Dor nos rins: Quais os sintomas e as causas? Quando procurar um médico?

5915
Dor nos rins: Quais os sintomas e as causas? Quando ir ao médico?

A dor nos rins ou dor renal é uma dor causada por alguma doença ou lesão de um rim. A pessoa passa a sentir dor ou desconforto nos rins. Essa dor, a saber, localiza-se de um só lado na parte superior do abdômen, lateral ou nas costas. Contudo, na maioria das vezes, a dor nessas áreas não está relacionada aos rins.

Nossos rins estão acomodados na parte de trás do abdômen, abaixo das costelas inferiores, um de cada lado da coluna. Então, em geral, as pessoas ficam surpresas com a altura de seus rins e por isso mesmo confundem a dor. Como há músculos, ossos e outros órgãos ao redor do rim, às vezes é difícil dizer se é uma dor renal ou não. No entanto, o tipo e localização da dor e outros sintomas associados podem dizer se é uma dor nos rins ou não.

Sintomas de dor nos rins

Um estudo sobre diagnósticos de infecções no trato urinário, publicado na Revista da Associação Médica Brasileira [2], diz que a dor nos rins é também uma sintomática de infecções. Ela é, no geral, uma dor incômoda profunda a direita ou esquerda, nas costas. Em geral, a dor piora muito quando alguém bate suavemente na área. De qualquer forma, apenas um rim é afetado na maioria das condições. Assim, essa dor será apenas de um lado das costas. Se ambos os rins forem afetados, a dor será em ambos os lados, mas isso, é bem raro.

Dor nos rins: Quais os sintomas e as causas? Quando ir ao médico?
A dor nos rins é muito baixa. Nossos rins estão acomodados na parte de trás do abdômen, abaixo das costelas inferiores, um de cada lado da coluna.

De acordo com a enfermeira geriatra Carissa Stevens [1], os sintomas que podem acompanhar a dor no rim são:

Causas de dor nos rins

A dor nos rins é um sinal de que há algo errado em seu trato urinário. Então, o rim pode doer por estas razões:

  • Há uma infecção, chamada pielonefrite.
  • Há sangramento no rim.
  • Há um coágulo de sangue na veia conectado no rim, que é chamado de trombose venosa renal.
  • Você está com hidronefrose, uma condição que, em geral, ocorre quando um rim incha devido à falta de drenagem da urina para a bexiga. .
  • Há um tumor maligno ou não no rim. Contudo, isso só se torna doloroso quando fica muito grande.
  • Você tem um cisto renal que está ficando maior ou se rompeu.
  • Você tem doença renal policística, que é uma condição hereditária na qual muitos cistos crescem em seus rins e podem danificá-los.
  • Há uma ou várias pedras nos rins. Mas, geralmente, não dói até passar para o tubo que conecta o rim e a bexiga. Quando doer, causa dor severa e aguda.

Quando é preciso ir ao médico?

A dor nos rins é quase sempre será severa e indicando um problema que realmente precisará de cuidados médicos. Assim, é indispensável consultar o especialista o mais rápido possível para determinar o que está causando sua dor.

Se a condição que causou dor nos rins não for tratada prontamente e de forma correta, os rins podem parar de funcionar. Isso, decerto, resultará em uma insuficiência renal, um quadro gravíssimo. Assim, considere ver um médico ou ir a emergência se:

  • Você sente dor ou incômodo constante e unilateral nas costas ou no lado
  • Você tiver febre, dores no corpo e fadiga
  • Você teve uma infecção recente no trato urinário
Artigo médico-científico: Ver. Ass. Médica Brasileira [2]Opinião médica: Enf. Carissa Stevens [1]