Remédio para vômito e náuseas: veja dicas e medicamentos para o problema

12608
Remédio para vômito e náuseas: veja dicas e medicamentos

O melhor remédio para vômito e náuseas, nem sempre é aquele comprado na farmácia.

Sabemos, portanto, que o cérebro, não seu estômago, diz ao seu corpo quando vomitar.

Assim, o vômito é muitas vezes o jeito do seu corpo de expurgar uma substância contaminada.

Também é possível sentir-se enjoado, ter ânsia de vomito e não vomitar.

Ao mesmo tempo o vômito pode variar de aspecto, sendo um vômito amarelo (quando está vomitando bile), ou vômito com espuma e até vômito com sangue.

Embora em alguns casos, a náusea desapareça após o vômito.

Seja uma ressaca, enjoo ou algum problema, a maioria dos remédios para vômito é universal, conforme nos diz a Dra. Stacy Sampson [3], especialista em medicina familiar da University College of Osteopathic Medicine. Leia sobre maneiras de parar o vômito e a náusea.

O que fazer para parar de vomitar?

1. Tente respirar profundamente

Respire profundamente inspirando o ar pelo nariz e nos pulmões. Dessa forma, seu abdômen deve se expandir conforme você inspira.

Expire lentamente pela boca ou nariz e relaxe a barriga após cada respiração. Repita isso várias vezes.

Pesquisas mostram, portanto, que respirações profundas e controladas do diafragma ativam o sistema nervoso parassimpático.

Isso ajuda a manter a resposta biológica que causa a doença de movimento sob controle.

A respiração profunda também ajuda a acalmar a ansiedade que pode ocorrer quando você está se sentindo doente.

2. Coma bolachas secas

Bolachas secas como “água e sal” são um remédio comprovado para o enjoo matinal, geralmente marcado por aquele vômito amarelo.

Acredita-se que elas ajudem a absorver os ácidos do estômago.

Para o enjoo matinal, tente comer algumas bolachas por cerca de 15 minutos antes de sair da cama para ajudar a acalmar seu estômago.

Da mesma forma, outros alimentos leves como torradas secas ou arroz branco também são bons para comer enquanto se recuperam de um problema no estômago.

Portanto, se torna um bom remédio para o vômito.

3. Acupressão do punho

A acupressão é um remédio popular da medicina tradicional chinesa. Assim, ele usa pressão para estimular certos pontos no corpo para aliviar os sintomas.

Aplicar pressão no ponto de pressão Neiguan (P-6), um ponto no lado da palma do antebraço próximo ao pulso, pode ajudar a aliviar náuseas e vômitos, ou seja, acaba sendo um bom remédio para vômito.

Para massagear este ponto de pressão:

  1. Coloque três dedos no pulso.
  2. Coloque o polegar sob o dedo indicador.
  3. Esfregue este ponto em um movimento firme e circular por dois a três minutos.
  4. E, por fim, repita no outro pulso.
Remédio para vômito e náuseas
Ponto de pressão de Neiguan: ótimo remédio para vômito e náuseas

4. Beba mais líquidos

Se você está vomitando muito é essencial beber muitos líquidos para ajudar a prevenir a desidratação, mesmo se você vomitar alguns deles de volta.

Saborear os líquidos lentamente. Ao mesmo tempo, beber muito quando seu estômago está perturbado pode causar mais vômito e náuseas.

Fluidos que ajudam a mantê-lo hidratado e podem aliviar a náusea são:

  • Suco de gengibre;
  • Chá de menta;
  • Limonada;
  • Água.

Você também pode chupar “pedras de gelo” para se manter hidratado.

5. Aromaterapia

Aromaterapia pode ajudar a aliviar náuseas e vômitos, embora os estudos sejam mistos em sua eficácia.

De acordo com um estudo publicado na Iranian Red Crescent Medical Journal [2], a inalação de óleo de limão ajuda a reduzir vômito e náuseas relacionados à gravidez.

Para praticar aromaterapia, tente respirar fundo com uma garrafa de óleo essencial aberto ou adicione algumas gotas a uma bola de algodão.

Você também pode adicionar o óleo a um difusor de ambiente. Se você não tiver óleo de limão, então, tente abrir um limão fresco e inalar seu aroma.

Outros aromas que podem aliviar a náusea são:

  • Dente de alho;
  • Lavanda;
  • Camomila;
  • Rosa;
  • Hortelã.

Qual melhor remédio caseiro para vômito?

1. Gengibre

Tente beber uma xícara de chá quente de gengibre quando sentir náuseas ou coma devagar um pedacinho de raiz de gengibre fresco ou gengibre cristalizado.

