5 formas de acabar com a dor de cabeça sem remédios. Dicas de um especialista!

Remédio para dor de cabeça

Um remédio para dor de cabeça comprado em farmácia nem sempre é tão eficiente quanto boas dicas caseiros. Quando a dor de cabeça ataca, facilmente se perde a vontade de fazer o que quer que seja. A cefaleia é um problema comum entre as pessoas, e pode ter as mais diversas causas. De entre as mais comuns destacam-se a rotina estressante, cansaço, ansiedade, gripe ou desidratação. Além disso, há pessoas que sofrem de enxaqueca crônica e para qualquer tipo de dor de cabeça, o médico Dr. Alexandre Feldman, do Centro de Recuperação da Enxaqueca, dá dicas caseiras que ajudam bastante no alívio.

Geralmente a solução mais rápida e eficaz para a combater é tomando um analgésico. No entanto, são cada vez mais as pessoas que procuram soluções naturais para combater as doenças, evitando usar químicos prejudiciais à saúde. Se sofre deste mal, confira as soluções naturais que ajudam aliviar dores de cabeça e enxaqueca.

Remédio para dor de cabeça: tomar banho quente

Quem sofre com enxaquecα geralmente conhece várias medidas capazes de trazer alívio nas crises de dores de cabeça. O que pouca gente sabe, no entanto, é que a água quente pode ser uma aliada no alívio de dores de cabeça crônica.  O banho quente ajudará principalmente quando a dor de cabeça vem de um dia cansativo e estressante. Aquela dorzinha no final do dia que estraga toda sua noite de descanso.  O banho quente irá relaxa as os músculos tensos e aumentar a circulação sanguínea levando mais oxigênio à área em questão e diminuindo as tensões. Com isso, além da dor de cabeça, você está relaxando a musculatura.

O ideal é que o banho seja de imersão, ou seja, na banheira. Mas caso não seja possível, pode optar por colocar um saco de água quente ou uma toalha mergulhada em água quente na parte de trás do pescoço, que terá um efeito semelhante. Ou então, encha um balde com água quente (suportável, claro) e mergulhe os pés nessa água por pelo menos 20 minutos.

Remédio para dor de cabeça: beba um café forte

Atualmente a cafeína tem sido acrescentada aos medicamentos contra a dor porque melhora sua absorção e aumenta seu efeito analgésico. Muitos afirmam que a cafeína de uma xícara de café forte pode contribuir para o alívio de uma enxaqueca ou, até mesmo fazê-la passar, quando ingerida nos primeiros momentos da dor de cabeça. Sabe-se que as substâncias que dilatam os vasos sanguíneos, como o álcool, podem causar dores de cabeça vasculares. As substâncias vasoconstritoras, como a cafeína, podem ajudar a combater os efeitos dolorosos da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

Segundo  Dr. Alexandre Feldman, a cafeína possui a propriedade de dilatar os vasos sanguíneos do corpo, mas contrair os vasos sanguíneos do cérebro. Acredita-se que seja essa vasoconstrição a responsável, ao menos em parte, pelo alívio de certas dores de cabeça obtido pela cafeína.

Remédio para dor de cabeça: massagem na cabeça

Uma boa massagem para dor de cabeça consiste em pressionar levemente com movimentos circulares alguns pontos estratégicos da cabeça, como têmporas, nuca e o topo da cabeça. Assim, se feita corretamente, a massagem irá relaxar os músculos e favorecer a circulação sanguínea oxigenando o cérebro. Primeiramente, deve-se soltar os cabelos e respirar de forma profunda, lentamente, por cerca de 2 minutos, tentando relaxar um pouco. Depois, deve-se fazer a massagem seguindo o vídeo acima.

Remédio para dor de cabeça: compressa de água fria e chupar gelo

O frio age na dor de cabeça por mais de um mecanismo. A sensação de frio pode, desse modo, “atropelar” a de dor, e a pessoa simplesmente deixa de sentir esse incômodo (dor) para simplesmente sentir frio. A aplicação de frio reduz o calor e o inchaço decorrentes de qualquer processo inflamatório. Ou seja, o frio interfere na capacidade da inflamação em se manifestar. A aplicação de compressas frias age topicamente  e funciona como um excelente remédio para dor de cabeça.

Dr. Alexandre Feldman também explica que para que o gelo faça efeito dentro da boca. Ao mesmo tempo, é bom que seja aplicado na gengiva ou no fundo da boca. Caso tenha dificuldade, pode simplesmente chupar pedrinhas de gelo ou tomar um copo bem gelado de água. Irá com certeza aliviar de alguma forma.

Remédio para dor de cabeça: tomar chá de gengibre

Uma das possíveis causas da dor de cabeça também pode ser a inflamação dos vasos sanguíneos. O gengibre é um perfeito coadjuvante na redução desse problema, pois estudos científicos demonstram que o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, portanto, anti-dor! A receita do remédio para dor de cabeça abaixo é também uma orientação do Dr. Feldman. Como fazer: você vai precisar de 50 gramas (cerca de 1 punhado) de gengibre fresco ralado e 1 litro de água. No preparo coloque ambos os ingredientes em uma panela. Em seguida leve ao fogo e ferva durante 15 minutos. Então depois de coar está pronto! Pode tomá-lo quente, frio ou gelado. Leve para o seu trabalho. Pode tomar diariamente. Mas atenção: não é recomendado o uso de açúcar ou adoçante. Se não gosta de chá, pode sempre ferver o gengibre e inalar o vapor , certamente, o resultado será o mesmo.

 enxaqueca