Dor nas costas ao respirar: o que pode ser?

6644
dor nas costas ao respirar

Sentir dor nas costas ao respirar pode indicar diversos problemas. Afinal, é comum que as costas se tornem vulneráveis, pois são responsáveis ​​por dobrar, torcer e erguer. Os médicos consideram que a dor nas costas é crônica quando dura mais de três meses. A dor nas costas ao respirar vem, muitas vezes, acompanhada de dificuldade em respirar e falta de ar.

De acordo com o Dr. Graham Rogers [1], especialista em medicina interna hospitalar no Laurelwood Transitional Care Hospital, há pelo 10 condições médicas que causam dor nas costas ao respirar.

Dor nas costas ao respirar: 10 condições médicas

Origem muscular

É comum que ao carregar peso ou fazer exercícios de forma incorreta os músculos do nosso corpo sofram lesões. Então, nas costas é igual. A dor de origem muscular pode ser devido a um mau jeito, causada até mesmo por postura inadequada e uma má posição durante o sono.

Lesão nas costelas

Quando a dor aparece somente ao respirar, é comum que se trate de uma lesão nas costelas. Por isso, é importante relembrar se há pouco tempo não sofreu alguma pancada na região do tórax. Essa dor, a saber, vem quando o pulmão infla pedindo a expansão das costelas. Assim, quando há lesão no local, o simples fato de respirar provoca dor nas costas.

Crise de ansiedade

As pessoas com ansiedade sofrem diversos sintomas aleatórios. Contudo, muitos pacientes reclamam constantemente de dor nas costas ao respirar e falta de ar. Isso acontece, porque em muitas pessoas sofrem um enrijecimento da musculatura em diversas partes do corpo, inclusive nas costas. Assim, durante um ataque de pânico, por exemplo, este sintoma é bastante recorrente. Além das dores nas costas ao respirar, os sintomas de ansiedade incluem:

  • nervosismo, inquietação ou tensão
  • sentimentos de perigo eminente, pânico ou medo
  • coração acelerado taquicardia
  • hiperventilação (respiração ofegante)
  • sudorese intensa (suor em excesso)
  • tremor ou espasmos musculares
  • Enrijecimento e dor nas articulações e dos músculos
  • Entre outros.

Pneumonia

É uma inflamação dos alvéolos pulmonares, com ou sem infecção. A infecção acontece, a saber, por ação de vírus, fungos, protozoários ou bactérias. Contudo, as infecções mais comuns dos alvéolos são causadas por Streptococcus pneumoniae, também conhecidas como pneumococos. Sintomas: Além da dor nas costas ao respirar, a pessoa pode ter tosse com muco, febre e calafrios, falta de ar, dor no peito, vômito e náuseas e, por fim, pele úmida e cansaço.

Obesidade

A dor nas costas ao respirar é um dos sintomas que ocorrem em decorrência do peso corporal em excesso. Entende-se como obesidade quando um IMC é de 30 ou mais.  Um estudo publicado no periódico Arthritis & Rheumatism ajuda a comprovar essa relação. Os autores dizem que adultos que estão acima do peso ou com obesidade são significantemente mais propensos a sofrerem com degeneração do disco intervertebral da coluna lombar do que aqueles com peso normal. A pessoa passará a sentir dor nas costas, que pioram quando se respira fundo.

Doença arterial coronariana

O problema ocorre quando o fluxo sanguíneo fica prejudicado nas artérias que fornecem sangue ao coração. A causa mais comum dessa doença, decerto, é a lesão vascular com acúmulo de placas de colesterol nas artérias, conhecida como aterosclerose. Além de sentir dor nas costas ao respirar, a pessoa pode ter dor no peito, dor nos braços e ombros, falta de ar, sudorese e tontura.

Ataque cardíaco

Este, é também um sintoma de ataque cardíaco. O infarto, a saber, ocorre quando o suprimento de sangue que normalmente nutre o coração com oxigênio é interrompido e o músculo cardíaco começa a morrer. É comum que as pessoas sintam dor nas costas ao respirar quando estão tendo um ataque cardíaco. Ao mesmo tempo, uma dor leve, mas desconfortável no peito e ainda falta de ar. Depois, os sintomas se agravam, com dor no braço, náuseas, vômitos, tontura e outros.

Cifose ou escoliose

Essas duas condições médicas que afetam a coluna também podem causar dor nas costas ao respirar. A cifose, a saber, também conhecida como corcunda, ocorre quando na parte superior das costas, a coluna apresenta uma curvatura excessiva. Ao mesmo tempo, na escoliose, a coluna está curvada de um lado para o outro ou em um formato “S” ou “C”.

Câncer de pulmão

Os pacientes de câncer de pulmão, reclamam muitas vezes de dores nas costas ao respirar. Os sintomas iniciais imitam um resfriado ou outras condições comuns. Portanto, a maioria das pessoas não procura atendimento médico imediatamente. Por isso, é sempre bom ficar atento.

Dissecção da aorta

Dissecção aórtica é uma ruptura na parede interna da aorta, a maior artéria do corpo. Este rasgo permite que o sangue circule entre as camadas da parede da aorta, podendo romper a parede externa, obstruir outras artérias ou impedir o coração de bater. Por isso, a dissecção da aorta é uma emergência médica. Ao mesmo tempo, pode por consequência levar à morte rapidamente, mesmo com um tratamento adequado. Além da dor nas costas ao respirar a pessoa pode ter os seguintes sintomas:

  • Dor no peito repentina que pode irradiar para as costas
  • Falta de ar
  • Pulso mais fraco em um braço do que o outro
  • Dor no pescoço, mandíbula ou abdômen
  • Paralisia ou fraqueza em um lado do corpo, dificuldade para falar ou perda de visão
  • Formigamento, dormência ou dor nos dedos
  • E, por fim, perda de consciência
Opinião médica: Dr. Graham Rogers [1]