.

O que causa barba falhada por alopecia?

As causas ainda estão sendo estudadas, mas, tudo indica que a barba falhada por alopecia está associada a fatores genéticos e às doenças autoimunes.

No entanto, dermatologistas destacam que quando as falhas acontecem na barba, geralmente, estão ligadas a fatores emocionais.

Problemas no trabalho, no relacionamento, crises de ansiedade, perda de um ente querido, são fatores desencadeadores da doença.

A alopecia areata ocorre quando há deficiência do sistema imunológico causada por fatores emocionais.

Um estudo com 2613 pacientes, mostrou que realmente, há uma grande incidência deste tipo de alopecia em pessoas com dermatite atópica e doenças auto-imune como psoríase e vitiligo.

De acordo com artigo publicado na American Academy of Dermatology nas pessoas com doenças auto-imune, o sistema imunológico ataca os folículos pilosos (estruturas que segura as raízes dos cabelos), causando perda de fios.

A genética também pode desempenhar um papel: é mais comum naqueles relacionados a alguém com alopecia, asma ou alergia.

Felizmente, alopecia na barba, não é uma doença contagiosa.

Sintomas de barba falhada por alopecia

Não é fácil prever como a alopecia na barba se desenvolverá ou seja, a perda de cabelo pode surgir repentinamente, dentro de alguns dias ou durante algumas semanas.

A barba falhada por alopecia ocorre em pequenas manchas circulares do tamanho de um quarto. À medida que mais cabelos são perdidos, esses círculos às vezes começam a se sobrepor. Os cabelos ao redor das bordas dessas manchas também podem ser brancos.

O problema geralmente começa com 1 ou mais manchas redondas do tamanho de uma moeda de 5 centavos, completamente sem pelos.

O local não coça, não arde, não dói, então, há somente perda circular de pelo.

Algumas pessoas experimentam vermelhidão, irritação e inflamação nos pontos da barba falhada, mas não é comum.

Como fazer o diagnóstico de alopecia na barba?

Tanto a alopecia barbae, quanto a alopecia areata devem ser diagnosticada por um dermatologista.

De fato é possível que você mesmo faça seu diagnóstico já que perceberá as áreas falhadas em forma circular na sua barba.




No entanto, algumas vezes, esse sintoma é também associado a infecção fúngica, portanto, o médico precisa fazer o diagnóstico adequado.

Às vezes, isso pode ser feito observando sua perda de cabelo e amostras de seu cabelo sob um microscópio.

Pode ser necessário fazer uma biópsia do couro cabeludo ou um exame de sangue para verificar os sinais de uma infecção, ou uma condição médica subjacente, incluindo um distúrbio autoimune.

Você pode fazer o teste para outras condições que podem causar queda de cabelo, como já dito, uma pesquisa de infecções por fungos ou distúrbios da tireoide.

Tratamentos para alopecia areata e barbae

Embora não haja cura para a alopecia na barba, é possível tratar e gerenciar os sintomas.

Com o tratamento, o cabelo pode voltar a crescer e permanecer, mas, na maioria das vezes situações ou condições variadas podem fazer com que caia novamente.

Vários anos podem passar entre recorrências e, ao mesmo tempo, é possível que o cabelo volte a crescer parcialmente.

O cabelo tanto da cabeça quanto da barba pode voltar a crescer como antes, embora tenha o potencial de voltar a ter uma cor ou textura diferente.

No entanto, muitas vezes a perda é definitiva e o cabelo da barba nunca volta a crescer.

Tratamentos diferentes têm resultados variados, dependendo do indivíduo, dependendo de quanta perda de cabelo ocorreu, a idade e outros fatores.

O objetivo desses tratamentos é bloquear o ataque do sistema imunológico e estimular o crescimento dos pelos da barba ou cabeça.

Remédio para alopecia areata na barba ou cabeça

Diversos medicamentos podem ser usados ​​para tratar a perda de cabelo na barba, como, por exemplo:

  • Corticosteroides. Estes são medicamentos anti-inflamatórios usados ​​para suprimir o sistema imunológico.
  • Minoxidil [bula]. Este é um medicamento tópico usado para tratar a calvície e falhas na barba. Duas vezes por dia, o medicamento é aplicado na área afetada como um líquido ou uma espuma. Os resultados podem ser vistos após três meses.
  • Difenciprona [bula]. Este medicamento pode ser aplicado em manchas carecas. Causa uma reação alérgica caracterizada por vermelhidão, inchaço e coceira. Pensa-se que isso induz o sistema imunológico a enviar glóbulos brancos para a superfície da pele para reduzir a inflamação e manter os folículos capilares ativos. Os resultados podem levar três meses

Remédio caseiro para alopecia na barba

Gel de alho

As propriedades curativas naturais do alho podem ser úteis para melhorar os sintomas da alopecia na barba.

Embora não exista pesquisa específica para barba falhada por alopecia, um pequeno estudo publicado no Indian Journal Of Dermatology [1] descobriu que o gel de alho era eficaz no tratamento da alopecia areata.

As pessoas que usaram o gel de alho com um creme corticosteroide apresentaram melhorias significativas em comparação com o grupo que usou apenas o corticoide.

Suplementos de Zinco e Biotina

Seguir uma dieta saudável que inclua vitaminas e minerais necessários para o crescimento do cabelo é importante em caso de alopecia na barba.

A adição de suplementos de zinco e a biotina, o que pode promover o crescimento do cabelo e prevenir sua queda.

Os especialistas da Cleveland Clinic recomendam uma vitamina mega-B diária que inclui 30 miligramas de zinco, 3 miligramas de biotina, 200 miligramas de vitamina C e <1 miligrama de ácido fólico.

Considerações finais




Conviver com alopecia na barba não coloca sua saúde em risco, mas pode ser difícil lidar emocionalmente.

Experimente diferentes opções de tratamento para ver se uma delas pode oferecer uma melhoria ou solução.

Como a barba falhada por alopecia pode ser desafiadora, acerte sua vida para que você se cuide da melhor maneira possível.

Tome medidas seu bem-estar e criar um estilo de vida saudável.


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo