Suco de caixinha faz mal? É melhor que refrigerante?

Suco de caixinha faz mal É melhor que refrigerante
Será que o suco de caixinha faz mal para nossa saúde? É melhor escolhermos esses sucos ou os refrigerantes? Descubra agora!

Será que o suco de caixinha faz mal para a saúde? Na verdade, os sucos de frutas são considerados uma opção mais saudável do que os refrigerantes.

Muitas organizações de saúde emitiram declarações oficiais incentivando as pessoas a reduzirem o consumo de refrigerantes e vários países chegaram a implementar um imposto sobre a bebida.

No entanto, algumas pessoas dizem que o suco não é tão saudável quanto parece e é tão prejudicial à saúde quanto o refrigerante. Mas será que é isso mesmo?

Este artigo examina as evidências científicas mais recentes para comparar suco de frutas e refrigerantes.

Indice de Conteúdo

Suco de caixinha faz mal? E o refrigerante?

Suco de caixinha e refrigerante são ricos em açúcar

A principal opinião de quem discorda dos benefícios dos sucos de caixinha em relação aos refrigerantes, é o teor de açúcar dessas bebidas.

O refrigerante e o suco de frutas 100% contêm cerca de 110 calorias e 20 a 26 gramas de açúcar por xícara (240 ml).

A pesquisa mostra um vínculo entre refrigerantes e um maior risco de doença, como diabetes tipo 2, síndrome metabólica, pressão alta e doenças cardíacas, além de um maior risco de morte prematura.

Devido às semelhanças nos teores de açúcar dos dois tipos de bebidas, algumas pessoas começaram a generalizar os malefícios que as bebidas podem trazer, porém, é improvável que afetem sua saúde da mesma maneira.

Por exemplo, o refrigerante pode trazer problemas de acordo com a dose ingerida, ou seja, quanto mais vezes você bebe, maiores as chances de você ter alguma doença ocasionada pelo consumo, mesmo que as quantidades sejam pequenas.

Por outro lado, beber pequenas quantidades de suco, especificamente menos de 150 ml por dia, pode diminuir o risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Apenas a ingestão mais alta parece prejudicial à sua saúde.

Em resumo, os benefícios com os sucos serão adquiridos em bebidas que se apresentem 100% naturais e não em bebidas açucaradas como os refrigerantes, por exemplo.

Refrigerantes podem fazer mal a saúde independente da dose que você tome, já os sucos de frutas te trarão problemas se a ingestão for em excesso.

Suco de caixinha e refrigerante podem engordar

Suco de frutas e refrigerantes podem fazer com que você ganhe peso.

Isso acontece devido ao alto índice calórico de ambas as bebidas e o baixo teor de fibras, nutriente esse que promove a saciedade e ajuda a reduzir a fome.

Portanto, é improvável que as calorias consumidas com refrigerante ou suco de frutas atinjam um número igual de calorias consumidas de um alimento rico em fibras com a mesma quantidade de açúcar, como um pedaço de fruta.

Além disso, beber suas calorias em vez de comê-las, pode aumentar o risco de ganho de peso.

Os especialistas acreditam que isso acontece porque a maioria das pessoas não se lembra dessas calorias ingeridas e não compensam ingerindo menos calorias de outros alimentos.

Ganho de peso se obtém com excesso de calorias ingeridas, portanto, ingerir pequenas quantidades de bebidas com calorias pode não trazer esse problema para a maioria das pessoas.

Veja nosso vídeo sobre a diferença entre suco, néctar e refresco

Alguns cuidados na hora de escolher o melhor suco de caixinha

Embalagens de plástico e vidro

A respeito das embalagens, é preciso ter cuidado com os transparentes que podem receber luz UV e degradar a qualidade da bebida.

Entretanto, algumas de plástico recebem componentes que filtram a radiação ultravioleta, mas é difícil saber quais são elas.

As bebidas acondicionadas no plástico podem ter mais conservantes

Em geral, esse tipo de recipiente não suporta temperaturas acima de 55ºC, o que inviabiliza o processo que o preenche com produto aquecido.

Um processo que garante a esterilização, o que impede a adição de produtos que garantiriam a qualidade do produto por um tempo maior.

Alguns necessitam de refrigeração

Baixas temperaturas impedem que o produto perca parte do sabor e suas propriedades, garantindo a qualidade por mais tempo.

Isso pode encarecer um pouco o produto, mas essa informação deverá obrigatoriamente constar no rótulo.

Suco de caixinha é mais rico em nutrientes

Como o próprio nome já diz, nutrientes possuem a função de nutrir o corpo e são essenciais para a vida, sendo assim o suco de frutas parece uma melhor opção.

Contra a crença popular, 1/2 xícara (120 ml) de suco de frutas é tão rica na maioria das vitaminas e minerais, incluindo ferro, potássio, magnésio e vitaminas B, quanto a mesma quantidade de frutas frescas.

Por outro lado, você já deve ter se perguntado como os sucos de caixinha podem ficar por tanto tempo armazenados em garrafas, embalagens sem que estraguem.

Na verdade, como esse tempo pode chegar a um ano, parte do sabor e dos nutrientes se perdem, então os produtores precisam adicionar aromatizantes e nutrientes artificialmente para que o sabor de fruta volte.

É importante dizer que alguns nutrientes se degradam com o tempo.

Portanto, o suco espremido na hora provavelmente contém níveis mais altos de vitaminas e minerais do que outras variedades de suco.

Ainda assim, todos os sucos 100% têm níveis mais altos de nutrientes que o refrigerante.

Da mesma forma, o suco de frutas contém compostos vegetais benéficos, como carotenoides, polifenóis e flavonoides, que podem ajudar a neutralizar os radicais livres e reduzir o risco de doença.

Isso pode explicar por que vários tipos de sucos de frutas estão ligados a benefícios para a saúde, que variam de imunidade e função cerebral aprimoradas a menores níveis de inflamação, pressão sanguínea e colesterol LDL (ruim). (1)

No entanto, esses benefícios provavelmente são melhores quando o suco de frutas é consumido em quantidades de até 150 ml por dia.

Suco de frutas e refrigerantes são parecidos em alguns aspectos, mas bem diferentes em outros.

Quando consumidos em grandes quantidades, ambos têm sido associados a um risco aumentado de obesidade e doença, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.


Possuem baixos índices de fibras e alto teor calórico. No entanto, diferentemente do refrigerante, o suco de frutas contém uma variedade de vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos que protegem você de doenças.

Portanto, quando consumido em pequenas quantidades, o suco de frutas continua sendo o vencedor.


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.