Sua saúde

Sangue na urina, é grave? Quais doenças deixam a urina com sangue?

Sangue na urina, é grave? Quais doenças deixam a urina com sangue?

Sangue na urina, é grave? Quais doenças deixam a urina com sangue?
5 (100%) 1 vote

Perceber sangue na urina é assustador. Isso porque a gente sabe que sangramento no trato urinário não indica boa coisa. Na realidade, a hematúria, termo médico para urina com sangue, pode ser visível a olho nu. Contudo, muitas vezes nem se sabe do problema, quando ocorre em pequenas quantidades e não é visível. Quando o sangue é visível a olho nu, deixa a urina escura, rosada ou avermelhada.

O sangue na urina é o indicativo de muitos problemas de saúde. Estes incluem infecções, doenças renais, câncer e doenças raras do sangue. Mesmo que perceba sangue na urina apenas uma vez, ou de vez enquanto, é preciso ir ao médico. Isso porque, ignorar hematúria pode levar ao agravamento de condições muito graves, como câncer e doença renal.

O médico, certamente, fará o diagnóstico com base em exame clínico, exame de sangue, exame de urina. Pode, inclusive, solicitar exames de imagem para determinar a causa do sangue na urina. Só aí, a causa poderá ser descoberta e tratada. O Dr. Thimothy Legg [1], geriatra do California Southern University, enumerou as causas mais comuns para a presença de sangue na urina.




Doenças que provocam sangue na urina

Infecções do Trato Urinário

Sim, a infecção urinária é uma das causas bastante comuns de sangue na urina. A infecção pode estar em algum ponto do sistema urinário, na bexiga ou nos rins. Decerto, a infecção ocorre quando as bactérias sobem a uretra, o canal que leva a urina para fora do corpo da bexiga. Dessa forma, o processo infeccioso pode entrar na bexiga e chegar até os rins. Muitas vezes, os sintomas de infecção urinária incluem dor e necessidade de urinar com frequência. Ao mesmo tempo, pode ocorrer a hematúria macroscópica, que pode ser vista ao urinar, ou microscópica, que só pode ser vista no microscópio, durante o exame de urina.



Cálculo renal

Outra razão comum para o sangue na urina é a presença de pedras nos rins ou na bexiga. Os cálculos renais se formam, a saber, a partir dos minerais da nossa urina. Eles, então,  podem se desenvolver dentro de seus rins ou bexiga. O sintoma de cálculo renal surge quando minerais cristalizados causam um bloqueio que muitas vezes resulta em hematúria e dor renal significativa. Dor nas costas, dor na barriga ou lateralmente são sintomas marcantes. Além disso, ardor ao fazer xixi, pode ocorrer.



Próstata aumentada

Em homens de meia-idade e mais velhos, uma causa bastante comum de sangue na urina é a próstata aumentada. Esta glândula, a saber, está logo abaixo da bexiga e perto da uretra. Quando a próstata fica maior, como acontece com os homens na meia-idade, ela comprime a uretra. Algumas vezes, a condição causa problemas para urinar e pode, inclusive, impedir que a bexiga se esvazie completamente. Como consequência, pode se desenvolver uma infecção urinária com presença de sangue na urina.

Doença renal

Uma razão menos comum para ver sangue na urina é a doença renal. Assim, quando há um rim doente ou inflamado, a urina pode vir com traços de sangue. Este tipo de problema pode ocorrer sozinho ou como consequência de outra doença. Aliás, em alguns casos a hematúria é um dos sintomas de diabetes.

Em crianças com idade entre 6 a 10 anos, o distúrbio renal chamado glomerulonefrite pós-estreptocócica pode, também, resultar em hematúria. Embora seja raro esse distúrbio, decerto, pode se desenvolver de uma a duas semanas após uma infecção por estreptococos que não tenha sido corretamente tratada.

Câncer

Câncer de bexiga, rim ou próstata podem causar sangue na urina. Esse é um sintoma que geralmente ocorre em casos avançados de câncer quando o diagnóstico já foi feito. Contudo, algumas vezes o sangue na urina pode ser um sinal precoce do problema.

Medicamentos

Certos medicamentos podem causar sangue na urina. Podemos citar, por exemplo, penicilina, aspirina, diluentes do sangue, como heparina e varfarina. Ao mesmo tempo, muitas vezes, a ciclofosfamida, droga usada para tratar certos tipos de câncer, pode ter este efeito colateral.

Causas Menos Comuns

Existem algumas outras causas de hematúria que não são muito comuns. Podemos citar, por exemplo:

  • anemia falciforme
  • síndrome de Alport
  • hemofilia
  • exercícios extenuantes
  • golpe nos rins

Quando é emergência médica

O sangue na urina sempre será motivo de agendar uma consulta. Você não deve ignorar nem mesmo uma pequena quantidade de sangue na sua urina. Consulte o seu médico se não vir sangue na sua urina, mas tiver micção frequente, difícil ou dolorosa, dor abdominal ou dor nos rins. Todos estes podem ser indicações de hematúria microscópica. Porém, em alguns casos, é preciso buscar atendimento médico de urgência, como um pronto socorro. Então, vá imediatamente ao médico se:

  • não conseguir urinar
  • ver coágulos sanguíneos
  • tiver náusea e vômito
  • tiver febre e calafrios
  • dor abdominal, lateral ou dor nas costas.

Como prevenir o problema

  • Para evitar infecções, beba bastante água diariamente. Urine imediatamente após a relação sexual e pratique uma boa higiene íntima.
  • Para evitar pedras nos rins, beba muita água e evite o excesso de sal. Ao mesmo tempo, evite certos alimentos como espinafre e ruibarbo, que são ricos em oxalato de cálcio.
  • Para prevenir o câncer de bexiga, precisa parar de fumar, limitar a exposição a produtos químicos e beber, sempre, muita água.
Opinião médica: Dr. Thimothy Legg [1]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo