Alimentos que soltam o intestino: veja a lista de alimentos contra prisão de ventre

O cardápio que inclui alimentos que soltam o intestino é uma das maiores preocupações da dieta alimentar humana.

Sabe-se que vários alimentos podem ser absorvidos, metabolizados e eliminados de forma rápida no nosso organismo.

Sendo assim, é fundamental o conhecimento sobre esses alimentos e a importância que possuem no controle intestinal.

A prisão de ventre ou intestino preso, como é comumente conhecida a constipação, consiste no desconforto intestinal causado por uma alimentação incorreta e prejudicial ao funcionamento do intestino.

Isso acarreta na dificuldade de evacuar, formando fezes endurecidas que causam dor e ainda necessitam de esforço para a sua eliminação.

Estima-se que cerca de 30% da população sofre com a prisão de ventre.

Este índice é predominante entre as mulheres [1].

Normalmente o quadro típico da constipação é identificado quando as evacuações ocorrem menos que três vezes por semana.

A constipação funcional, o estado clínico agudo e crônico envolvem definições e classificações mensuradas pela Associação Gastroenterologia [2].

No entanto, conhecer os alimentos que soltam o intestino rapidamente e que ainda contribuem para uma dieta equilibrada e saudável é primordial para uma boa regulação intestinal.

O que causa prisão de ventre?

A prisão de ventre é causada, principalmente, por uma dieta pobre em alimentos que soltam o intestino.

Esses alimentos geralmente possuem baixa quantidade de fibras.

Uma alimentação incorreta e o baixo consumo de líquidos podem levar à constipação.

Outros fatores que também estão relacionados a causa do intestino preso, incluem a predisposição genética, os hábitos e os fatores biológicos do indivíduo.

Distúrbios no equilíbrio hormonal e efeitos colaterais de alguns medicamentos também estão associados a causa da prisão de ventre.

Os antidepressivos, por exemplo, podem desacelerar a musculatura do intestino.

Pesquisas demonstraram que um menor nível socioeconômico, residência rural, clima frio e menor escolaridade podem ter influência no desenvolvimento da constipação.

A ausência da educação dos pais e até mesmo de um maior controle alimentar dos filhos e a falta de atividades físicas, desestimulam os movimentos peristálticos do intestino.

O abuso físico e sexual, ansiedade, estresse e doenças como a depressão, retardam o trânsito intestinal [3, 4].

Nas mulheres, as condições fisiológicas como a produção dos hormônios sexuais, influenciam no funcionamento do intestino levando ao quadro clínico de constipação.

Alimentos que soltam o intestino

É muito comum as pessoas que possuem intestino preso recorrerem a medicamentos laxantes como forma de alívio rápido.

A aquisição desses medicamentos geralmente ocorre sem prescrição médica e nem sempre funciona.

No entanto, vários alimentos que soltam o intestino, ricos em fibras, podem ser incluídos na dieta alimentar de modo natural.

Uma alimentação adequada e a ingestão de líquidos é muito importante para a saúde intestinal. Vários alimentos para soltar intestino preso podem ser incluídos na dieta.

Beba mais líquidos

Os líquidos são fundamentais para a hidratação do corpo e constituição do bolo fecal.

A ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, caso não haja contraindicação médica, sucos, chás e água de coco auxiliam na eliminação das fezes e melhora a regulação intestinal.

Os alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais são importantes para o controle adequado da motilidade intestinal.

Uma dieta rica em alimentos que soltam o intestino rápido é fundamental para evitar um estado de constipação, além de prevenir contra várias doenças.

Vários estudos já indicaram que uma dieta rica em fibras pode aumentar o peso das fezes, diminuir o tempo de trânsito do cólon e auxiliar na regulação do intestino [5, 6, 7].

Coma mais leguminosas

As leguminosas são alimentos que soltam o intestino, favorecendo seu bom funcionamento, tendo como exemplos:

  • Abobrinha: contém carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e fibras.
  • Beterraba: contém vitaminas C e do Complexo B, cálcio e fósforo. O suco da beterraba possui efeito laxante.
  • Vagem: contém ferro, sódio, fósforo, cálcio, fibras, vitaminas A, C e do complexo B e estimula as funções do intestino.
  • Feijão: contém proteínas, ferro, fósforo, cálcio, fibras e vitaminas do complexo B, auxiliando na regulação do trânsito intestinal.

Coma mais verduras

Assim como os legumes, as verduras são alimentos que soltam o intestino e são ricas em fibras, sendo elas:

  • Alface: fonte de vitaminas A, C e do Complexo B, cálcio, ferro e fósforo.
  • Couve: rica em ferro, cálcio, fósforo, vitaminas A, C e do complexo B. A couve é recomendada para casos de constipação.
  • Repolho: possui ferro, cálcio, sódio, fósforo, potássio e vitaminas do Complexo B.
  • Taioba: rica em fibras. É fonte de vitaminas C, do Complexo B, carotenoides, potássio, ferro, fósforo e cálcio.
  • Agrião: possui vitamina C, A e do Complexo B, iodo, cálcio, fósforo, ferro e sódio. Ao mesmo tempo, auxilia no processo de digestão alimentar.

