Benefícios do repolho: aprenda fazer compressas para dores da artrite, cólicas e outras

11381

Os benefícios do repolho não se limitam a seu uso como alimento, apenas. É claro que é um alimento excepcionalmente saudável. Ao mesmo tempo, tem um excelente perfil de nutrientes e é especialmente rico em vitaminas C e K. Além disso, o repolho é uma adição saborosa e barata a várias receitas. Aliás, esse vegetal já tem sido usado há séculos para tratar inchaço e hematomas da pele. De fato, com a evolução da tecnologia medicinal, sua utilização tem andado esquecida ultimamente.

Mesmo assim, muitas pessoas evitam o repolho pela sua péssima reputação que favorece a formação gases intestinais em muitas pessoas. Mas é importante saber que este vegetal é muito mais do que um ingrediente de salada.  Hoje em dia, graças aos polifenois, bioflavonoides, aos indois, à genisteína e a outras substâncias químicas presentes na sua composição, o repolho se tornou indispensável em muitas casas e muita gente já se ligou nos seus benefícios.

Benefícios do repolho

Um estudo realizado por cientistas chineses e publicado no Asian Pacific Journal of Cancer Prevention [1], encontrou propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias no repolho, sugerindo que o vegetal pode ser utilizado na prevenção de doenças crônicas associadas ao estresse oxidativo, como o câncer e doenças na artéria coronária. Outro estudo publicado no periódico Molecules [2], comprovou a presença de compostos fenólicos em diversas variações de repolho e comprovaram que esse vegetal de fato funciona como preventivo de câncer e cardiopatias.

Contudo, o que queremos chamar a atenção aqui é para a capacidade, comprovada cientificamente, de curar dores inflamatórias. Uma publicação da The BMJ [3] garante que as folhas de repolho podem ajudar na inflamação de qualquer parte do corpo em forma de compressas. Isso quer dizer que o repolho também pode ser usado para tratar lesões, funcionando como um anti-inflamatório tópico.

Anti-inflamatório centenário

Os benefícios do repolho já têm conhecimento centenário, se não, milenar. Assim como uma pomada anti-inflamatória, em meados do século 19, a folha de repolho era altamente recomendada para ser usado como compressas para o tratamento de doenças como artrite, por exemplo. Ao mesmo tempo, no passado o repolho era recomendado para dores musculares. Suas folhas, decerto, promoviam a circulação do sangue depois de uma pancada. Então agilizava a cura de processos inflamatórios e até mesmo para apressar a recuperação da pele ferida.

Ressuscitando as técnicas dos curandeiros, muitos neurologistas têm recomendado folhas de repolho frias sobre a cabeça durante crises de enxaqueca. Ao mesmo tempo, compressa natural de repolho alivia o inchaço das pernas somente enrolando a folha no local e prendendo com uma atadura. É aconselhável, inclusive, dormir com essa compressa.

Poder anti-inflamatório tópico

Um estudo do Journal Of Clinical Pain [4] testou compressas de repolho em paciente com osteroartrite no joelho. O objetivo principal do estudo era testar os efeitos de envoltórios (compressas) de folhas de repolho no tratamento da osteoartrite sintomática. Então, os autores concluíram que as folhas de repolho foram mais eficazes que os tratamentos habituais como a fisioterapia e medicação tradicional para dor. Contudo, se mostraram menos eficaz do que o gel de Diclofenado. Mesmo assim, as folhas de repolho foram consideradas um tratamento natural supereficaz para a osteoartrite no joelho.

Diante das propriedades citadas acima, muitas mulheres resolveram seguir recomendação das pessoas mais antigas. As folhas de repolho parecem ser tão eficazes quanto o gelo durante a amamentação. Devido a sucção do bebê ou pelo congestionamento do leite, aplicar folhas de repolho nos seios vai ajudar a aliviar a dor e reduzir o inchaço.

Esse poder foi confirmado pelo médico Alison Munns, em um comentário no artigo científico da The BMJ [5]. O médico disse que o sucesso alcançado em suas pacientes que tinham seios dolorido e ingurgitados pela amamentação, ele mesmo passou a receitar compressas de folhas de repolho para todas as pacientes. Aliás, ele diz ainda que não apenas para as mulheres que amamentam, mas para qualquer pessoa com uma parte do corpo inflamada, deve usar e abusar dos benefícios do repolho.

Além disso, durante a TPM quando os seios ficam inchados, colocar uma folha de repolho em cada seio prendendo com o sutiã, poderá resultar em um alívio impressionante no desconforto. Outra indicação serve para mulheres que têm as mamas muito grandes e pesadas e que, geralmente, no final do dia, sentem bastante desconfortáveis.

Como fazer as compressas de folhas de repolho?

A primeira coisa que você precisa saber, é que o repolho branco é mais eficaz do que o repolho roxo. Isso foi citado e comentado pela dermatologista Dra. Rachel Wass [6] em um artigo alemão. Então, use sempre o repolho branco. Abaixo temos os procedimentos para fazer sua atadura de folhas de repolho.

Para dores nas articulações e musculares

  1. Coloque as folhas de repolho em uma tábua de corte
  2. Amassar as folhas com qualquer utensílio de cozinha para ferir suavemente as folhas, a fim de liberar alguns dos sucos de repolho.
  3. Faça uma camada do repolho em volta do joelho ou tornozelo, por exemplo, até que seja completamente envolto com as folhas.
  4. Use um plástico filme de cozinha para prender as folhas no local
  5. Se não for observada sensibilidade na pele, como coceira, vermelhidão e etc, as folhas podem ser deixadas durante a noite.
Benefícios do repolho
Benefícios do repolho: Como fazer compressas para dor

Para dores nos seios: Pegue duas folhas bem frescas de repolho, amasse para soltar os sucos e coloque nos seios. Deixe-as lá para que assim possam agir desinflamando e diminuindo os inchaços, com isso a dor sumirá.

Benefícios do repolho

⚠️Atenção! Alergias a repolho são muitos raras. Mesmo assim, se durante o uso sentir qualquer incomodo (vermelhidão, coceira, formigamento) remova as folhas imediatamente. Em caso de piora, busque ajuda médica para exame de sangue e clínico.

Opinião médica: Dra. Rachel Wass [6]  Artigos médico-científicos: Asian Pacific Journal of Cancer Prevention [1]Molecules [2] Journal Of Clinical Pain [4] The BMJ [3]  [5]