Chá para tosse de todo tipo, comprovado cientificamente. Chega de tossir a noite toda!

3252
Chá para tosse de todo tipo, comprovado cientificamente!

O chá para tosse, muitas vezes, é o melhor remédio para uma noite tranquila. Mas, o que muita gente nem sabe é que a tosse, da mesma maneira que a febre, é um reflexo positivo para o organismo. Tossir, mesmo que seja uma tosse seca constante ou uma tosse com catarro abundante, provoca a eliminação de elementos estranhos e secreções das vias respiratórias. Contudo, passar noites em claro por causa de tosse, não é um bom sinal.

No geral, a tosse é causada pela presença de elementos estranhos nas vias respiratórias. É um dos sintomas mais comuns é caso de gripe, resfriados, bronquite, pneumonia, coqueluche, doenças da garganta e até tuberculose. Contudo, o reflexo da tosse pode ser ativado pela inalação de substância estranha ao organismo. De qualquer forma, é importante suspender o uso de bebidas alcoólicas, fumo, substâncias geladas e laticínios.

O livro Medicina Alternativa [1] ensina os melhores tratamentos naturais para tosse seca ou tosse com catarro. Sempre lembrando que, se a tosse for persistente e muito intensa, procure um médico para diagnosticar sua causa. As receitas que estamos mostrando aqui, podem aliviar a tosse até que um médico seja consultado, mas elas não substituem o tratamento receitado pelo especialista.

Chá para tosse seca: hortelã e gengibre

Um chá para tosse mais competente para alívio dos sintomas da tosse seca alérgica, ou causada pelo fumo é o chá de hortelã com gengibre. A hortelã tem atributos antissépticos, e poder tranquilizante e analgésico, especialmente para as mucosas do sistema respiratório. O gengibre, por sua vez, tem propriedades expectorantes e ainda ajuda a diminuir a tosse. Ao mesmo tempo, aroma e sabor refrescante leva a um conforto imediato das vias aéreas.

Como fazer o chá para tosse seca. Ferva 4 copos de água. Assim que a água ferver, desligue-a e adicione 3 colheres de sopa de gengibre ralado e 10 folhas de hortelã, sem possível, fresco. Tampe a vasilha. Após 2 minutos adoce com mel a gosto e beba em seguida.

Chá para tosse com catarro: Hibisco e gengibre

Além dos conhecidos poderes emagrecedores, o chá do extrato seco de hibisco tem poderes anti-inflamatórios e antibactericidas. Além disso, as propriedades expectorantes ajudam a soltar o catarro. Por fim o hibisco tem poder demulcente, ou seja, ajuda a proteger as mucosas respiratórias. Já o gengibre também é anti-inflamatório, bactericida e antioxidante. O extrato seco pode ser comprado em lojas de produtos naturais, mas algumas farmácias também o vendem.

Como fazer o chá para tosse com catarro. Aqueça a água, tomando cuidado para não deixar que ela ferva. Quando estiver quente, adicione 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado, tampe e deixe por 5 minutos. Em seguida, coloque 2 colheres de sopa de extrato seco de hibisco e deixe por mais 5 minutos. Por fim, coe e adoce com mel. Tome 1 xícara 3 vezes ao dia, de preferência ainda morno para ajudar na expectoração do catarro.

Chá para tosse da Coqueluche: eucalipto

O livro Medicina Alternativa explica que o eucalipto possui propriedades ação antisséptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática e descongestionante. Seu chá não serve apenas para os sintomas de Coqueluche, ele pode ser usado em caso de gripes e resfriados. O alívio para o peito encatarrado é incrível. Ao mesmo tempo, funciona como acalmador da tosse comprida característica da Coqueluche.

Como fazer o chá para tosse da coqueluche. Coloque uma colher de folhas picadas de eucalipto fresco, de preferência, em uma xícara e cobrir com água fervente. Depois de morno, coar e tomar. Adoce com mel. O mel também possui propriedades anti-inflamatórias e expectorante e irá deixar o chá mais eficiente.

Livro:  Spethmann CN – Medicina Alternativa 6a Edição [1]