De acordo com um estudo publicado na Integrative Medicine Insights [1], o gengibre é seguro e eficaz para prevenir e tratar náuseas e vômitos em mulheres grávidas e pessoas em tratamento quimioterápico, ou seja, um excelente remédio para vômito.

  • Como preparar chá de gengibre para vômito:  Colocar uma xícara de chá de água em uma panelinha e levar ao fogo. Quando chegar ao ponto de formar umas bolinhas, porém, antes de levantar fervura, adicionar uma colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas de gengibre. Em seguida, deixar a mistura descansar durante 10 minutos, coar e beber o chá imediatamente. Pode adoçar a gosto com mel adoçante ou açúcar.

Obs: o gengibre não deve ser colocado na água muito quente para não perder as suas propriedades.

2. Erva-doce

As sementes de erva-doce são pensadas para ajudar a acalmar o trato digestivo. Mas, estudos científicos sobre a erva-doce para vômitos estão faltando.

Ainda assim, evidências sugerem que pode valer à pena tomar uma xícara de chá de erva-doce na próxima vez em que ocorrer náusea.

  • Como preparar chá de erva-doce para vômito: Coloque um litro de água para ferver e acrescente três colheres (de sopa) das flores secas de erva doce. Após ferver por cinco minutos e depois deixe o chá descansando por mais cinco minutos. Em seguida, coe e sirva. Beba uma xícara, até três vezes por dia, o que é suficiente para acalmar o estômago.

3. Cravo

É um remédio para vômito e náuseas causados ​​por enjoo. Ao mesmo tempo, contêm Eugenol, um composto pensado para ter habilidades antibacterianas.

Para fazer chá de cravo, adicione uma xícara de água fervente a uma colher de chá ou mais de cravo.

  • Como prepara o chá de cravo para vômito.  Colocar uma xícara de chá de água para ferver até levantar fervura, adicionar uma colher de chá de cravo-da-índia. Em seguida, deixar a mistura descansar durante 10 minutos, coar e , se quiser, pode adoçar a gosto com mel adoçante ou açúcar.

Remédio para vômito e náuseas

Medicamentos sem receita médica para parar de vomitar (antieméticos vendidos sem prescrição) ao mesmo tempo, ajudar a proteger o revestimento do estômago e reduzir o vômito causado por intoxicação alimentar.

Os nomes de remédios para vômito desse tipo são:

  • subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol, bula)
  • salicilato de bismuto monobásico (Peptozil, bula)

Os anti-histamínicos (bloqueadores H1), como o Dramamine (bula), ajudam a parar o vômito causado pelo enjoo.

Eles funcionam, então, bloqueando os receptores de histamina H1 responsáveis ​​por estimular o vômito.

Dessa forma, os efeitos colaterais dos anti-histamínicos podem incluir boca seca, visão turva e retenção urinária.

Remédio para enjoo na gravidez

Nenhuma medicação pode ser indicada para um gestante, a não ser que o médico indique. Mas algumas dicas podem ser essenciais que ajudarem muito nos enjoos das primeiras semanas de gravidez.

As náuseas e os vômitos durante os três primeiros meses de gestação é super normal e indica apenas que as mudanças hormonais estão indo de vento em popa.

As dicas para enganar o enjoo da gravidez são, por exemplo:

  • Não ficar mais que 4-5 horas sem comer, pois isso aumenta a produção de ácidos no estômago;
  • Comer sempre pequenas porções e aumente as vezes que se alimenta ao dia;
  • Evite frituras e prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados;
  • Mastigue devagar e não beba líquidos durante as refeições.

Enjoo de gravidez de manhã

O que é bom para enjoo de gravidez matinal é muito simples. Leve algumas bolachas água e sal para o quarto. Antes de se levantar, coma uma ou duas bolachas de devagar.

Muitas mulheres conseguem melhorar o enjoo matinal com essa técnica.

No café da manhã, opte por bebidas geladas como sucos, chás gelados ao invés de bebidas quentes, como café com leite quente, ou chás quentes, por exemplo.

Nosso vídeo sobre enjoo matinal

Resumo

O vômito e náuseas são sintomas comuns em pessoas na emergência, e pode ser devido a uma variedade de causas. Além de ser aflitivo, pode causar outros problemas tais como desidratação e dor de estômago.

Muitas vezes, o problema pode ser resolvido em casa com hidratação e pequenos truques.

Contudo, se os episódios de vômito forem persistentes e durarem um dia inteiro, busque ajuda médica.

Opinião médica: Dra. Stacy Sampson [3] Artigos médico-científico:  Integrative Medicine Insights [1] Iranian Red Crescent Medical Journal [2]