Como clarear as axilas: 7 técnicas caseiras perfeitas para você

Como clarear as axilas

Encontrar formas de como clarear as axilas usando produtos naturais é sem dúvida a melhor opção, na maioria dos casos. Para muitas pessoas, as axilas escuras podem, obviamente, ser uma fonte de constrangimento. A pele das axilas mais escuras é considerada um impedimento para que algumas pessoas vestirem em blusas sem mangas, bem como, usar roupas de banho e praticar esportes.

A maioria das pessoas buscam maneiras de como clarear as axilas. Isso porque, assim como quaisquer manchas na pele, as axilas escuras instigam as pessoas em pensar na falta de higiene. Isso, de fato, resulta em falta de confiança e autoestima baixa.

Causas de axilas escuras

Existem várias causas potenciais para as axilas se tornarem mais escuras, dentre elas podemos citar:

  • Uso de desodorantes que causam irritação na pele
  • Depilação com lâmina velha ou pouco afiada, causando abrasão
  • Falta de esfoliação no local, levando ao acúmulo de células mortas
  • Atrito causado por roupas apertadas
  • Melanose do fumante, uma hiperpigmentação causada pelo tabagismo
  • Hiperpigmentação, causada pelo aumento da melanina
  • Acanthosis nigricans, um sintoma de diabetes , obesidade ou alterações hormonais
  • Eritrasma, uma infecção bacteriana
  • melasma, manchas escuras na pele, principalmente por ação de raios UV
  • Doença de Addison, uma doença da glândula suprarrenal

Seu primeiro passo para aliviar as axilas

A primeira resposta à pergunta “como clarear as axilas” é abordar algumas das causas básicas:

  1. Mude sua marca de desodorante. Algumas pessoas mudam para uma alternativa natural, como bicarbonato de sódio ou vinagre de maçã. Algumas pessoas param de usar um desodorante.
  2. Pare de depilar com lâmina. Algumas pessoas escolhem depilação com cera ou depilação a laser.
  3. Esfoliar as axilas. Muitas pessoas usam uma esfoliação corporal ou esfoliante facial duas a três vezes por semana.
  4. Use roupas folgadas.
  5. e, por fim, é bom parar de fumar.

Como clarear as axilas naturalmente

Muitas pessoas preferem soluções naturais para o clareamento das axilas. Os defensores da medicina natural, portanto, sugerem uma série de produtos com propriedades clareadoras.

1. Batata inglesa crua

Iniciamos nossa lista de como clarear as axilas falando das propriedades clareadoras da batata inglesa. De acordo com um estudo publicado na Science Of Food And Agriculture [1], a batata é rica em vitamina C e tem um pH alcalino. Sendo assim, pode ajudar a matar as bactérias da pele. Os glicoalcaloides têm algumas propriedades benéficas, como atividades antipiréticas e anti-inflamatórias. Assim, acredita-se que seu suco possa recuperar o tom da pele e fazer com que fique mais radiante e uniforme.

Como fazer: Rale uma batata, esprema até sair o suco. Em seguida, aplique o líquido nas axilas. Após 10 minutos, lave as axilas com água fria e enxugue.

2. Pepino

O pepino também pode ser uma forma conveniente para clarear as axilas. Isso porque ele contém antioxidantes, vitaminas e grande poder hidratante. Possui, ao mesmo tempo, minerais como magnésio e vitaminas C, E e K. Por isso, o pepino cura as lacerações da pele, bem como promove uma branda esfoliação. Com isso, limpa e suaviza o tom de pele, dando um brilho radiante e juvenil.

Como fazer: Corte fatias grossas de pepino e esfregue as fatias nas áreas escuras das axilas. Em seguida, depois de 10 minutos, lave as axilas com água fria. Você pode fazer isso todos os dias, só trará benefícios.

