Sua saúde

Como saber se estou com imunidade baixa? Médicos mostram os sinais mais comuns

Como saber se estou com imunidade baixa? Veja sintomas mais comuns

Como saber se estou com imunidade baixa? Médicos mostram os sinais mais comuns
Esse texto foi útil para você?

Podemos definir imunidade, como a capacidade natural do nosso corpo de realizar defesa contra invasão de agentes causadores de doenças. Assim, podemos dizer que a imunidade é uma habilidade que nosso corpo tem de combater vírus, bactérias, fungos e protozoários com os quais temos contato no dia-a-dia. Afinal, sem imunidade ficaríamos doentes o tempo todo.  Contudo, é comum que por uma série de causas, nosso corpo tenha imunidade baixa. Ou seja, ficamos mais vulneráveis a doenças. A pergunta é: Como saber se estou com imunidade baixa e quais os sintomas mais frequentes?

De acordo com o Dr. Juliano Pimentel, um especialista em alimentação saudável, sobretudo sem glúten, explica que há diversos fatores que levam uma pessoa a perder a imunidade: doenças como lúpus, aids, câncer, obesidade e outros e fumo. Ele acrescenta, ainda, o estresse e uso de medicamentos como corticoides. Além disso, durante a menstruação, a mulher ficar também com o sistema imune deficiente e, portanto, fica mais vulnerável a doenças.

Há sinais comuns que não damos muita atenção que indicam que estamos com a imunidade baixa. Dr. Juliano enumera os principais sinais de que nosso sistema imunológico está ruim:




Herpes, estomatite e amigdalite: os agentes patogênicos causadores dessas doenças são oportunistas. Com isso sempre que a imunidade cai, a doença vem à tona. Herpes é a mais comum, quem tem o vírus ativo sempre desenvolve as feridas quando está com a imunidade baixa.

Candidíase, frieira (micose) e doença do pano branco: Essas doenças causadas por fungos costumam ser um inferno na vida de pessoas com imunidade baixa. As mulheres principalmente, quando tem 2 ou 3 episódios de candidíase por ano, podem estar com a imunidade enfraquecida.

Gripes e resfriados: Ter vários episódios de gripe e resfriados no ano também é indicativo de imunidade baixa. Além disso, um simples resfriado costuma se agravar, virar gripe forte com febre alta e muito mais.

Queda de cabelo: Uma das causas da queda de cabelo é justamente a imunidade baixa. Os cabelos ficam fracos, quebradiços e com queda fácil.



Cansaço: Sentir o corpo cansado o tempo todo, pode ser um sinal de que seu sistema imunológico está muito fraco e está lutando muito. Seu corpo fica pedindo repouso, numa tentativa de aumentar a imunidade.

Diarreia: Às vezes tudo que a pessoa come, não importa a dieta, ela tem episódios de diarreia, com fezes moles e pastosas. Isso, segundo Dr. Arthur Frazão, clínico geral, também é um alerta quanto a imunidade fraca.

Infecções de urina: Como o trato urinário é muito vulnerável ao contato com bactérias, especialmente coliformes fecais, é muito comum que quando a imunidade está baixa, a pessoa tenha infecções de urina recorrentes. Considera-se pelo menos 2 ou 3 por ano.

Febre: Se você anda tendo febre baixa recorrente, sem estar se quer gripado ou doente, você possivelmente está com a imunidade bem baixa.



Gravidez: Algumas mulheres costumam ficar com o sistema imunológico enfraquecido, devido às alterações hormonais e às mudanças no corpo da mulher, sendo necessário ter atenção redobrada para evitar problemas como gripes e infecções urinárias.

drjulianopimentel

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo