A dermatite de contato é uma erupção cutânea avermelhada que coça bastante. Ela surge por contato direto com uma substância ou por uma reação alérgica a ela. Contudo, a dermatite de contato não é contagiosa ou ameaça a vida, mas pode ser muito irritante e incômoda.
Em geral, a dermatite de contato ocorre em áreas do corpo que foram diretamente expostas à substância causadora da reação. Podemos citar, por exemplo, encostar a pele em uma erva venenosa ou uma reação da pele que entra em contato com a pulseira do relógio. Portanto, a erupção geralmente aparece em minutos ou horas após a exposição e pode durar de duas a quatro semanas.
Uma publicação da Clinical and Developmental Immunology [1] diz que a dermatite de contato é uma inflamação na pele com um complexo mecanismo imune. De tal forma que a condição não é classificada como uma resposta cutânea inflamatória de origem imunológica.
Sintomas da dermatite de contato
Os sintomas da dermatite de contato, decerto, dependem da causa e da sua sensibilidade à substância causadora. Assim, estamos separando os sintomas em tipo de agente causador.
1. Dermatite de contato alérgica
A dermatite de contato alérgica ocorre quando uma substância à qual você é sensível (alérgeno) desencadeia uma reação imunológica na pele. Eventualmente, afeta apenas a área que entrou em contato com o alérgeno.
- pele seca, escamosa e descascando
- urticária
- bolhas vazadas
- vermelhidão da pele
- pele que aparece escurecida ou coriácea
- pele que queima
- comichão extrema
- sensibilidade ao sol
- inchaço, especialmente nos olhos, face ou áreas da virilha
2. Dermatite de contato irritativa
É o tipo mais frequente. Ao mesmo tempo, esta reação cutânea não alérgica ocorre quando uma substância danifica a camada protetora externa da pele. O contato com produtos de limpeza, por exemplo.
- Pele empolada
- pele rachada devido a extrema secura
- inchaço
- pele que parece rígida ou apertada
- ulcerações
- e, por fim, feridas abertas que formam crostas
3. Dermatite de fotocontato
É o tipo mais raro de dermatite de contato. Este tipo provoca lesões diretamente causadas pela interação entre algum produto na pele ao ter exposição ao sol. Os sintomas são:
- ardência na área
- comichão e coceira
- manchas vermelhas na pele
- erupções
- e, por fim, aparência de queimadura local
Há também a dermatite de contato ocupacional, que na verdade, é um termo jurídico. De acordo com publicação da International Archives Ocupacional Environmental Health [2] o termo é, ao mesmo tempo, usado para se referir a dermatites que são obtidos pelo paciente por causa de determinadas práticas e tarefas realizadas no ambiente de trabalho.
O que causa a dermatite de contato?
Dermatite de contato alérgica. A dermatite de contato alérgica ocorre, decerto, quando a pele desenvolve uma reação alérgica após ser exposta a uma substância estranha. Isso faz com que o corpo libere substâncias químicas inflamatórias que, ao mesmo tempo, tornam a pele irritada e irritada. Os causadores mais comuns incluem as joias feitas de níquel ou ouro, luvas de látex, bem como produtos químicos em cosméticos e produtos de cuidados da pele.
Dermatite de contato irritativa. É o tipo mais comum de dermatite de contato. Acontece, então, quando a pele entra em contato com um material tóxico. Os causadores mais comuns incluem ácido de bateria, alvejante, querosene, detergentes e, por fim, spray de pimenta. Contudo, a irritativa também pode ocorrer quando a pele entra em contato com materiais menos irritantes – como sabão ou mesmo água – com muita frequência.
As pessoas cujas mãos estão frequentemente expostas à água, como cabeleireiras e profissionais de saúde, muitas vezes sofrem de dermatite de contato irritante das mãos, por exemplo. Esta pode ser considerada uma dermatite de contato ocupacional.
Como é o tratamento?
A maioria dos casos de dermatite de contato desaparece quando a substância causadora não está mais em contato com a pele. Mesmo assim, em muitos casos, é bom procurar uma dermatologistas para exame clínico, exame de sangue e testes alérgicos. Contudo, para o alívio, há algumas dicas que podem ser feitas em casa:
- Evite coçar a pele irritada. Coçar pode piorar a irritação ou até mesmo causar uma infecção que, depois, só poderá ser tratada por antibióticos.
- Limpe sua pele. Use sabão neutro e água morna para remover o agente irritante.
- Pare de usar o produto que você acha que esteja causando o problema.
- Aplique vaselina ou pasta d’água suavemente para acalmar a área.
- Tente usar cremes anti-coceira , como loção de calamina ou creme de hidrocortisona.
- Um medicamento anti – histamínico , como a difenidramina, pode reduzir a coceira e diminuir sua resposta alérgica.
Quando ir ao médico?
Na maioria das vezes, a dermatite de contato não é motivo de preocupação. No entanto, é preciso ir ao médico se lesão estiver perto dos seus olhos ou boca, cobrir uma grande área do seu corpo ou não melhorar com o tratamento em casa. Seguem, abaixo, motivos para buscar ajuda médica:
- Se a erupção é tão irritante que você tem dificuldade em dormir ou de fazer atividades diárias
- Se a erupção surgir de repente, é dolorosa, intensa ou generalizada
- Se você tem vergonha da aparência da sua pele
- Se a erupção não melhora em três semanas
- Se a dermatite de contato afeta seu rosto ou genitais
Quando ir ao pronto socorro com urgência
- Se você acha que tem infecção com febre e pus que sai das bolhas.
- Se você sente os pulmões, olhos ou narinas doloridos, por inalar um alérgeno.
- E, por fim, se você acha que a dermatite de contato danificou a membrana mucosa da boca e do trato digestivo.