Semente de tomate pode mesmo entupir o apêndice e causar apendicite?

Dor da apendicite: comer sementes de tomate causa apendicite

“Minha dúvida é quanto a semente de tomate. É verdade que devemos evitá-la para prevenir apendicite? Me disseram que ela deixa o apêndice inflamado, causando a dor da apendicite.”  (Marcelo)

Marcelo, a apendicite (inflamação do apêndice) é uma doença muito séria e pode levar à morte se a cirurgia de urgência para sua retirada não for feita imediatamente. O apêndice auxilia na defesa do organismo, mas, não faz falta para o funcionamento do corpo humano. É tão pequena a produção de células de defesa, que se o órgão for retirado, não faz muita diferença.

Dizem que um dos piores sintomas de apendicite é a dor. Isso porque, a inflamação provoca uma das piores dores que o ser humano é capaz de suportar. E por isso, muita gente evita comer frutas e legumes com caroços e sementes, como uva, goiaba, tomate, gergelim, pepino e quiabo. Mas ainda existe a dúvida se evitar esses alimentos realmente é uma forma de prevenir uma crise de apendicite. No entanto, segundo o Dr.  Humberto Galizzi, presidente da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, não existe nenhuma comprovação científica de que os caroços provocam apendicite, inclusive as sementes de tomate. Aliás, não há provas que a alimentação possa estar relacionada com a inflamação do apêndice.

Se sementes não causam apendicite, o que causa então?

A apendicite também pode ser causada por um processo agudo obstrutivo. Os pedacinhos de fezes, que chamamos de fecalitos, podem impedir a limpeza fisiológica do muco que reveste as paredes do intestino, inclusive do apêndice. Assim, os fecalitos e o muco podem entupir o apêndice. Ao mesmo tempo, com uma diminuição da circulação sanguínea, haverá a proliferação excessiva de bactérias. Isso, a saber,  provoca a inflamação que faz o apêndice aumentar de tamanho até que não se suporte mais e perfure. O órgão também pode entupir se acontecer de ele girar sobre si mesmo. Da mesma forma, irá cortar o fluxo sanguíneo e impedir limpeza do muco intestinal. É o que popularmente se conhece como ‘nó nas tripas’.

Quando há uma inflamação no apêndice, conforme o tempo passa, a infecção aumenta e cresce também o perigo. Todo o processo é muitíssimo rápido. Para se ter ideia, desde o início da dor até o apêndice perfurar podem se passar cerca de seis horas e as chances de haver complicações são de 35%. A dica é: sentiu dores abdominais que estão se intensificando, causando náuseas e febre? Corre para o hospital.

Resumindo: Pode comer semente de tomate, goiaba, uva, sem problemas. Elas não irão entupir o seu apêndice!

revistavivasaude / revistaencontro