Início Sua saúde Manchas escuras no pescoço e axila pode ser diabetes e mais 6...

Manchas escuras no pescoço e axila pode ser diabetes e mais 6 doenças

28701
Manchas escuras no pescoço, axila e virilha pode ser diabetes

“Tenho manchas escuras no pescoço e axila. É horrível, parece falta de higiene, mas não é! O que causa manchas escuras no pescoço?”  (Yara Maia)

Acantose nigricans é o nome dessas manchas, Yara.

O que acontece é um espessamento e hiperpigmentação da pele, resultando manchas escuras com aspecto aveludado.

Elas podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas As manchas escuras no pescoço, axilas e virilhas são as mais frequentes.

Essas manchas escuras nas dobras dos braços e joelhos, em torno do umbigo e abaixo da região mamária também podem aparecer.

Até o momento foram descritos 8 tipos de acantose nigricans divididos em dois grupos: benigna e maligna.

A benigna inclui a acantose idiopática (quando não se sabe a causa), hereditária, induzida por fármacos e a relacionada a doenças endócrinas.

Pode ocorrer apenas um tipo ou mais na mesma pessoa.

O que causa as manchas escuras no pescoço?

1- Acantose nigricans

Acantose nigricans pode causar pele escura e grossa no pescoço.

A pele pode ter uma textura semelhante ao veludo.

Esta condição pode aparecer de repente, mas não é contagiosa nem representa um perigo para a saúde de uma pessoa.

As pessoas que são obesas e aquelas com diabete estão em maior risco da doença.

Em casos raros, a acantose nigricans pode indicar uma condição médica subjacente mais grave, como câncer de estômago ou câncer no fígado.

2- Dermatite Neglecta

Dermatite neglecta é uma condição da pele que ocorre quando uma pessoa tem um acúmulo de células mortas da pele, óleo, suor e bactérias em sua pele.

O acúmulo de detritos causa descoloração e placas de pele.

O pescoço é um local comum para o desenvolvimento da dermatite negligente, muitas vezes devido à limpeza insuficiente com sabão, água e fricção para remover o excesso de células da pele.

3- Disqueratose congênita

Também conhecida como síndrome de Zinsser-Engman-Cole, a disqueratose congênita causa hiperpigmentação da pele do pescoço.

As manchas podem causar a impressão de pescoço sujo.

Além de manchas escuras no pescoço, a condição pode causar manchas brancas dentro da boca, sulco das unhas e cílios esparsos.

4- Eritema discrômico persistente

Eritema discrômico persistente ou dermatose cinzenta, causa manchas de pele de formato irregular, cinza-escuras, azul-escuras ou pretas, no pescoço e na parte superior dos braços.

Às vezes, manchas podem aparecer no tronco.

A condição é benigna e não indica nenhuma condição médica subjacente.

5- Níveis elevados de insulina no sangue

Uma publicação da Revista Einstein [2] revelou que quando uma pessoa tem níveis de insulina cronicamente elevados, eles podem experimentar áreas de hiperpigmentação no pescoço, especialmente na parte de trás do pescoço.

Essa ocorrência é comum em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP).

6- Líquen plano pigmentoso

Essa, é uma condição inflamatória que causa cicatrizes em áreas do corpo.

Os sintomas incluem manchas cinza-marrom a preto no rosto e pescoço.

As manchas não coçam nesse caso.

6- Tinha versicolor

Tinha versicolor é uma infecção do fungo Mallassezia furfur.

Embora esse tipo de levedura esteja naturalmente presente na pele, muito dele ou um supercrescimento pode causar manchas escuras no pescoço, nas costas, no peito e nos braços.

A pele pode parecer especialmente escura se uma pessoa tiver sido exposta recentemente ao sol.

As manchas escuras na pele também podem coçar.

7- Obesidade

De acordo com estudo publicado na Revista Brasileira de Dermatologia [1], a obesidade geralmente está presente nessas doenças e a resistência à insulina também aparece com outras dessas patologias endócrinas.

Quase sempre a obesidade é a causadora desse quadro, mas existem casos em que a pessoa é magra.

É comprovado que exercícios físicos deixam as células mais sensíveis à insulina, mesmo que não haja perda de peso, revertendo o quadro de resistência e descartando a possibilidade de desenvolver diabete.

O principal a se fazer é procurar um médico, fazer exames de sangue para descobrir a causa da acantose e descartar ou tratar um possível diabetes, ou outra doença.

E sempre fazer exercícios físicos, que comprovadamente são o remédio para a maioria das nossas doenças!

