Dor no ombro: Quais as causas? Pode ser algo grave?

Dor no ombro: Quais as causas? Pode ser algo grave?

A dor no ombro não costuma ser rara. Isso porque, o ombro tem uma ampla e versátil amplitude de movimento. Então, quando algo não vai bem na região é comum causar dificuldade de movimento. Isso porque, essa é a articulação que permite mais movimento no nosso corpo. É natural que um problema relacionado a qualquer uma das peças envolvidas nessa articulação cause dor e desconforto. A má notícia é que pode ser algo grave, como sinais de infarto, por exemplo.

O que causa dor no ombro?

Tendinite do manguito rotador: também conhecido como síndrome do impacto. Ocorre quando os tendões e músculos que ajudam a mover a articulação do ombro está inflamada ou irritada. Ocorre comumente em pessoas que praticam esportes que exigem muito do braço. Tendinite do Manguito rotador também é chamado de

Lesão no pescoço ou bíceps: Às vezes, a dor no ombro é o resultado de uma lesão em outro local do corpo, geralmente no pescoço ou no bíceps. Essa é a conhecida “dor referida”, que é quando  a dor é sentida numa área de superfície distante do órgão estimulado. A dor referida geralmente não piora quando você movimenta o ombro.

Síndrome do ombro congelado: Também conhecida como capsulite adesiva. Trata-se de uma inflamação crônica da articulação do ombro causando dor e intensa dificuldade de movimentar os braços. Assim, a pessoa sente como se o ombro estivesse realmente congelado.

Bursite: Essa é uma inflamação da bolsa sinovial. Essa bolsa, a saber, é uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso. Tem função de amortecimento e, ao mesmo tempo, ajuda no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A ocorrência de bursite é mais comum nos ombros, cotovelos e quadril.

Entorses e distensões musculares:  Uma entorse ocorre quando um ou mais dos seus ligamentos tenham sido esticados, torcidos ou rasgados, geralmente como resultado de força excessiva, sendo aplicada a uma articulação. Ao mesmo tempo, as distensões acontecem quando há um rompimento parcial ou completo de fibras ou feixes musculares. Este, decerto é o resultado de um esforço extremo realizado pelo músculo do ombro, no caso.

Luxação: É o deslocamento de um ou mais ossos da articulação. Em termos médicos, é definida como perda do contato articular. Mas, popularmente, podemos dizer que os ossos saíram do lugar. A luxação, decerto, causa uma dor muito intensa, sobretudo, quando ocorre no ombro.

Ataque cardíaco: Em algumas pessoas, sentir dor no ombro, pode ser sinal de infarto. A dor, acontecerá no ombro esquerdo e pode irradiar para as costas e mandíbula. Aliás, essa relação foi tema de um estudo publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine [1], onde  os autores constataram que pessoas indivíduos que sofrem com problemas no ombro têm um risco aumentado para doença cardíaca. Eles disseram que problemas nos músculos ou tendões do ombro, podem ser sinal de que há algo errado com o coração.

Artrite reumatoide: Essa, é uma doença crônica autoimune sistêmica. Assim, é caracterizada pela inflamação frequente das articulações, que pode provocar deformidades nas juntas. Normalmente, quando causa desconforto no ombro, já passa por dores e sintomas, também, em outras partes do corpo, afinal a artrite pode causar dor no corpo todo.

Quando devo considerar urgência?

Se a  dor no ombro for súbita e não estiver relacionada a uma lesão, vá ao pronto-socorro imediatamente. Pode ser um dos sintomas de infarto. Ao mesmo tempo, pode sentir dificuldade para respirar, aperto no peito, tontura , sudorese excessiva e dor no pescoço ou na mandíbula.

Deve também ir ao pronto-socorro em caso de lesões como fraturas e ferimentos com exposição de tecido. Além disso, você deve entrar em contato com seu médico se tiver febre, incapacidade de mover o ombro, hematomas que não somem. Ao mesmo tempo, se tiver calor e sensibilidade ao redor da articulação, ou dor que persista além de alguns dias de tratamento em casa.

Como a causa é diagnosticada?

Buscar ajuda médica para resolver a dor no ombro, é a melhor decisão. Somente um médico dará certeza do motivo da sua dor no ombro. Ele, então, fará um exame físico onde sentirá o local e observará inchaço. Avaliará, decerto, a amplitude do movimento. Ao mesmo tempo, pedirá alguns exames de imagem como raio X ou ressonância magnética . De qualquer forma, esteja pronto para responder as seguintes perguntas:

  • A dor é em um ombro ou em ambos?
  • Essa dor começou de repente? Se sim, o que você estava fazendo?
  • A dor se move para outras áreas do seu corpo?
  • Você consegue identificar a área da dor?
  • Dói quando você não está se mexendo?
  • É uma dor aguda ou um incômodo?
  • O ombro ficou vermelho, quente ou inchado?
  • A dor te deixa dormir?
  • O que a melhora e o que piora?

Tratamentos para a dor no ombro

O tratamento dependerá da causa e gravidade da dor no ombro. Algumas opções de tratamento incluem fisioterapia, imobilizador de ombro e, até cirurgia. Contudo, dependendo da causa, o médico poderá prescrever medicamentos, como medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) ou corticosteroides. Em alguns casos os corticoides podem ser injetados direto no ombro, pelo próprio médico.

No entanto, alguns casos, podem ser resolvidos em casa. Usar uma compressa gelada no ombro por 15 a 20 minutos três ou quatro vezes por dia, por exemplo, ajudar a reduzir a dor. Uma vez que, o gelo, é comprovadamente, um anti-inflamatório e analgésico natural, em certas ocasiões. Outra boa saída são aqueles curativos adesivos elásticos que possuem ação anti-inflamatória, por exemplo.

O repouso em caso de dor no ombro, é essencial. Mesmo tendo sido medicado corretamente pelo médico é prudente manter o ombro o mais descansado possível. Assim, coloque limite nas atividades normais e ative qualquer movimento brusco.

Como prevenir dores no ombro?

De acordo com Dr.  William A. Morrison[2], cirurgião ortopédico da University of Mississippi , exercícios simples no ombro podem ajudar a alongar e fortalecer os músculos e os tendões do manguito rotador . Um fisioterapeuta ajudar a montar uma série segura e ensinar como se faz corretamente. Quem já teve problemas anteriores com os ombros, usar gelo por 15 minutos após o exercício pode evitar futuras lesões.

Se o problema da dor no ombro foi um surto de bursite ou tendinite, realizar exercícios simples e controlados de amplitude de movimento todos os dias pode impedir a Síndrome do ombro congelado. Estes exercícios devem ser orientados por um fisioterapeuta.

Opinião médica: Dr.  William A. Morrison[2] Artigos médico-científicos: Journal of Occupational and Environmental Medicine [1]