Remédio caseiro para menopausa: 7 receitas fáceis tiro e queda!

7408
Remédio caseiro para menopausa: 7 receitas fáceis tiro e queda

Muitas mulheres buscam um remédio caseiro para menopausa. Na verdade, a maioria delas, sequer entraram na menopausa, mas experimentam os temidos sintomas da perimenopausa. Isso porque, geralmente, os piores sintomas da menopausa se iniciam na perimenopausa. Para quem não sabe, a perimenopausa é aquele período que pode durar alguns anos (não tem duração definida) e que antecede a menopausa. Representa uma transição entre a vida reprodutiva e a vida não reprodutiva da mulher.

A Dra. Suzanne Falck[1], especialista em medicina de família da Chicago College of Medicine, explicou que a perimenopausa é a transição natural do seu corpo para produzir menos estrogênio. Assim, como os ovários produzem menos desse hormônio, a menstruação fica irregular. Então, é comum a mulheres começam a “pular ciclos menstruais”. Até que chega o tempo em que fica um ano sem menstruar, sendo considerada, pelos médicos, “oficialmente” na menopausa. Então, sem estrogênio, os períodos se tornam irregulares.

De acordo com estudo publicado no Caderno de Saúde Pública [2],  a média de idade da chegada da menopausa natural é  de 51,2 anos.  Contudo, os autores relataram ter analisado dados em que a  idade mínima de ocorrência da menopausa natural foi de 28 anos e a máxima de 58.

A transição menstrual é marcada pelo ajuste hormonal. Isso, decerto, traz sintomas difíceis de conviver como a secura vaginal, ondas de calor e dificuldade para dormir. Além disso, há perda do desejo sexual e queda na velocidade metabólica. Os médicos costumam receitar a reposição hormonal para essa fase. Contudo,  muitas mulheres preferem aprender remédios caseiros para menopausa ou perimenopausa.

Remédio caseiro para menopausa

1- ginseng

A raiz de ginseng moída pode ser consumida como chá ou tomada em forma de cápsula. As cápsulas estão à venda na maioria das farmácias, em alguns supermercados e on-line. O ginseng tem sido usado como sedativo em países asiáticos há séculos. Um estudo publicado na Revista Natureza [3], revelou poder como tônico geral, regulador das desordens menstruais e dos sintomas da menopausa. Seus principais componentes são esteroides, ligustilide, flavonoides, frutose e ácido linoleico. Apresenta ação hormonal através da ocupação de receptores hormonais, diminuindo a tensão pré-menstrual, os fogachos, as cólicas menstruais e a hipermenorreia. Assim, o ginseng pode ser um ótimo ingrediente um para chá para menopausa.

2- Erva-de-são-cristóvão

Conhecida na América do Norte como Black Cohosh (Cimicifuga racemosa), a  erva-de-são-cristóvão é um dos remédios naturais mais populares contra os sintomas da menopausa. Um estudo publicado na Database of Abstracts of Reviews Effects [4] concluiu que concluiu que a  erva-de-são-cristóvão pode reduzir os sintomas vasomotores associados à menopausa.  Outro estudo publicado na Ginekologia Polska [5] sugeriu que  essa erva tem substâncias com atividade seletiva do modulador do receptor de estrogênio (SERM) e que pode reduzir significativamente a frequência ou a gravidade das ondas de calor.

3- Soja

Incluir mais produtos de soja na dieta pode ser um ótimo remédio caseiro para menopausa. A soja contém isoflavonas, um estrogênio à base de plantas. Por isso, a soja pode ajudar o corpo a se adaptar às menores quantidades de estrogênio, comum na menopausa. Ondas de calor, suores noturnos e até secura vaginal podem sofrer melhora significativa. Carne de soja, tofu e leite de soja são as formas mais diretas de incorporar mais soja em sua dieta. Ao mesmo tempo, é possível comprar extrato de soja em lojas de produtos naturais.

4- Vitamina D

Quando os ovários param de produzir estrogênio, a mulher passa a correr maior risco de desenvolver osteoporose. Dessa forma, tomar um suplemento de vitamina D pode não melhorar as ondas de calor ou a secura vaginal, mas ajudará a fortalecer os ossos. A vitamina D também pode impulsionar o seu humor, o que pode ajudar a estabilizar as emoções.

5- Inhame selvagem

O inhame selvagem (Dioscorea villosa) é um excelente remédio caseiro para menopausa. Essa erva tem, sobretudo, grande potencial na atividade estrogênica do organismo. Isso significa, portanto, que suplementos de inhame selvagem podem imitar os efeitos do estrogênio no corpo da mulher. Um estudo publicado na revista Climacteric [6], indicam que o inhame selvagem é tão eficaz quanto remédios comprados em farmácia para reposição de estrogênio. O extrato do inhame selvagem, a saber, contém saponinas esteroidais, incluindo a diosgenina, que tem sido reivindicada como influenciadora da esteroidogénese endógena. É possível comprar suplementos em forma de creme para aplicar na pele, ou tomar pílulas.

6- Praticar yoga

A prática de exercícios físicos nunca fará mal. Mas, a Yoga tornou-se uma prática popular para as mulheres. Ela funciona, sobretudo para as que sofrem de insônia, alterações de humor e ondas de calor comuns na menopausa. Assim, a prática de Yoga ajuda a dormir melhor e leva a estabilidade do humor durante a perimenopausa. Praticar Yoga, pode, sobretudo, funcionar como um remédio caseiro para menopausa altamente recomendado. Aprender Yoga, seja na academia ou nos tutoriais da internet também pode melhorar a atenção e restaurar um sentimento de paz na vida cotidiana.

7- Angélica

O estudo publicado na Revista Natureza [3], mostrou que a Angélica (Angelica sinensis)  pode ser usada como um tônico geral, regulador das desordens menstruais e nos sintomas do climatério. Seus principais componentes são esteroides, ligustilide, flavonoides, frutose e ácido linoléico. Apresenta ação hormonal através da ocupação de receptores hormonais, diminuindo a tensão pré-menstrual, os fogachos, as cólicas menstruais e a hipermenorréia. Alguns adeptos à medicina natural sugerem o uso da angélica também como chá para infecção urinária.

Artigos médico-científicos: Caderno de Saúde Pública [2] Natureza [3]DARE [4] Ginekologia Polska [5] Climacteric [6]