Mulher

Menstruar duas vezes por mês. Há algo errado com você?

menstruar duas vezes no mes
Menstruar duas vezes por mês. Há algo errado com você?
4.3 (86.67%) 3 votes

É difícil determinar a periodicidade de uma menstruação e generalizar isso. Em um mês ela atrasa, no outro, adianta. Em alguns casos, a mulher pode menstruar duas vezes por mês. Há, na verdade, diversas razões para que isso aconteça, desde um ciclo menstrual mais curto até mesmo gravidez. Mas, enfim, o que pode ser menstruar duas vezes no mês? Pode ser doença sangramento fora do período menstrual.

Relacionamos aqui alguns motivos que levam a esta disfunção.  No entanto, é importante ressaltar que cada mulher deverá investigar junto ao médico qual é o seu problema. Ao mesmo tempo, se sujeitar ao tratamento específico para ela.

Quem tem mais chances de menstruar duas vezes no mês

As mulheres com histórico familiar de miomas , cistos ou menopausa precoce, correm um risco maior de ter dois períodos em um mês. Dessa forma, esteja atenta para marcar uma consulta com seu ginecologista se:

  • sentir dor no abdome inferior que não desaparece depois de alguns dias
  • está com fluxo menstrual intenso
  • sentir dor durante a relação sexual
  • tem mais cólicas menstruais do que o normal
  • notar coágulos de sangue na menstruação

Causas mais comuns para menstruar duas vezes no mês

 Polimenorreia: ciclo menstrual curto

Muitas vezes o sangramento ocorre mais de uma vez, porque a mulher tem o ciclo mais curto que o normal. A duração considerada normal entre um e outro é de 21 a 35 dias. Neste tempo, de 2 a 6 dias são de sangramento menstrual. Porém, de acordo com um artigo sobre distúrbios menstruais, publicado na Revista Brasileira de Medicina (1), existem mulheres que têm um ciclo menstrual mais curto, com menos de 21 dias!

Essa disfunção é caracterizada pelo encurtamento da fase folicular no ciclo menstrual, responsável por adaptar nosso corpo para a fecundação. Assim, com um ciclo menstrual tão curto, pode ser comum que se menstrue duas vezes ao mês sem que se esteja com algum problema. Assim, se o ciclo de repente ficar mais curto, pode ser devido a qualquer uma d as causas abaixo:

  • falta de ovulação
  • hipertireoidismo ou hipotireoidismo
  • início da menopausa
  • puberdade
  • estresse
  • perda ou ganho de peso extremo
  • controle de natalidade

 Gravidez

Às vezes menstruar duas vezes no mês, não se trata de menstruação. Apesar de o sangramento vaginal ser sempre relacionado a menstruação, em alguns casos, pode ser decorrente da gravidez. Isso porque, segundo explica a ginecologista Karen Soto em artigo científico, publicado na revista Adolescência e Saúde (2), quando o embrião é implantado na parede do útero, ocorre um sangramento, que é normal e não indica risco à saúde. Portanto, pode ser que a segunda “menstruação” do mês seja, na verdade, essa secreção decorrente da fecundação. É importante, ao mesmo tempo, fazer logo um teste caso haja a possibilidade de a mulher estar grávida.

 Nível de progesterona baixo

De acordo com um artigo publicado Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (3), menstruar duas vezes no mês pode ser o efeito de uma alteração hormonal como, por exemplo, um estímulo desnecessário sobre o endométrio. O ciclo menstrual está totalmente ligado aos níveis de progesterona no organismo feminino. Assim, quando seus níveis abaixam o corpo entende que é hora de menstruar. Assim, quando a progesterona esta desregulada o ciclo pode ficar bagunçado também porque o sistema reprodutivo não recebe o aviso de quando deve eliminar a menstruação.

 Mioma

Os miomas costumam ser importantes causas de menstruar duas vezes no mês. Ele são tumores benignos compostos de músculo e que podem aparecer tanto dentro como fora do útero alterando a forma uterina ao passar do tempo e ao crescer. Mulheres que possuem mioma podem ter como sintoma menstruação irregulares e sangramentos fora de hora, entre uma menstruação e outra. 

Possível complicação: Amenia

O problema de menstruar duas vezes no mês (ou mais) é a anemia, que ocorre, neste caso, devido à falta de ferro no sangue. O médico pode pedir um hemograma completo e também verificar os níveis de ferro. Contudo, os sintomas mais comuns da anemia são:

  • fadiga
  • dor de cabeça
  • fraqueza
  • tontura
  • falta de ar
  • e, por fim, arritmia cardíaca
Artigos médico-científicos: Revista Brasileira de Medicina (1) Adolescência e Saúde (2) Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (3)

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo