Sua saúde

Dor de barriga e diarreia: médico mostra as principais causas e quando é uma urgência médica

Dor de barriga e diarreia: médico mostra as causas e quando é uma urgência médica

Dor de barriga e diarreia: médico mostra as principais causas e quando é uma urgência médica
5 (100%) 3 votes

Quando a gente fala em dor de barriga parece que é só um problema de saúde simples, daqueles que se resolvem em casa. A saber, a dor de barriga causada pela diarreia, na verdade é uma “dor intestinal”. Assim sendo, há aumento da atividade do trato digestivo e de evacuações. É importante que medicamentos antiespasmódicos não sejam oferecidos, pois pode mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico.

Dr. Athur Frazão, clínico geral e membro do Conselho de medicina a dor de barriga com diarreia, geralmente, é causada por infecções por vírus ou bactérias, mas, também, por outras condições que causam irritação do intestino. Ele enumerou as cinco causas mais comuns para este sintoma.




Infecção intestinal

Os sintomas de infecção intestinal, também chamada de gastroenterite podem surgir de 30 minutos a 3 dias após o consumo do alimento contaminado por vírus, fungos, bactérias, vermes e amebas.

Você vai sentir: a dor de barriga causada por infecção intestinal é acompanhada de diarreia. Portanto, pode apresentar fezes líquidas ou bem moles, enjoo, vômitos e febre baixa. Quando a infecção é causada por vírus (a famosa virose), no geral, cura sozinha em cerca de 3 a 5 dias. No entanto, bactérias do tipo Salmonella e Shigella podem causar infecções mais graves. Neste caso, além da dor, fezes com sangue ou muco, mais de 10 evacuações por dia, febre alta.



Alergia ou intolerância a alimentos

Pessoas alérgica a alguns alimentos como proteína do leite, ovo, glúten ou intolerância à lactose, podem sofrer constantes episódios de dor de barriga com diarreia. Isso acontece porque tais alimentos causam irritação na mucosa intestinal e há uma dificuldade de absorção dos alimentos. Aliás, é muito importante saber o que comer quando está com diarreia, isso é fundamental.

Você vai sentir: A dor de barriga com diarreia virá quase que instantaneamente após a ingestão do alimento do qual você tem alergia ou intolerância. Haverá produção de gases em excesso e enjoo. O sintoma, geralmente, desaparece após 48 horas da ingestão do alimento.



Medicamentos

Algumas pessoas têm respostas intestinais quando fazem uso de medicamentos. Assim, alguns antibióticos, procinéticos, antiinflamatórios e metformina, também são causadores de dor de barriga. Isso porque, tais medicamentos podem acelerar os movimentos intestinais, o que favorece o surgimento da dor e da diarreia.

Você vai sentir: Geralmente, a dor de barriga causada por remédios, não traz outros sintomas a não ser evacuações que melhoram quando o efeito do remédio passa. A dor é bem leve e só surge mesmo antes das evacuações.

Inflamações intestinais

Algumas doenças crônicas podem provocar inflamações severas no intestino. Tais inflamações também podem ser causadas bactérias como Salmonella, vírus ou parasitas; alguns medicamentos como ibuprofeno ou naproxeno; uso de cocaína; radioterapia ou doenças autoimunes, como a Doença de Crohn. Além disso, a Síndrome do Intestino Irritável, também é uma causa frequente de dor de barriga e diarreia.

Você vai sentir:  Além da dor abdominal e da diarreia, você pode ter perda de apetite, apresentar sangue nas fezes, ter náuseas de vômito e dor ao defecar.

Ansiedade e estresse

Muitas pessoas podem ter dor de barriga e diarreia quando sofrem alterações no estado psicológico. Isso acontece porque há um aumento nos níveis de adrenalina e cortisol no sangue, acelerando as atividade intestinais. Esses hormônios também podem diminuir a capacidade de absorção de alimentos no intestino, resultando em dor e diarreia.

Você vai sentir:  A dor de barriga ocorre se você passar por intensa situação de estresse ou medo. Aliás, é uma reação imediata do organismo. No entanto, melhora assim que você se acalmar.

Quando ir ao pronto-socorro por dor de barriga?

  1. Se você tiver uma diarreia que persiste por mais de 5 dias;
  2. Se tiver febre acima de 38,5ºC;
  3. Se as fezes vierem com traços de sangue;
  4. Por fim, se estiver com mais de 10 evacuações por dia.
tuasaude

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo