Mulher

Menstruação borra de café: o que significa corrimento amarronzado?

Menstruação borra de café: o que significa corrimento amarronzado?
4.7 (93.33%) 3 votes

Chamamos de menstruação borra de café, aquele corrimento vaginal marrom que já aconteceu com muitas mulheres. Na verdade, essa secreção de cor escura não é novidade para a maioria das mulheres. Afinal, no início e no fim da menstruação ele pode estar presente. Afinal, o que significa corrimento marrom claro ou escuro?

Apesar de ser algo comum no período menstrual, há outras razões para que a menstruação borra de café aconteça. Em primeiro lugar, menstruação com sangue marrom não é necessariamente uma menstruação. De acordo com Dr. Rafael Botelho, médico do Hospital do Coração (HCor), o que altera a cor do sangue menstrual é o tempo que ele permanece no interior da vagina.

Assim,  o corrimento marrom claro (ou borra de café) significa que há um sangramento de baixa intensidade. Assim sendo, o sangue demorou mais tempo no interior da vagina. Ao ter contato com a mucosa vaginal há uma degradação da cor. Mas enfim, quais são as causas mais prováveis para a menstruação borra de café?

Menstruação borra de café: o que significa corrimento claro

Menstruação borra de café pode ser gravidez, endometriose ou variações hormonais.

Menstruação borra de café pode ser…

…Gravidez: sim, esse é um possível sinal que a mulher possa estar grávida. Isso acontece por causa da nidação. Ou seja, quando o óvulo fecundado se fixa na parede do endométrio, ele faz um buraquinho ali e causa um leve sangramento. Muitas mulheres se quer percebem. Conforme a Dra. Livia Migowski, ginecologista e colunista do site Só Delas(1), toda mulher em idade reprodutiva e com vida sexual ativa, deve fazer um teste de gravidez diante de um corrimento marrom. Neste caso, especialmente, se ela já estiver com atraso menstrual.

… Anticoncepcionais: todas as pílulas de baixa dosagem hormonal. Acontece que os baixos níveis de hormônios podem resultar em um sangramento de escape. Trata-se de um sangramento que vem antes do fim da cartela do anticoncepcional. Normalmente, ele tem justamente essa cor marrom.

… Endometriose: essa doença causa diversas alterações no ciclo menstrual e, entre outras irregularidades, pode diminuir o fluxo. Também pode descer este corrimento marrom claro ou escuro em mulheres que tenham lesão ou mioma no colo do útero.

Devo me preocupar?

Normalmente não é motivo para se preocupar, sobretudo se a menstruação marrom  for pouca. Nem sempre significa um problema e não é preciso se desesperar.  O mais indicado é procurar um médico quando esse quadro acontecer. Somente ele saberá dizer se este sangramento marrom é um problema de saúde ou não!

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 




Topo