Dor nas juntas: Veja as doenças que deixam as articulações doloridas

3062
Dor nas juntas: Doenças que causam dores nas articulações

A dor nas juntas ou dor nas articulações é um dos problemas mais incômodos que o ser humano pode passar. As articulações são as partes do corpo onde os ossos se encontram. Assim, elas permitem que os ossos do seu esqueleto se movam. As famosas juntas incluem: ombros, “ancas”, cotovelos, joelhos. Dor nas articulações refere-se a desconforto ou incômodo em qualquer articulação, causando até dor no corpo todo. Assim, pode atingir e causar dor no joelho, dor no pulso, dor nas costas e outros. Por isso, dor nas juntas é uma queixa comum.

Normalmente não requer uma visita ao hospital. Às vezes, a dor nas juntas é o resultado de uma doença ou lesão. A artrite também é uma causa comum de dor nas juntas. No entanto, também pode ser devido a outras condições ou fatores, segundo o Dr. William A. Morrison [1], cirurgião ortopédico da University of Mississipi.

O que causa dor nas juntas?

Artrite

Uma das causas mais comuns de dor nas articulações é a artrite. As duas principais formas de artrite são Osteoartrite (OA) e Artrite Reumatoide (AR). De acordo com um estudo apresentado nos Seminars in Arthritis and Rheumatism [2], a osteoartrite é mais comum em adultos com mais de 40 anos. Ela progride lentamente e tende a afetar articulações comumente usadas como: pulsos, mãos, ancas, joelhos. Dor nas juntas devido a OA resulta de uma quebra da cartilagem que serve como amortecedor para as articulações.

A segunda forma de artrite é Artrite Reumatoide. Segundo a Fundação Arthritis, a AR afeta cerca de 1 milhão e meio de americanos e mais de 150 mil novos casos por ano no Brasil. É mais comum afetar mulheres do que homens. Pode deformar e debilitar as articulações ao longo do tempo. Da mesma forma a doença causa dor, inflamação e acúmulo de líquido nas articulações, à medida que o sistema imunológico do corpo ataca a membrana que reveste as articulações.

Outras Causas

A dor nas juntas pode ser causada por: bursite ou inflamação das almofadas de amortecimento em torno das articulações, lúpus e gota. Ao mesmo tempo, certas doenças infecciosas, como caxumba, gripe e hepatite, condromalácia da patela ou uma quebra da cartilagem na rótula, uma lesão, tendinite ou inflamação do tendão. Além disso, uma infecção do osso, uso excessivo de uma articulação, Câncer, fibromialgia, osteoporose, sarcoidose, raquitismo, entre outras. Contudo, a causa mais comum, é a artrite.

Quais os sintomas de problemas nas juntas?

Em alguns casos, a dor nas juntas exigirá que você consulte um médico. Assim, você deve marcar uma consulta se não souber a causa da dor nas articulações e tiver outros sintomas inexplicáveis. Ao mesmo tempo, deve consultar um médico se a área ao redor da articulação estiver inchada, vermelha, sensível ou quente ao toque, se a dor persistir por três dias ou mais ou se você tiver febre. Mas, mas nenhum outro sinal de gripe. Vá ao pronto-socorro se ocorrer alguma das seguintes situações:

  • Você sofreu uma lesão grave;
  • A articulação parece deformada;
  • Inchaço da articulação ocorre de repente;
  • A articulação é completamente imóvel;
  • e por fim, se tiver dores insuportáveis nas articulações.

Como a dor nas juntas é diagnosticada?

Seu médico provavelmente fará um exame físico. Ao mesmo tempo, fará uma série de perguntas sobre sua dor nas articulações. Isso pode ajudar a diminuir as possíveis causas. A radiografia das articulações, decerto, pode ser necessária para identificar danos nas articulações relacionadas à artrite. Se o seu médico suspeitar que exista outra causa, pode sugerir um exame de sangue para avaliar certos distúrbios autoimunes, por exemplo. Da mesma forma, pode realizar um teste de taxa de sedimentação para medir o nível de inflamação no corpo ou um hemograma completo.

Como a dor nas juntas é tratada?

Tratamento em casa: Os médicos consideram a OA e a AR como condições crônicas. Nada pode eliminar a dor nas articulações associada à artrite ou impedi-la de retornar. No entanto, existem maneiras de gerenciar a dor:

  • Usar analgésicos tópicos ou tomar anti-inflamatórios não-esteroides para reduzir a dor, o inchaço e a inflamação.
  • Mantenha-se fisicamente ativo e siga um programa de exercícios com foco em exercícios moderados.
  • Alongar antes do exercício para manter uma boa amplitude de movimento nas articulações.
  • Mantenha seu peso corporal dentro de uma faixa saudável. Isso diminuirá o estresse nas articulações.
  • Se a sua dor não for causada por artrite, você pode tentar tomar um medicamento anti-inflamatório sem receita médica, fazer uma massagem, tomar um banho quente, alongar-se com frequência e, por fim, descansar adequadamente.

Tratamento médico: Suas opções de tratamento dependerão da causa da dor. Às vezes, seu médico precisará extrair fluido acumulado na área da articulação. Eles também podem recomendar cirurgia para substituir a articulação. Outros métodos de tratamento não cirúrgico podem incluir mudanças no estilo de vida ou medicamentos que podem potencialmente causar a sua remissão. No caso da Artrite Reumatoide, o seu médico abordará primeiro a inflamação. Uma vez que a AR entra em remissão, seu tratamento médico se concentrará em manter estável sua condição, de modo que você evite as crises.

Opinião médica: Dr. William A. Morrison [1]  Seminars in Arthritis and Rheumatism[2]