Sintomas de refluxo esofágico: como descobrir se você tem esse problema

Sintomas de refluxo gastroesofágico: como saber se você tem

Os sintomas de refluxo são fáceis de identificar, se tiver atenção. O refluxo gastroesofágico acontece quando o conteúdo estomacal retorna para o esôfago em direção a boca. Como este conteúdo é bastante ácido, com o tempo, desenvolve-se inflamação com dor. Essa condição se porque o músculo que deveria segurar este conteúdo, não funciona bem. O conteúdo ácido atinge o esôfago com frequência causando esofagite.

Muitas pessoas sofrem os sintomas de refluxo gastroesofágico e sequer se dão conta disso. Isso porque, confundem os sintomas de refluxo com azia, dor de estômago e até dor de garganta. Contudo os sinais são bem óbvios.

Sintomas de refluxo gastroesofágico

Azia: Este é um dos sintomas de refluxo sentido com muita frequência pelas pessoas com o problema. Isso porque, de fato, o conteúdo ácido que volta para o esôfago e garganta vai irritando o caminho. Então, sente-se exatamente uma queimação esofágica e na garganta. Se você tem refluxo, você sentirá azia quase todos os dias. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia [1], revelou que 33,12% das pessoas estudadas sofriam de azia. Porém, só ocorreu em pessoas com refluxo moderado e severo.

Dificuldade e dor ao engolir: Isso também se dá por causa da irritação do ácido estomacal na garganta. Muitas vezes, um refluxo gastroesofágico em estágio moderado ou grave, há também inchaço da garganta e do esôfago, o que piora muito a deglutição. No estudo, 11, 46% dos entrevistados sentiam dificuldade de engolir. Enquanto isso, 10,18% sentiam dor.

Tosse seca: Quem tem refluxo convive com uma tosse seca que parece não ter fim. Não há xarope para tosse seca que cure a tosse causada por refluxo. Ela acontece porque a irritação leva a ativar o reflexo da tosse. Como sabemos, a tosse é uma maneira do corpo de expelir um corpo estranho. Contudo, como não há nada preso na garganta – há somente uma sensação – a tosse seca constante é inevitável. A tosse seca foi relatada em  18,97% dos pacientes, conforme o estudo.

Rouquidão: Outro dos sintomas de refluxo que são clássicos. Se você sofre com o problema, vez ou outra permanece com uma rouquidão sem fundamento. Ficar rouco é também um reflexo da irritação causada pelo ácido, que, muitas vezes, atinge e altera o funcionamento das cordas vocais. O estudo revelou que este é um dos sintomas mais comuns, com 69, 42% dos participantes.

Regurgitação: Este é o sintoma na qual as pessoas mais reclamam. Ele se dá quando o  conteúdo ácido do estômago vem até a boca, literalmente. O gosto é, no geral, muito amargo e o regurgito pode causar náuseas e vômitos em algumas pessoas. O estudo revelou que apenas 2,54% dos entrevistados tinham regurgitação. Ou seja, este sintoma é comum apenas em pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico severo.

Sensação de algo preso na garganta (globus faríngeo): A maioria das pessoas que sofrem os sintomas de refluxo gastroesofágico, tem essa sensação de “bolo na garganta” o tempo todo. Tudo isso, em função da irritação causada pelo refluxo ácido. No estudo, 65,50% dos pacientes reclamaram ter globus faríngeo o tempo todo.

Pigarro: O catarro na garganta é também um dos sintomas de refluxo, aliás, bastante comum. O pigarro dificulta a mastigação e a respiração. Assim, é muito importante saber se o pigarro está sendo causado por refluxo gastroesofágico. De acordo com o estudo, pigarro ocorre em 52% dos pacientes.

Artigo médico-científico: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia [1]