7 FATOS SOBRE O REI HENRIQUE VIII, O MAIS CÉLEBRE MONARCA DA HISTÓRIA

É do conhecimento de todos que o rei Henrique VIII da Inglaterra foi um personagem e tanto, e possivelmente até o rei mais famoso da história.

Não apenas por ele viver uma vida de excessos durante seu reinado… Talvez, ele seja mais lembrado por decapitar duas de suas esposas e por criar uma Igreja da Inglaterra somente para ter direito ao divórcio.

Fato 1: Henrique VIII era “ruim de cama”

Henrique não apenas governava o reino da Inglaterra, mas também era um homem alto (com mais de um metro e oitenta), esbanjava boa forma, tinha lindos cabelos ruivos e dizem: era muito, muito bonito na juventude!

Além disso, ele era um músico talentoso. Cantava e tocava instrumentos como flauta doce e alaúde.

Mas, dizem as más línguas que o bonitão não era lá essas coisas na cama e que não fazia tanto sucesso com as mulheres na hora H.

Uma especialista da Universidade de Oxford, contou que suas travessuras sexuais não eram tão boas para os padrões de um rei.

Bem, eu não quero fazer fofoca aqui… Mas parece que algumas cartas da época revelaram, nas entrelinhas, que o rei deixava a desejar com as mulheres e acabava muito rápido…

Fato 2: Ele pesou 160 kg depois dos 40 anos

Quando assumiu o trono, Henrique VIII tinha uma altura imponente de 1 metro e 88 centímetros e pensava cerca de 90 kg. Um corpo atlético, por sinal!

Sua saúde foi perfeita até 1524, quando sofreu um acidente de justa e passou a ter vários problemas de saúde que o impedia de se exercitar.

Ele passou a engordar rapidamente. Muitos historiadores acreditam que seu aumento de peso também foi o resultado de um diabetes tipo 2.

Mas o rei era bastante comilão. Ele comia muito e várias vezes ao dia. Dizem que bebia em torno de 33 litros de cerveja por semana. Tudo isso dava em média 5 mil calorias por dia ao rei.

Aos 50 anos de idade ele estava imenso, com quase 1 metro e 90 e pesava quase 150 kg.

Foi preciso criar uma espécie de guindaste para ajudá-lo a subir no cavalo e ainda três servos para colocá-lo e tira-lo da cama.

Fato 3: Henrique VIII era hipocondríaco

Durante seu reinado, Henrique VIII diagnosticou-se com tantas doenças e distúrbios que é difícil enumerar aqui.

Todos os dias ele reclamava estar sofrendo de alguma doença que ia de enxaquecas até insônia e gota.

Sem mencionar um medo intenso da Peste, a vida de Henrique VIII foi gasta lidando ou se esquivando de várias enfermidades.

A teoria dos historiadores é que o rei sofria de diabetes devido aos seus hábitos alimentares desordenados.

No entanto, em 1536, Henrique teve que lidar com um problema de saúde mais sério e realista quando caiu do cavalo durante um torneio e sofreu uma lesão na perna.

Como sua coxa ficou extremamente ferida após o acidente, muitos acreditam que foi essa lesão que levou à sua morte prematura.

Outros acreditam que foi por causa de insuficiência renal e hepática devido à obesidade.

Fato 4: Ele se automedicava o tempo todo

Henrique VIII era conhecido por se automedicar durante tooooda vida.

Sua obsessão por doenças, sintomas e tratamentos era tanta que ele até escreveu seu próprio livro de receitas onde detalhava como tratar feridas crônicas.

Fato 5: O rei era um acumulador

Henrique VIII afogou a Inglaterra em dívidas com seu estilo de vida extravagante e luxuoso

A maior parte disso se deve ao seu intenso desejo de acumular vários objetos.

Relata-se que, na época de sua morte, ele possuía aproximadamente 50 palácios, 6.500 revólveres, 70 navios, 78 flautas, 5 conjuntos de gaitas de foles.

Acredita-se também que o inventário do rei contava com cerca de 20 mil itens.

Fato 6: Ele ficou muito doente no fim da vida

Mesmo com seu comportamento hipocondríaco, Henrique VIII não foi capaz de se proteger inteiramente contra problemas de saúde.

Um estudo feito nas armaduras do rei, indicou que ele tinha uma barriga absurdamente protuberante.

Quando morreu, o rei estava muito pesado e no último ano, talvez não tenha conseguido sequer ficar de pé e andar.

Na verdade, devido aos problemas de saúde, sua última esposa, Catherine Parr, se tornou sua enfermeira. Pela sua bondade em cuidar do rei, ela sobreviveu ao marido com o pescoço intacto, mesmo tendo visões religiosas diferentes.

Fato 7: O sangue pode ser culpa pela falta do herdeiro homem

Em 2011, uma bioarqueóloga inglesa publicou uma teoria de que Henry pertencia a um grupo sanguíneo raro: positivo para o antígeno Kell.

Isso significa que, se o rei engravidasse uma mulher e o bebê herdasse o tal antígeno, a mãe acumularia anticorpos Kell.

Embora essa primeira gravidez provavelmente não fosse afetada, futuros fetos Kell-positivos seriam atacados por esses anticorpos.

O fato das esposas terem sofrido muitos abortos espontâneos e a perda de filhos logo após o nascimento, se encaixa nessa teoria.