Coração acelerado, taquicardia e falta de ar: O que pode ser?

9089
Coração acelerado, taquicardia e falta de ar: O que pode ser?

Sentir o coração acelerado ou taquicardia é muito incômodo e agonizante. A taquicardia é determinada quando há um aumento na frequência cardíaca acima dos 100 batimentos por minuto. De acordo com a Dra. Ana Luiza [1], cardiologista da Universidade Federal de Pernambuco, o coração acelerado pode estar relacionada a diversas doenças. No entanto, situações comuns do cotidiano podem acelerar o coração, como um susto por exemplo. Algumas pessoas, ao mesmo tempo, podem acordar com falta de ar. Mas, e se com a taquicardia, vier a falta de ar, o que pode ser?

Normalmente, os ritmos cardíacos anormais, com mais de 100 batidas por minuto que vem das câmaras superiores do coração são chamadas de taquicardia supraventriculares. Eles podem ocorrer em corações saudáveis e em pessoas com problemas cardíacos. Na maioria das pessoas, a taquicardia supraventricular são eventos aleatórios que não são disparados por exercício físico.

Normalmente, quando sentimos coração acelerado, sentimos ao mesmo tempo falta de ar. Aliás, a dificuldade de respirar fundo é um dos sintomas de de taquicardia. Assim, se você sente o coração acelerado, provavelmente, sentirá também falta de ar, além de tontura e enjoo. Todos esses sintomas acontecem mesmo por causa do aumento da frequência cardíaca.  Relacionamos aqui as causas mais comuns que desencadeiam taquicardia, e, consequentemente, falta de ar nas pessoas.

O que pode ser coração acelerado?

1. Exercício físico intenso

O limite do corpo para uma carga de exercício físico varia de pessoa a pessoa. Enquanto algumas conseguem correr por 30-40 minutos sem grandes esforços, outros podem ter falta de ar durante uma caminhada de 10 minutos. Isso acontece por causa do condicionamento físico. Assim, as pessoas sedentárias, não tem um coração acostumado a fazer uma caminhada de 30 minutos sem se cansar demais. Na verdade, todo aparato respiratório e cardíaco não está acostumado a trabalhar e quando o esforço chega ao limite, o coração acelera levando a falta de ar. Por isso, mesmo quando uma pessoa subiu alguns degraus de escada e sente palpitações e falta de ar, é somente o corpo reclamando de um trabalho que não está acostumado.

2. Hipoglicemia

Sim, a falta de glicose no sangue pode causar coração acelerado. O glucagon, é justamente o hormônio responsável pela adrenalina, assim quando ele está em alta, é comum a aceleração do coração e falta de ar. É claro, todos os outros sintomas citados acima. Um estudo com 100 pacientes hipoglicêmicos publicado na Revista Brasileira de Medicina [3] também relatou como sintomas de hipoglicemia o zumbido no ouvido, surdez momentânea e vertigem. É importante manter sempre os exames de sangue em dia. Quando a hipoglicemia é causada pelos hormônios de contrarregulação (glucagon) os sintomas são:

  • tremores,
  • tonturas,
  • palidez,
  • suor frio,
  • nervosismo,
  • palpitações,
  • coração acelerado,
  • náuseas,
  • e, por fim, vômitos e fome.

3. Arritmia cardíaca

Arritmia ou palpitação é um distúrbio do ritmo cardíaco, que provoca a sensação de que o coração deixou de dar uma batida. Esse mecanismo ocasiona a “batida dupla” característica do coração. Pessoas saudáveis podem ter essas palpitações, mas o ritmo cardíaco também se restabelece rapidamente. No entanto, às vezes as arritmias se instalam por um período maior de tempo. O coração pode bater muito lento (bradicardia), ou muito rápido (taquicardia).

De acordo com Dr. Drauzio Varela [2], quando ocorre a segunda opção, geralmente a pessoa sente falta de ar. É preciso estar realmente atento a uma arritmia, pois quando ela vem com taquicardia, o ritmo cardíaco acelerado tornar-se constante, pode conduzir à falência cardíaca congestiva. Assim, as arritmias graves, muitas vezes, ocorrem por causa de infartos do miocárdio.

4. Ansiedade ou  pânico

Crises de ansiedade seguidas de ataques de pânico, ou não, causam o que os médicos chamam de hiperventilação. Isso, decerto, causará dormência nas pontas dos dedos das duas mãos, e em volta da sua boca, o que deixa a pessoa mais ansiosa e com medo. Assim, a hiperventilação aumenta a frequência cardíaca, deixando o coração acelerado, e consequentemente, falta de ar.

Mas atenção! O ataque de pânico e de ansiedade, raramente causa desmaio. Além disso, o ritmo cardíaco, apesar de acelerado, não é irregular. Se isso acontecer, o que você pensa ser uma crise de ansiedade, pode ser na verdade um problema cardíaco.

Outras causas para coração acelerado ou taquicardia

O coração fica acelerado quando há uma perturbação dos impulsos elétricos normais que controlam a taxa de ação de bombeamento do coração. Além das causas acima citadas, outras também podem contribuir para problemas com o sistema elétrico do coração, como por exemplo:

  • Anemia
  • Estresse repentino, como medo
  • Pressão arterial alta ou baixa
  • Fumar
  • Febre
  • Beber muito álcool ou bebidas com cafeína
  • Efeitos colaterais de medicação
  • Abuso de drogas recreativas, como cocaína
  • Desequilíbrio de eletrólitos, substâncias relacionadas a minerais necessárias para a condução de impulsos elétricos
  • Por fim, hipertireoidismo

 

Artigo médico-científico: Revista Brasileira de Medicina [3]  Médicos: Dra. Ana Luiza [1], Dr. Drauzio Varela [2]