“Você pode salvar a vida de uma pessoa que está tendo um AVC usando apenas uma agulha”. Muito cuidado com o que você lê na internet!

Está repercutindo fortemente nas redes sociais uma técnica que, teoricamente, foi desenvolvida na medicina chinesa garante que é 100% eficaz. As palavras do texto são as seguintes:

Quando um derrame estiver a ocorrer fique calmo. Independentemente de onde a vítima estiver, não a mova de lugar. Se a pessoa for movida os capilares vão se romper. Ajude a vítima a ficar de pé para prevenir que ela volte a cair e o derrame comece de novo. Se tiver na sua casa uma seringa melhor. Se não tiver, pode usar uma agulha de costura ou um alfinete estreito.
1. Aqueça a agulha/ alfinete para esterilizar e depois dê uma alfinetada em todos os dedos das mãos do paciente.
2. Não há pontos específicos nos dedos para a acupuntura, mas pode picar 1 milímetro perto da unha.
3. Pique até o sangue começar a sair.
4. Se o sangue não começar a sair, então aperte com os dedos.
5. Quando todos os dedos começarem a sangrar, espere alguns minutos e depois puxe as orelhas do paciente até ficarem vermelhas.
6. Pique cada um dos lóbulos das orelhas até começar a sair uma gota de sangue de cada lóbulo. Depois de alguns minutos a pessoa começará a recuperar os sentidos.
Espere até que recupere o estado normal e leve-o para o hospital. Se for levado à pressa para o hospital, a viagem turbulenta vai fazer com que os vasos capilares no cérebro se rompam.

Bem, nossa opinião mais uma vez que é que tudo seja averiguado antes de ser compartilhado. Você pode estar colocando em risco a vida de pessoas que precisam de atendimento médico especializado. As informações na mensagem não são somente falsas como também podem ser potencialmente perigosas. A sangria como descrito não irá ajudar uma vítima de derrame a recuperar e pode de fato piorar a situação.

Não há base científica para esta técnica descrita e certamente não é recomendado ou aprovado pelas autoridades de saúde. Além disso, a alegação de que as vítimas devem recuperar dos sintomas de AVC antes de serem levadas para o hospital é incrivelmente irresponsável e pode levar à morte ou invalidez permanente do paciente devido ao atraso no atendimento médico.

Esta “técnica” já circula na internet, a princípio por e-mails desde 2006. Tais conselhos não tem qualquer base científica e forçar uma vítima de derrame a sentar-se nunca será uma boa ideia podendo causar uma queda na pressão arterial diz o Dr. Larry B. Goldstein, diretor do Centro de curso Duke.  O médico ainda acrescenta que picar o dedo da vítima também é uma má ideia, não só porque é fútil, mas porque isso pode atrasar o tratamento médico, que é a única coisa que pode ajudar.

O texto ainda transmite várias ideias infundadas sobre acidente vascular cerebral, mas de longe a mais perigosa de todas é a sugestão de que as pessoas não devem ser levadas a um hospital até que todos os seus sintomas são resolvidos, com o base em que “todos os capilares no cérebro vão estourar no caminho para o hospital “. Esta afirmação é falsa e totalmente irresponsável. Quando se trata de acidente vascular cerebral cada minuto que você ficar longe do atendimento médico especializado em um hospital é absolutamente contra a saúde da vítima.

Essa técnica é FALSA e IRRESPONSÁVEL!

O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

Fonte: nytimeshoax-slayer/ninds/ seifazer