Invista em cereais

Alguns cereais também oferecem benefícios ao controle intestinal. São eles:

  • Arroz integral: além de ser rico em carboidratos, vitaminas do Complexo B, fósforo, ferro e cálcio, possui proteínas e fibras que são benéficas ao funcionamento do intestino. Isso se deve a camada externa do grão, o farelo.
  • Aveia: rica em fibras, vitaminas E, do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e proteínas. Melhora o funcionamento do intestino.
  • Milho verde: possui carboidratos, sódio, fósforo, potássio, vitaminas E, A e do complexo B. Ao mesmo tempo, auxilia no processo de digestão.

Além disso, um cardápio para soltar o intestino com os alimentos relacionados acima pode ser adotado na rotina alimentar.

Dessa forma, o intestino consegue trabalhar regularmente evitando os possíveis incômodos que são gerados pela prisão de ventre.

É importante ressaltar que os bebês também sofrem com a prisão de ventre.

Até atingirem a idade em que passam a ingerir as “papinhas”, a alimentação que a mãe realiza influencia muito na nutrição do bebê por causa da amamentação.

Diversos alimentos para soltar o intestino podem ser incluídos na dieta alimentar da mãe, como já foram citados, auxiliando na atividade digestiva e intestinal dos bebês.

Quais frutas soltam o intestino?

As frutas são alimentos essenciais para a saúde e bom funcionamento do corpo.

Possuem fontes de nutrientes como vitaminas, sais minerais, fibras e água, que ajudam a tratar e prevenir várias doenças.

As frutas são alimentos que soltam intestino e favorecem uma boa digestão. Sendo elas:

  • Laranja: rica em vitamina C, cálcio, fósforo, sódio e potássio. O bagaço da laranja auxilia no bom funcionamento intestinal.
  • Abacaxi: rico em vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, potássio, sódio, ferro, fósforo e zinco.
  • Mamão: rico em cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Uma das frutas mais recomendadas para constipação.
  • Manga: fonte de vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e sódio.
  • Melancia: possui a mesma constituição nutricional da manga, além disso, é rica em água.
  • Mexerica/Tangerina: fonte de vitamina C, A e do complexo B, cálcio, potássio, sódio, fósforo, ferro e magnésio. Assim como a laranja, o seu bagaço auxilia no bom funcionamento intestinal.
  • Ameixa: rica em vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, sódio, potássio, fósforo e ferro. Atua como um laxante.
  • Coco: possui potássio, sódio, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas C e do complexo B.
  • Uva: rica em carboidratos e vitaminas A, C e do complexo B, sódio, potássio, cálcio e fósforo. Ao mesmo tempo, atua como um laxante suave.

Todas as propriedades acima, caracterizam as frutas como essenciais para a saúde intestinal de adultos e bebês.

Frutas como mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, tangerina e pêssego podem ser usadas como alimentos que soltam o intestino do bebê.

O que é bom para regular o intestino?

Uma dieta equilibrada e saudável incluindo frutas, verduras, legumes e cereais integrais, alimentos que soltam o intestino, pois são ricos em fibras, e, a ingestão de líquidos é fundamental para o bom funcionamento do intestino.

A ingestão de alimentos industrializados, condimentados e gordurosos deve ser evitada, pois, pode impedir a atuação de bactérias benéficas presentes no intestino, irritar a mucosa intestinal e ainda, acidificar o intestino, dificultando assim, o seu funcionamento.

Realizar atividades físicas, controlar o estresse e ansiedade, não impedir a necessidade de evacuação constantemente, o que desequilibra o trânsito intestinal.

Além disso, favorece o ressecamento das fezes, são medidas eficazes na regulação do intestino.

Considerações finais

A prisão de ventre é um problema muito comum no mundo inteiro.

Mas apesar de não ser tratada como uma doença, ela causa incômodos e prejudica o sistema intestinal.

Assim sendo, adquirir um hábito saudável e menos sedentário, com uma dieta baseada em alimentos que soltam o intestino, contribuem muito para um melhor controle intestinal, saúde e para o bem estar do nosso organismo.

Autor do texto: Flávia Cristina de Melo, Bióloga
Artigos médico-científicos: Can J Gastroenterol [1], American Gastroenterological Association [2], Medicine [Baltimore] [3], Clin Colon Rectal Surg [4], World J Gastroenterol [5], Alimentary Pharmacology & Therapeutics [7],