3. Bicarbonato de sódio

Também não é novidade o poder esfoliante e curador do bicarbonato de sódio. Na verdade, ele clareia a virilha e axila apenas com eventuais esfoliações caseiras. Este procedimento irá atuar na remoção das células mortas, o que, deixa a região tratada mais clara e, por isso, pode clarear as axilas facilmente. Ideal para Acantose nigricans.

Como fazer: Use uma pasta feita de bicarbonato e água limpa (2 colheres de bicarbonato para uma colher de água) como um esfoliante. Para melhores resultados, repita o processo duas vezes por semana.

4. Limão

O limão é carregado com propriedades antibacterianas e age como o um clareador natural para a pele. Também ajuda na esfoliação das células mortas e, ao mesmo tempo, combate o cecê. Mas, atenção: você nunca deve usar limão para clarear as axilas se for tomar sol. O limão pode reagir com o sol e o calor e causar manchas escuras na pele.

Como fazer: Corte fatias grossas de limão e esfregue as fatias em suas axilas. Após 10 minutos, lave as axilas com água fria, seque-as e aplique hidratante.

5. Açafrão (cúrcuma)

Açafrão tem um poderoso composto chamado curcumina. No que diz respeito ao branqueamento da pele, a curcumina resolve eficazmente a hiperpigmentação, bem como a produção de melanina.

Como fazer: Em uma tigela pequena, misture 2 colheres de sopa de suco de limão fresco com açafrão suficiente para fazer uma pasta. Em seguida, aplique a pasta uniformemente nas axilas. Após 30 minutos, lave e seque.

6. Água de arroz

Já falamos mais detalhadamente da água de arroz no clareamento da pele do rosto. Contudo, o mesmo tratamento pode ser feito para clarear a axila. A “água de arroz” tem uma importante propriedade de clareamento da pele. Assim, com apenas uma pequena porção de arroz, é possível, com o tempo, deixar a pele livre de manchas. Um estudo do Curso de Tecnologia em Estética [2], no Paraná, ao mesmo tempo, revelou que o poder do ácido kójico vindo da água do arroz é potencializado pela fermentação. Veja como preparar.

Como fazer:  Coloque duas colheres de arroz limpo em um copo de água filtrada e deixe em temperatura ambiente.  O prazo para a fermentação varia entre 24 e 48 horas – quando está mais quente, é mais rápido. Á água, então, vai ficar literalmente azeda. É assim mesmo, isso quer dizer que o ácido kójico está no ponto.  Neste momento ela já está pronta para uso e pode ser guardada na geladeira. Passe duas vezes ao dia na área afetada.

7. Óleo de coco

Terminamos nossa lista de como clarear as axilas com o “queridinho”, óleo de coco. De fato, as mesmas propriedades antibacterianas e antifúngicas do óleo de coco que fazem maravilhas para cabelos, também podem ser perfeitas na pele, sobretudo no clareamento.  De acordo com publicação da Antimicrobians Agents Of Chemotherapy [3], apesar da sua suavidade em comparação aos agentes antibacterianos químicos, mesmo assim, é surpreendentemente eficaz para muitas pessoas.

Como fazer: Passe o óleo de coco nas axilas, uma vez ao dia, de preferência à noite, em movimentos circulares. Em 15 dias já notará o resultado.

Como clarear as axilas com tratamento médico

Dependendo do diagnóstico, o dermatologista pode prescrever tratamentos para aliviar as axilas de base química, como por exemplo:

  • cremes ou loções tópicas contendo hidroquinona, tretinoína, corticosteroides, ácido azeláico ou ácido kójico.
  • terapia a laser para remover o pigmento
  • peelings químicos com alfa hidroxiácidos e beta hidroxiácidos para esfoliar a pele
  • dermoabrasão ou microdermoabrasão para limpar completamente a pele

 

Artigos médico-científico: Science Of Food And Agriculture [1] Curso de Tecnologia em Estética [2],  Antimicrobians Agents Of Chemotherapy [3]