O leitor pergunta: É verdade de que esquentar comida no micro-ondas em recipientes plásticos pode fazer mal?

“Fiquei sabendo que cozinhar e esquentar comida no micro-ondas libera uma substância que pode causar câncer e problemas reprodutivos. Fiquei realmente apavorada, pois faço praticamente tudo no micro-ondas usando vasilhas plásticas.” (Ana Rocha)

Ana, quando vimos avisos circulando pelas redes sociais é muito bom ficar atento para não ser enganado. É verdade, tem circulado na internet que aquecer a comida em vasilhas plásticas no forno micro-ondas, liberaria uma substância chamada “dioxina” que poderia causar câncer. Mas não é bem assim!

De fato, uma nota técnica emitida pelo  Instituto Nacional do Câncer, através de sua Coordenação de Prevenção e Vigilância do Câncer admite que a  dioxina é realmente tóxica e que possui sim potencial carcinogênico. As dioxinas são comprovadamente causadoras de câncer em animais e o mesmo efeito parece ocorrer com humanos. O mais grave é que as dioxinas agem como carcinogênicos completos, que não precisam de outros elementos químicos para atuarem no organismo. Elas podem causar tumores e aumentar o risco de todos os tipos de câncer, de acordo com a OMS e o National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), dos EUA.

Os especialistas dizem que a dioxina é um subproduto gerado no processo de fabricação do plástico e que, a princípio, nem a indústria teria como aferir a qualidade da matéria-prima quanto a essa contaminação. Isso porque, no Brasil, somente um laboratório da Petrobras, tem condições  técnicas nesse sentido.

No entanto, de acordo com a Harvard Health Publications, não há motivos para preocupação, pois a ideia de que o plástico contém dioxina não é correta. As dioxinas surgem como produto da queima de lixo, plásticos, metais, madeira e outros materiais. Ou seja, contando que você não queime a comida e o plástico até ficar em chamas, você não estará exposto à dioxina.

sobrevivendo_sem_microondas

Recipientes de vidro forever

Certamente é possível que algumas substâncias utilizadas no processo de fabricação de plásticos possam vazar para o alimento durante o processo de aquecimento, mas não a dioxina. Por isso, o ideal é utilizar apenas recipientes plásticos recomendados para micro-ondas.

Indo mais além, o melhor é colocar o alimento em vasilhas de vidro temperado que suporte o calor. Esse cuidado se aplica também para as bandejas de espuma de comida congelada em que são acondicionadas lasanhas e outras massas, por exemplo.

Fonte: ambientebrasil/webmd/harvard/ecycle  Imagens: receitasdeminuto/