Pneumonia ou bronquite? Muita gente confunde. Entenda a diferença entre essas doenças

7271
Pneumonia vs bronquite: qual a diferença de sintomas?

Quando vamos ficar gripados, logo temos aqueles avisos clássicos. Sentimos  uma coceira chata na garganta, o corpo mole e temperatura pode até subir um pouco. Contudo, quando se trata de pneumonia vs bronquite, pode ser um pouco mais difícil saber o que está acontecendo. Então, qual a diferença de sintomas?

A bronquite, a saber, é uma inflamação dos brônquios, os tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Enquanto a pneumonia é uma infecção pulmonar que afeta os alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios(2). Apesar parecer basicamente a mesma coisa, os dois tipos podem manifestar sintomas diferentes.

Pneumonia vs bronquite: causas

Bronquite: na maioria das vezes, os mesmos vírus que causam um resfriado ou gripe, também podem desencadear uma bronquite. Muitas vezes, a bronquite pode ter origem bacteriana. De qualquer forma, em ambos os casos, à medida que o corpo tenta combater o invasor (vírus ou bactéria), os brônquios incham e produzem mais muco. Isso resulta na diminuição do fluxo de ar, o que pode dificultar a respiração.

Pneumonia: na maioria dos casos, a doença é causada por bactérias ou vírus (os mesmos que causam gripes). Um estudo publicado na revista médica Europe PMC plus(1) revelou que cerca de 50% das mortes causadas por pneumonia era causadas pela bactéria Staphylococcus aureus. Contudo, certos produtos químicos e fungos também podem levar a infecção dos alvéolos pulmonares. Assim como a bronquite, durante a ação do sistema imunológico, os alvéolos incham. Ao mesmo tempo, se enchem de líquidos, muco ou pus.

Se for bronquite, o que você vai sentir?

Peito congestionado e falta de ar: como a bronquite leva a forte produção de muco, a pessoa se sente encatarrado. Ao mesmo tempo, o peito parece sempre cheio de muco e entupido.

Tosse persistente com catarro: a produção de muco estimula o reflexo da tosse. Muitas vezes, a pessoa tosse cuspindo o muco preso nas vias aéreas. O catarro pode variar de cor de acordo com a gravidade da infecção. Assim, será mais claro quando estiver no início ou pouco grave, ou será mais amarelo ou esverdeado se a infecção bacteriana estiver acentuada.

Chiado no peito: a bronquite causa um chiado ou assobio característico da doença quando a pessoa respira fundo.

Cansaço extremo: a dificuldade de respirar diminui a oxigenação e, com isso, a pessoa se sente muito fadigada. Vontade se ficar sempre deitado ou sentado.

Sintomas de gripe: juntamente com os sintomas acima, a pessoa se sente gripada. Sintomas como dores no corpo, febre baixa, nariz escorrendo são comuns. Além disso, muitas desenvolvem dor de garganta.

Se for pneumonia, o que você vai sentir?

Tosse com muco: a infecção dos alvéolos pulmonares leva a produção de muco e também ativar o reflexo da tosse. Afinal, o corpo quer expulsar toda aquela secreção. Essa tosse vem com catarro de cor amarelo ou esverdeado. Em muitos casos, pode vir com sangue.

Febre e calafrios: a infecção pulmonar deixa o sistema imunológico funcionando a todo vapor. Isso desencadeia estados febris bastante insistentes. A febre pode vir alta – chegar a 40oC ou mais, acompanhada de calafrios.

Falta de ar: o inchaço dos alvéolos e o preenchimento com muco ou líquidos, deixa o pulmão muito debilitado e isso causa muita falta de ar. Contudo, muitas pessoas só sentem estes sintomas ao subirem escadas ou praticarem exercícios físicos.

Dor no peito: ao respirar fundo ou tossir, o peito dói. Isso acontece porque o inchaço dos alvéolos deixa todo o pulmão dolorido. Assim, ao fazer coisas que exigem esforço pulmonar causará dor.

Vômito ou náusea: quando a infecção está evoluída muitas pessoas sentem enjoo e tem vômitos. Também é uma reação do organismo tentando eliminar o catarro que acaba sendo engolido durante a tosse.

Pele úmida, cansaço: a pele parece estar sempre úmida. Há também muito cansaço, devido a oxigenação inadequada dos órgãos.

Artigo médico: (1) Manual Pneumonia(2)