Suas axilas estão ficando escuras? Veja o que pode estar causando isso e mude agora mesmo seus hábitos

Axilas escuras, com o nome técnico de hipercromia ou hiperpigmentação é um problema que incomoda muitas mulheres, por causa do seu aspecto que pode parecer falta de higiene. Essa alteração na pigmentação da pele pode ser causada por diversos fatores, desde genéticos a mal uso de alguns produtos. Os fatores que podem causar o escurecimento das axilas são inúmeros, desde o popular método para se livrar dos pelos com o auxílio de lâminas de barbear, passando pelo suor em excesso, até fatores genéticos.

 

1- Usar desodorante spray com álcool

mulher-usando-desodorante

Sabia que os desodorantes que contenham álcool na fórmula podem causar irritações que acabam traumatizando a pele? Estes fatores fatores podem provocar a hiperpigmentação das axilas. Na hora de escolher um desodorante, prefira os sem álcool e sem perfume. A orientação dos dermatologista é evitar desodorantes em spray, que em geral contêm alumínio, substância que vêm sendo associada a problemas de saúde, mas ainda sem comprovação científica

 

2- Atrito com a roupa

mulher-blusa-apertada

O atrito constante do tecido artificial de uma roupa justa também pode traumatizar as axilas, mas para isso, essa roupa deve ser de uso rotineiro, usá-la uma única vez não causa problema. Use roupas mais folgadas nas axilas e de preferência em algodão, para facilitar a respiração da pele. É recomendado também o uso de roupas menos coladas e cujas costuras não fiquem em constante fricção com as axilas.

3- Genética

negra-axila-escura

Pessoas de pele morena a negra possuem como fator genético uma predisposição à ter manchas mais escuras no corpo. Não quer dizer que tenham mais chances de ter manchas que pessoas brancas, mas quando uma mancha se desenvolve sobre a pele de uma pessoa negra ou morena, ela costuma ser mais escura.

 

4- Depilação

depilação-axila-lamina

Não importa qual seja o método de depilação que você costuma fazer, a pele geralmente fica irritada com a retirada dos pelos. A maior responsável pelas axilas escuras, é a depilação com lâmina e a depilação com cera. A depilação com cera pode causar a chamada hipercromia pós-inflamatória e a depilação com lâmina, sobretudo se feita “a seco”, machuca a pele por causa do atrito, o que leva ao aumento de melanina na região e o consequente escurecimento da área depilada. A depilação com cera fria ou depilação a laser é o melhor método nesse caso.

 

5- Excesso de suor

suor-nas-axilas

O excesso de suor pode ser uma causa para deixar as axilas mais escuras, pois as bactérias que ficam no local desequilibram a flora natural. É importante lavar bem a região durante o banho. Por isso, se você está com suor excessivo nas axilas, vale a pena procurar um médico e ver qual a melhor maneira de resolver o problema.

6- Acantose nigricante

acantose-negricans

A acantose nigricante é uma doença que pode escurecer não só as axilas como também outras partes do corpo. Ela se desenvolve principalmente em pessoas que estão acima do peso e pode estar relacionada com o distúrbio de produção de insulina ou uma desordem glandular. A busca de auxílio médico é fundamental nesse caso.

7- Excesso de peso

casal-obesos-academia

Por mais incrível que pareça, o sobrepeso é um dos principais causadores do escurecimento das axilas. O excesso de peso favorece o atrito e o traumatismo constante não apenas nas axilas, como em todas as regiões de dobras, o que faz com que a pele fique mais escura com o passar do tempo. O excesso e a retenção de suor complicam ainda mais a situação. Se você está acima do peso, vale investir nos cuidados ditos anteriormente e voltar ao peso ideal.

 

Fonte: minhavida/doutissima    Imagens: gente/teensturninggreenblog/negrobelchior/to-afim-de/bolsademulher