Sua saúde

Onde dói a cabeça? Neurologista mostra locais e causas da dor de cabeça

Tipos de dor de cabeça: veja locais e causas da dor de cabeça

Onde dói a cabeça? Neurologista mostra locais e causas da dor de cabeça
5 (100%) 1 vote

Os tipos de dor de cabeça podem ser definidos pelos locais da dor. Todo mundo mais cedo ou mais tarde experimenta crises de dor de cabeça. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, dor de cabeça não é tudo igual. Conforme, especialistas, é possível que existam pelo menos 50 tipos diferentes de cefaleia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 13 milhões de brasileiros reclamam dessa dor ao menos 15 dias por mês.  O neurologista Dr. Leandro Teles, diz que as dores mais comuns são da enxaqueca e as cefaleias tensionais. Mas, onde dói a cabeça ? Conheça os locais e causas da dor de cabeça.

Tipos de dor de cabeça: lateral (nas têmporas)




Essa, decerto, é a característica da dor da enxaqueca. Esta dor de cabeça costuma ocorrer em uma das têmporas por vez, podendo migrar de um lado para o outro durante as crises. É uma dor forte, pulsátil e a pessoa tem muita dificuldade em ficar perto da luminosidade (fotofobia). Ainda, vem com fonofobia (o barulho incomoda) e odinofobia (cheiros fortes incomodam). Com o tempo, junto com dor virá náuseas e, eventualmente, vômito. O neurologista diz que na enxaqueca, a dor classicamente piora com atividade cotidiana e parece não melhorar nunca.

Tipos de dor de cabeça: atrás dos olhos

Esta, é uma cefaleia tensional, geralmente, originada por estresse ou por crises de sinusite. Assim, quando é sinusite, a dor aparece próximo ou atrás dos olhos, o local onde normalmente, há acumulo de muco nos seios da face. Junto com a dor de cabeça, aparecem geralmente sintomas nasais, como entupimento, secreção, coriza clara ou amarelada.

Veja os tipos de dor de cabeça

Médicos dizem que dores mais comuns são da enxaqueca e as cefaleias tensionais.

Tipos de dor de cabeça:na testa e no topo da cabeça

Este local de dor, geralmente está relacionada a cefaleia tensional, originada principalmente em caso de ressaca. Não é uma dor pulsátil como a enxaqueca e sim, uma dor pesada, como um aperto. A sensação é de pressão e peso nas têmporas.  É causada porque o álcool dilata os vasos sanguíneos do cérebro e altera a produção de serotonina. Além disso, o álcool provoca desidratação e um dos sintomas de desidratação é a dor de cabeça.

Tipos de dor de cabeça: atrás da cabeça ou na nuca

Também é outra variação da cefaleia tensional. Este é um sintoma clássico de dor de cabeça causada por estresse ou por crise de ansiedade. Assim, nestes dois casos há um enrijecimento dos músculos do pescoço, em ambos os lados. Mas, este é também o sintoma de dor de cabeça por hipertensão. Assim, é bom medir a pressão arterial caso sinta esse tipo de dor.

Leia também: Dor de cαbeça, dor nos olhos e dor no pescoço: Vá ao pronto-socorro, pode ser aneurisma cerebral

Tipos de dor de cabeça: explosão de dor repentina

Este é motivo de preocupação. Uma dor súbita e explosiva é sinal de rompimento de um aneurisma. “É uma dor de cabeça repentina, explosiva, que atinge seu ápice de intensidade em poucos segundos, é muito preocupante”, disse o neurologista. Segundo ele, as dores mais comuns e benignas geralmente começam mais leves e a intensidade aumenta progressivamente em minutos a horas.

MDM

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo