Chá para dor de cabeça: Aprenda 5 chás para curar sua cefaleia

Chá para dor de cabeça: Aprenda 5 chás para curar sua cefaleia

O chá para dor de cabeça é sempre uma boa saída durante uma crise. Existem muitos tipos de dor de cabeça. Assim, dores de cabeça de tensão causam dor leve a moderada e tendem a afetar ambos os lados da cabeça. Ao mesmo tempo, as enxaquecas causam dor moderada a severa, geralmente em apenas um dos lados.

Estes são apenas dois dos muitos tipos de dores de cabeça que afetam a maioria das pessoas. Independente do tipo de dor de cabeça, beber uma xícara de chá quente pode fornecer algum alívio em dor de cabeça constante. Ao invés de insistir em remédio para dor de cabeça, experimente alívio com estes 5 chás de ervas para dores de cabeça.

Atenção: Cafeína não!

Quando estiver buscando chá para dor de cabeça, evite opções com cafeína e ficar com as opções listadas abaixo. Enquanto a cafeína pode fornecer alívio da dor para alguns, pode desencadear ou piorar dores de cabeça em outros.  Então, quem não sabe como as dores de cabeça respondem à cafeína, fique com chás de ervas.

Melhor chá para dor de cabeça

Chá de gengibre: dor de cabeça inflamatória

O gengibre é um dos temperos culinários mais utilizados na medicina natural. Isso porque, possui poderosos antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação, o que pode causar dores de cabeça. Um estudo publicado na Phytotherapy Research  [1], descobriu que consumir gengibre em pó é similarmente eficaz no tratamento de enxaquecas quanto tomar uma dose de sumatriptano , um medicamento comum para enxaqueca.

O chá de gengibre é geralmente seguro, mesmo para mulheres grávidas. Ainda assim, é melhor conversar com o obstetra se estiver grávida ou amamentando.  Ao mesmo tempo pessoas que tem problemas na vesícula biliar ou tomar medicamentos anticoagulantes, também deve falar com o médico.

Chá de hortelã: dor de cabeça por tensão

De acordo com o  National Institutes of Health [2] , há algumas evidências de que aplicar topicamente óleo de hortelã na testa pode aliviar as dores de cabeça tensionais. Geralmente, a dor por tensão é uma dor de cabeça na testa. Então, o óleo medicinal de hortelã-pimenta é geralmente muito mais forte que o chá de hortelã. Ainda assim, há muitos benefícios. Outro estudo com animais da revista Phytotherapy Research  [3], garante que o chá de hortelã também pode ter efeitos de alívio da dor.

O chá de hortelã é geralmente seguro para a maioria das pessoas e, portanto, não está associado a nenhum efeito colateral.

Chá de casca de salgueiro: rico em salicina

A casca do salgueiro é usada há milhares de anos para tratar a dor e a inflamação. Casca de salgueiro contém um ingrediente ativo chamado salicina. A salicina é quimicamente semelhante à aspirina e é conhecida como a “aspirina natural”.

Pessoas sensíveis a aspirina, deve também evitar o chá para dor de cabeça feita com a casca de salgueiro. AO mesmo tempo, crianças e mulheres grávidas ou amamentando e pessoas que tomam anticoagulantes também devem evitar a casca do salgueiro.

Chá de cravo: propriedades antinociceptivas

O cravo é uma especiaria valiosa, nativa da Indonésia e cultivada em todo o mundo. É usado há séculos para tratar vários tipos de dor, incluindo dores de cabeça. Isto é, provavelmente, devido às suas propriedades antinociceptivas . Os antinociceptivos, a saber, ajudam a bloquear ou reduzir a percepção da dor.

Os cravos, contudo, contêm substâncias químicas que podem retardar a sua capacidade de cicatrização. Por isso é importante comunicar ao médico se tomar anticoagulantes ou tiver feito uma cirurgia recentemente antes de consumir chá para dor de cabeça com cravo.

Chá de camomila: dores de cabeça tensionais

O chá de camomila é comumente usado para tratar insônia e ansiedade. Embora não haja nenhuma pesquisa ligando claramente o chá de camomila ao tratamento da dor de cabeça, seus efeitos relaxantes podem ajudar com dores de cabeça tensionais.

O consumo de camomila pode causar uma reação alérgica em pessoas com alergia a flores como crisântemos, malmequeres ou margaridas. Ao mesmo tempo, por segurança, avise ao médico antes de tomar chá de camomila se você usa anticoagulantes ou medicação para transplante de órgão.

Outras dicas

Juntamente com os chás, outros hábitos podem ajudar bastante durante uma crise de dor de cabeça:

  • Beber muita água
  • Evitar bebidas alcoólicas
  • Fazer reposição de magnésio
  • Dormir adequadamente
  • Evitar alimentos ricos em histamina como alimentos fermentados e defumados
  • Fazer reposição de vitaminas do complexo B
  • Utilizar compressa fria na cabeça
  • E, por fim, evite cheiros forte
Artigos científicos: Phytotherapy Research   [1],   [3],  National Institutes of Health [2]