Perguntas frequentes

Manchas escuras no pescoço pode ser sinal de diabete?

Sim, pode, pois, a resistência à insulina pode fazer o pâncreas parar de produzi-la.

É por esse motivo que quando se vê alguém com acantose logo se fala em diabete mellitus.

A insulina é quem faz a glicose entrar em nossas células.

Sem ela, a glicose não é capaz de entrar nas células e fica circulando no sangue, o que gera a hiperglicemia e hiperinsulinemia (insulina sobrando no sangue, que pode fazer o pâncreas parar de produzi-la, já que está sobrando) característica principal do diabete mellitus.

A resistência à insulina acontece ou, porque os receptores das células não conseguem reconhecer a insulina, ou, porque há muita glicose disponível, levando ao desligamento desses receptores celulares.

Manchas escuras no pescoço, axila e virilha pode ser diabetes
As manchas podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas são mais frequentes onde você tem: pescoço, axilas e virilha. Também são frequentes nas dobras dos braços e joelhos, em torno do umbigo e abaixo da região mamária.

Se você tem diabete ou algum caso na família e está sempre perdido sobre a alimentação correta, clique no link e adquira A DIETA COMPLETA PARA DIABÉTICOS.

Manchas escuras no pescoço na gravidez, o que pode ser?

Gravidez pode jogar truques cruéis na sua pele!

Você pode desenvolver manchas ou acne depois de anos sem experimenta-las.

Hormônios aumentados causam mudanças na pigmentação da pele.

Você notará que áreas com pigmentação escura, como sardas, pintas, mamilos, aréolas e lábios, podem se tornar ainda mais escuras.

O excesso de oleosidade faz com que os poros fiquem bloqueados, resultando em manchas e pele oleosa.

Você também pode desenvolver manchas escuras nas bochechas, ao longo do queixo ou nos antebraços e em outras partes do corpo expostas ao sol, sobretudo no pescoço.

Isso também tende a acontecer em áreas onde o atrito é comum, como as axilas e parte interna das coxas.

Manchas escuras no pescoço pode ser sinal de câncer?

Normalmente, não! Mas conforme já explicado, em casos raros, a acantose nigricans pode estar relacionada a alguns tipos de cânceres.

Assim, a acantose nigricans pode indicar uma condição médica subjacente mais grave, como câncer de estômago ou câncer no fígado.

Manchas escuras no pescoço, que cocam, o que pode ser?

Quando as manchas causam coceira, pode ser casos de tinha versicolor, uma infecção fúngica causada pelo Mallassezia furfur.

Contudo, a acantose nigricans também pode causar coceira quando a espessamento da pele é acentuado, principalmente quando a pele é sensível.

Como tirar manchas escuras no pescoço?

Os tratamentos para cada uma das condições depende do seu tipo, como, por exemplo:

  • Tinha versicolor: O médico, geralmente, tratará infecções fúngicas com pomadas antifúngicas que podem ser aplicadas na pele. Casos graves podem exigir medicamentos anti-fúngicos orais.
  • Dermatite neglecta. Lavar com água e sabão pode muitas vezes reduzir a aparência de um pescoço preto desta dermatite. Ao mesmo tempo, funcionará bem, fazer uma esfoliação com pasta de bicarbonato de sódio.
  • Acantose nigricans. Alguns cremes clareadores e esfoliantes prometem reduzir o escurecimento da pele, associados à acantose nigricans, mas, geralmente são ineficazes. O ideal, é tratar as causas subjacentes pode ajudar, como administrar os níveis de açúcar no sangue e perder peso.
  • Hiperpigmentação: O tratamento para hiperpigmentação pode incluir tretinoína tópica, uma forma de ácido retinoico que estimula o turnover das células da pele. As terapias a laser também podem ajudar a reduzir as manchas escuras no pescoço, axilas e virilha.

Se você tem diabete ou algum caso na família e está sempre perdido sobre a alimentação correta, clique no link e adquira A DIETA COMPLETA PARA DIABÉTICOS.

Considerações finais

Ter manchas escuras no pescoço, normalmente, não é uma condição prejudicial ou contagiosa por conta própria.


No entanto, pode ser o sinal de uma doença mais grave, por isso é importante consultar o seu médico aos primeiros sinais de escurecimento da sua pele.

Eles podem ajudar a diagnosticar e tratar a causa, bem como discutir as opções de tratamento para ajudar a pele a retornar à sua cor original.

Artigos médico-científicos: Revista Brasileira de Dermatologia [1]scielo

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.