Dor na vagina: Veja as causas mais comuns e o que fazer em cada caso

Dor na vagina: O que pode ser? O que fazer? Pode ser doença?

Sentir dor na vagina costuma ser um problema que leva muitas mulheres aos consultórios ginecológicos. Não é para menos, é um sintoma extremamente desconfortável. O que muitas mulheres não sabem é que, em muitos casos, se não for tratada, o que pode ser apenas uma dor, se transforma em algo mais grave. Por isso é importante ter noção das causas e o que fazer em cada uma delas.

Se a dor vaginal é durante a relação, sugerimos também a leitura deste texto que trata exclusivamente sobre a  Dor na relação sexual, pode ser Dispareunia ou Vaginismo. Médicos  falam tudo sobre o assunto. Caso a dor seja persistente durante um dia de atividades comuns, as razões abaixo citadas irão, certamente, ajudar você.

Roupas apertadas

É muito comum que usar roupas apertadas deixe a genitália bastante dolorida. Isso é muito comum em mulheres que usam calcinhas fio dental sintéticas, e também, naquelas que usam jeans apertado o dia todo. O problema é que além da pressão da roupa, a falta de circulação de ar deixa a genitália vulnerável a infecção urinária ou vaginal. Logo, o sintoma são dor e ardência ao urinar.

O que fazer: Sempre que a mulher sentir a vagina dolorida, é uma medida emergencial evitar roupas apertadas e calcinhas de tecido sintético. Você deve ser examinada por um médico. Contudo, até lá, lave a região íntima antes de deitar e durma sem calcinha, se possível. Evite ter relações.

Alergia causam dor na vagina

A alergia é uma das causas mais comuns de genitais doloridos. Isso porque, muitas mulheres são sensíveis a certos produtos de higiene. Os sabonetes (mesmo os íntimos), amaciante usado para lavar as roupas íntimas, absorventes, papel higiênico e até preservativos podem desencadear reações alérgicas na região íntima. Além da dor, toda região ficará inchada, vermelha, com coceira e ardência.

O que fazer: Se perceber esses sintomas em conjunto, é bem possível que sua dor tem origem alérgica. Assim, verifique qual produto desencadeou o processo alérgico. Vá ao ginecologista e, se a alergia for confirmada, ele mesmo indicará um medicamento anti-inflamatório para ajudar na cura. Evite ter relações.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

A maioria das DSTs deixam a genitália bastante dolorida. Então, desconfie também desta causa. As DSTs são causadas por microrganismos – bactérias e fungos, por exemplo –  transmitidos através do contato íntimo desprotegido e quando se tem mais de um parceiro no mesmo período de tempo. Assim, poderão surgir pequenas feridas, vermelhidão, coceira vaginal, corrimento com mau cheiro e dor. Um estudo publicado na revista Cadernos da Saúde Pública [1] que analisou dados de adolescentes, citou as patologias que podem ser transmitidas por meio do ato sexual. Dentre elas foram citadas: sífilis, gonorreia e o HPV. Mais frequentemente, Tricomoníase , herpes simples, hepatite B e o HIV.

O que fazer: Não é motivo para desespero. No entanto, as DSTs jamais devem ser ignoradas. Portanto, ao menor sinal ou desconfiança que você possa estar contaminada, procure um médico com urgência. Ele, decerto, saberá indicar o melhor antibiótico, antifúngico ou antiviral para cada doença.  Assim, isso irá depender do microrganismo causador da doença.

Dor na vagina causada por menstruação

Grande parte das mulheres sentem dor na vagina quando estão prestes a menstruar ou durante a menstruação. É um mecanismo natural do organismo feminino, desencadeado devido a contração da musculatura interna do canal vaginal. Todas as estruturas do útero até as estruturas externas sofrem contração muscular quando a mulher está menstruada.

O que fazer: No geral, a dor na vagina por ocasião da menstruação vem junto com cólicas. Tomando um analgésico para cólicas irá aliviar também essas dores musculares. De acordo com a ginecologista, Dra. Márcia Araújo [2], chá de camomila pode ajudar nesses casos.

Infecção urinária

É comum que infecções urinárias causem a impressão de que tem a vagina dolorida. Muitas mulheres sofrem com esse problema, uma vez que a uretra feminina é curta e a distância entre a vagina e o ânus é pequena, isso ajuda a migração e proliferação de fungos e bactérias. Sempre que há infecção a mulher sentirá muita vontade de ir ao banheiro, mas não consegue eliminar muita urina. Ela terá dor, ardência e coceira na ureta, mas a impressão é que sinta dor na vagina.

O que fazer:  Um urologista ou ginecologista deve ser consultado. Assim, ele indicará o melhor antibiótico para o seu caso. Mantenha a higiene íntima em dia, evite roupas íntimas sintéticas e rendadas. Ao mesmo tempo evite ter relação.

Artigo médico-cientifico: Cadernos da Saúde Pública [1] Opinião médica: Dra. Márcia Araújo [2]