8 coisas que você usa todos os dias e estão causando manchas (melasma) na sua pele

13805
Manchas no rosto: Coisas que usamos que dão manchas marrons no rosto

Além do rosto, onde é mais comum, pode também surgir nos braços e colo. Existem várias causas, como histórico de muita exposição solar, genética, fototipo de pele e hormônios. Mas às vezes podem estar relacionadas com coisas que a pessoa usa em casa. Então, se você quer se livrar de manchas no rosto, tem coisas na sua casa que estão atrapalhando a melhora e causando mais melasma.

O melasma é causado por uma hiperprodução da melanina, proteína que dá a coloração da pele. “O organismo estimula o melanócito a produzir o pigmento. Essas células, quando estimuladas, não ‘desaprendem’ mais a produzir o pigmento. Por isso, os cuidados devem ser constantes e intensos”, explica a dermatologista Maria Oliete Guerra.

Infelizmente, o melasma não tem cura, porém, com tratamentos dermatológicos e hábitos mais saudáveis, poderá ser atenuado. Por isso, é imprescindível o uso constante do protetor solar, mesmo dentro de casa, em ambientes fechados e em dias nublados ou chuvosos.  Engana-se quem acha que só a exposição ao sol causa as manchas marrons no rosto. Outras fontes de luz induzem a produção de melanina e também favorecem o surgimento das manchinhas. E, mais que isso: o calor pode desencadear o problema. Parece que tudo que é bom causa melasma na pele? Pois é mais ou menos isso e só tem uma forma de se proteger: filtro solar, filtro solar e filtro solar.

Manchas no rosto: Coisas que usamos que dão manchas marrons no rosto
O melasma ( manchas marrons no rosto) é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas na pele do rosto de cor acastanhadas.

O que causa manchas na pele?

Secador de cabelo: Segundo especialista, um objeto, que praticamente toda mulher usa todos os dias e que provoca melasma é o secador de cabelo. O calor induz a produção melamina como forma de proteção da pele. Por isso, cuidado!

Fogão e forno: O fogão e o forno é um dos vilões para causar manchas na pele. Isso acontece porque o calor ativa os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, substância que dá pigmentação à pele.

Ferro de passar roupa: Seguindo o mesmo propósito, ao passar roupa o calor emitido pelo ferro de passar (com ou sem vapor) leva à vasodilatação. Assim, no momento pode deixar o rosto vermelho e, posteriormente, vão surgindo as manchas marrons.

Luminária e abajur: Já a luminária e o abajur emitem radiação, como o sol, embora em um grau muito menor. Assim, a incidência constante da luz, ainda mais próximo da pele, pode causar manchas. Por isso, é fundamental o uso constante de protetor solar, mesmo dentro de casa, em ambientes fechados.

Prancha (chapinha) para cabelo: Assim como o secador, o calor do fogão e do ferro de passar, as pranchas para cabelo também aumentam a vasodilatação e com isso, induzem a produção de melanina. O resultado são as manchas escuras na pele.

Computador: Oito horas de exposição à luz do computador equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão. Parece pouco, mas se imaginarmos que pessoas passam horas e horas por dia durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele.

Celular: A luz do celular é capaz de produzir radicais livres. Estes, provocam alterações nas células, principalmente, nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).

Lâmpadas fluorescentes: Lâmpadas fluorescentes descobertas podem causar Melasma, Isso, especialmente quando há regularidade, a exposição desprotegida. Assim, se você as tem dentro de casa ou no trabalho, nunca deixe e usar filtro solar!

 

cosmopolitan / nannamais