Estou com tontura e enjoo: o que pode ser? Devo me preocupar?

Tontura e enjoo: o que pode ser? Devo me preocupar?

Tontura e enjoo são sintomas comuns que às vezes aparecem juntos. Muitas coisas podem causar-lhes, de alergias a certos medicamentos, conforme nos diz o Dr. Seunggu Han [1], neurologista e oncologista do Departamento de Cirurgia neurológica da UCSF. Então, continue lendo para saber mais sobre as possíveis causas de tontura e enjoo em diferentes situações.

Causas de tontura e enjoo depois de comer

Hipotensão pós-prandial

Refere-se à pressão arterial baixa que acontece depois de comer. Durante a digestão, o corpo redireciona sangue extra para o estômago e o intestino delgado. Em algumas pessoas, contudo, isso faz com que a pressão sanguínea caia em qualquer outro lugar. Além de tontura e enjoo, outros sintomas da hipotensão pós-prandial são:

Alergias alimentares

Ocorrem quando o sistema imunológico do seu corpo confunde um determinado alimento com algo prejudicial. Alergias alimentares, decerto, podem se desenvolver a qualquer momento. Assim, a maioria das pessoas com alergias alimentares é alérgica a amendoim, nozes, ovos, leite, peixe, marisco, trigo ou soja.

Refluxo gastroesofágico

Essa doença é um tipo de refluxo ácido de longa duração. Acontece, decerto, quando o ácido do estômago sobe para o esôfago, que é o tubo que liga a boca ao estômago. Ocasionalmente, o ácido do estômago atinge os tubos que levam ao ouvido interno. Então, isso pode irritar o ouvido interno e causar tontura em algumas pessoas. Além de tontura e enjoo, outros sintomas do refluxo gastroesofágico são:

  • Azia depois de comer e à noite;
  • Dor no peito;
  • Tosse constante;
  • Sensação de nó na garganta;
  • E, por fim, regurgitação de líquido azedo

O refluxo gastroesofágico, comumente, responde bem a medicamentos de venda livre, como antiácidos, e mudanças na dieta.

Causas de tontura e enjoo pela manhã

Desidratação

Pode acontecer quando você perde mais água do que está consumindo. Isso pode acontecer quando você não bebe água suficiente. Assim, se você não bebeu água suficiente no dia anterior, pode acordar desidratado na manhã seguinte. Isso, decerto, pode causar tontura e enjoo. Assim, além de tontura e enjoo, outros sintomas da desidratação incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Acordar com enjoo;
  • Urina de cor escura;
  • Diminuição da micção;
  • Sede extrema;
  • E, por fim, cansaço o tempo todo.

Se você estiver regularmente com tontura e enjoo pela manhã, tente beber um copo ou dois de água algumas horas antes de ir para a cama. Além disso, você pode manter um copo cheio de água em sua mesa de cabeceira que você pode beber quando você acordar.

Baixo teor de açúcar no sangue

 Acontece quando o nível de glicose no sangue cai. Muitas vezes é um efeito colateral de medicamentos para diabetes ou não comer por longos períodos de tempo. Às vezes, o açúcar no sangue pode cair durante a noite enquanto você dorme, especialmente se você não comeu muito na noite anterior.

Medicamentos

Tontura e enjoo são efeitos colaterais comuns de medicamentos. Eles são especialmente comuns se você toma medicação pela manhã com o estômago vazio. Alguns medicamentos que podem causar tontura e enjoo incluem:

  • Antidepressivos;
  • Antibióticos;
  • Medicamentos para pressão arterial;
  • Medicações para convulsões;
  • Relaxante muscular e sedativo;
  • E, por fim, remédio para dor.

Se tomar a sua medicação pela manhã o deixar tonto e nauseado, tente comer um pequeno lanche, como um pedaço de torrada, antes de tomá-lo. Você também pode tentar tomá-los à tarde ou trabalhar com seu médico para ajustar sua dose.

Causas de tontura e enjoo durante a gravidez

Enjoo matinal

É um termo usado para descrever sintomas de náusea e vômito, às vezes acompanhados de tontura, durante a gravidez. Enquanto isso tende a acontecer no início do dia, pode afetá-lo a qualquer momento. Os especialistas não sabem, decerto, o que acontece ou o que faz com que algumas mulheres tenham mais probabilidade de tê-lo.

Não há tratamento padrão para a futura mãe acordar com enjoo, contudo, uma dieta leve ou o aumento da ingestão de vitamina B6 podem ajudar.

Sensibilidade aos odores

Muitas mulheres acham que seu olfato muda durante a gravidez. Na verdade, um nariz mais sensível é frequentemente um dos primeiros sinais de gravidez. É provável que esteja ligado a um aumento de certos hormônios, incluindo o estrogênio, durante a gravidez. Enquanto estiver grávida, a melhor opção é tentar evitar coisas com odores que a deixam nauseada. Seu senso habitual de olfato deve retornar logo após o parto.

Gravidez ectópica

Normalmente, a gravidez começa quando um óvulo fertilizado se liga ao útero. Nas gravidezes ectópicas, o óvulo se liga ao tecido fora do útero. As gravidezes deste tipo, a saber, tendem a acontecer dentro das tubas uterinas que transportam óvulos dos ovários para o útero.

Gravidezes ectópicas frequentemente causam tontura e enjoo, além de dor aguda e manchas. Se não tratada, as gravidezes ectópicas podem causar sérias complicações, incluindo hemorragias internas. Entre em contato com seu médico imediatamente se você acha que pode ter uma gravidez ectópica.

Causas de tontura e enjoo com dor de cabeça

Enxaqueca

É um tipo de dor de cabeça severa que geralmente produz uma dor latejante. Eles também podem causar tontura e enjoo.

Concussão

É uma lesão cerebral traumática leve que ocorre quando você recebe um golpe na cabeça ou sua cabeça foi violentamente abalada. De acordo com um estudo publicado na Neurology, Neurosurgery & Psychiatry [2], quando você sofre uma concussão, seu cérebro perde temporariamente algumas funções. Assim, ter dor de cabeça, tontura e enjoo são alguns dos principais sinais de uma concussão.

Vertigem

É a repentina sensação de que tudo ao seu redor está girando ou que você mesmo está girando. Para muitas pessoas, isso também leva a enjoos. Um dos tipos mais comuns é a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Ocorre, então, quando certos movimentos da cabeça desencadeiam episódios de tontura grave. A VPPB, no geral, envolve tonturas que vêm e vão por vários dias, parecidos com sintomas de labirintite.

Labirintite

labirintite se caracteriza por uma inflamação no labirinto, local responsável pelas noções de equilíbrio e percepção de posição do nosso corpo. Assim, quando esse local é afetado, seja por infecções bacterianas, vírus ou até mesmo uma má alimentação, inicia-se um processo inflamatório. Os sintomas mais comuns de labirinte, são:

  • Perda de equilíbrio e tontura
  • Dor de cabeça constante
  • Enjoo e, ao mesmo tempo, náusea e vômito
  • Audição alterada ou diminuída
  • E, por fim, sensação de pressão dentro do ouvido
Opinião médica: Dr. Seunggu Han [1] Artigos médico-científico: Neurology, Neurosurgery & Psychiatry [2]