Alimentação

Como soltar o intestino? Nutricionista ensina 3 sucos fáceis para aliviar o intestino preso

Como soltar o intestino? Nutricionista ensina 3 sucos muito fáceis

Como soltar o intestino? Nutricionista ensina 3 sucos fáceis para aliviar o intestino preso
5 (100%) 2 votes

Para algumas pessoas, saber como soltar o intestino é essencial. Isso porque, muita gente, sofre de prisão de ventre de vez em quando. Aliás, esse é um sintoma extremamente desconfortável. Muitas vezes, uma mudança na alimentação ou simplesmente um truque caseiro é o suficiente para resolver o problema. Contudo, que fique claro: se o intestino se mantém preso constantemente, mesmo com a mudança na alimentação ou o uso de chás e sucos, é importante buscar ajuda médica. Para quem não sabe, a prisão de ventre foi a causa da morte de Elvis Presley, e poucas pessoas sabem disso.

Sintomas da prisão de ventre




Saber se você tem intestino preso, é tão importante quanto saber como solta o intestino. Assim, os médicos costumam considerar que uma pessoa sofre de constipação quando ela tem menos de três evacuações por semana. Ou seja, se você faz cocô apenas 1 ou duas vezes por semana, é possível que você tenha o problema. De qualquer forma, os médicos costumam dizer que mesmo quando a pessoa vai ao banheiro, se ela tem fezes difíceis de passar por estrarem muito duras ou acumuladas, pode ser um sinal de constipação também. Os sintomas de prisão de ventre são:

  • movimentos intestinais raros


  • fezes duras
  • Precisar de muito esforço para evacuar
  • Tem sensação de não ter esvaziado completamente os intestinos
  • Precisar de ajuda para a saída das fezes, como com as mãos ou dedos


  • Formação de fissuras anais resultando em sangue nas fezes

Então, como soltar o intestino?

Um estudo publicado na  Journal of American Academy of Nurse Practitioners [1], revelou que alguns sucos muito fáceis de  preparar pode ser uma forma de como soltar o intestino preso. Então, os pesquisadores garantem que sucos feitos de frutas que contém sorbitol podem melhorar o movimento intestinal e, com isso liberar as fezes. Além disso, os sucos contém grande quantidade de água, o que, definitivamente, hidrata o bolo fecal fazendo com que ele saia com mais facilidade.

Assim, o suco pode pode ser um excelente remédio para prisão de ventre que todos podem tomar em casa. Qualquer suco, na verdade, ajuda a soltar o intestino, pois a água irá ajudar a amolecer as fezes. Contudo, os sucos ricos em sorbitol natural, como sucos de ameixa, maçã e pera, podem ser sua melhor aposta para o alívio da constipação. O sorbitol, também conhecido como glucitol, é encontrado naturalmente em diversas frutas. Na farmacologia é usado com laxante e diurético.

Assim, a sugestão é justamente essa: use e abuse dos sucos de ameixa, maçã e pera se você está precisando soltar os intestinos. Vamos entender o porquê.

Suco de ameixa

O uso do suco de ameixa para aliviar a prisão de ventre não é nenhuma novidade. Aliás, já está mais do que comprovado que a ameixa é um laxante natural amplamente utilizado. De acordo com um estudo publicado na Critical Reviews on Food Science and Nutrition [2], ameixas secas e seus derivados, como o suco de ameixa, possuem quantidade significativa de sorbitol e, por isso, podem prevenir a constipação. Além disso, podem prevenir o câncer de cólon. Ao mesmo tempo, os compostos fenólicos característicos e seus metabólitos também podem atuar como agentes antibacterianos em ambos os tratos gastrointestinal e urinário.

Outro estudo publicado na Alimentary Pharmacology and Therapeutics [3], considerou a terapia com ameixas contra prisão de ventre, como uma opção de primeira linha.

Como fazer o suco: Coloque 5 ameixas secas, se possível sem calda de açúcar, em um copo d’água e deixe de molho por pelo menos 20 minutos. Depois bata tudo no liquidificador, sem as sementes, lógico. Beba esse suco delicioso duas ou três vezes ao dia.

Suco de maçã

Muita gente pensa que maçã prende o intestino. Mas, na verdade essa fruta é riquíssima em sorbitol, e portanto, tem efeito laxante natural. O que define o efeito de soltar ou prender o intestino é o modo de preparo da fruta. Assim, o suco de maça também é uma forma de como soltar o intestino naturalmente. O suco de maçã possui, decerto, um efeito laxante muito suave e sutil. Este, é recomendado para pessoas que tem defecado, porém, apresenta dificuldade em expelir as fezes endurecidas.

O suco de maçã é frequentemente recomendado para crianças que têm constipação porque tem uma boa proporção de frutose para a quantidade de glicose e sorbitol.

Você pode pensar que talvez seria melhor comer a maçã pura ajudaria muito mais, no entanto, está errado. A maçã pura ou o seu purê contém altas taxas de pectina, o que não acontece com o suco de maçã. A pectina é uma substância que adicionará volume às suas fezes. Isso quer dizer, que comer muita pectina deixaria as fezes mais firmes e, portanto, mais difíceis de passar. Comer a maça ou seu purê, é uma ótima opção para acabar com a diarreia. Então, para a prisão de ventre, o suco da maçã é o ideal.

Como fazer o suco:  Retirar as sementes de duas maçãs e bater no liquidificador com 1 litro de água filtrada. Em seguida, coe em uma peneira bem fina de forma que a polpa fique retida nela. Beba um copo do líquido filtrado pelo menos 3 vezes ao dia.

Suco de pera

Outra alternativa de como soltar o intestino é sem dúvida a pera. De acordo com um estudo publicado no Journal American of College Nutrition [4], essa fruta, tem nada menos que quatro vezes mais sorbitol do que a maçã. O estudo também sugere que o suco de pera é mais indicado para as crianças do que o suco de maçã. Assim, fica a dica para as mamães. O princípio é o mesmo da maçã: a pera só é um laxante natural quando oferecido em forma de suco. Além disso, o preparo é o mesmo.

Como fazer o suco: Retirar as sementes de duas peras e bater no liquidificador com 1 litro de água filtrada. Em seguida, coe em uma peneira bem fina de forma que a polpa da pera fique retida nela. Beba um copo do líquido filtrado pelo menos 3 vezes ao dia. Pode adoçar um pouco se quiser.

Artigos médico-científicos: Journal Am.  Acad. Nurse Practitioners [1]   Crit. Rev. Food Science and Nutrition [2] Alimentary Pharmacology and Therapeutics [3]

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo