“Estou amamentando, posso pintar o cabelo?” Médicos explicam se tinta de cabelo durante a amamentação faz mal

11739
Amamentação: Posso pintar o cabelo enquanto estou amamentando?

O período de amamentação é uma fase muito importante para o bebê e sua mãe. Tendo em vista que é um momento único entre mãe e filho nos seus primeiros meses de vida. O leite materno é a principal fonte de alimento para o bebê nos primeiros seis meses de vida e por isso deve ser respeitada com bastante rigidez essa fonte de nutrientes. Uma mãe que está amamentando precisa estar atenta a certas substâncias presentes em produtos de uso comum. Muitas mães querem saber: “Posso pintar o cabelo durante a amamentação?”

Tanto na gestação como na lactação (amamentação), a mãe deve ter muitos cuidados com a sua alimentação, ingestão de medicamentos, produtos químicos e uma série de coisas que são necessárias nestes períodos, pois pode interferir diretamente com a saúde do bebê, como da própria mãe. Uma das principais dúvidas de uma mãe que tem cabelos tingidos é saber se pode pintar o cabelo quando está amamentando.

Pois bem, a verdade é que há certas discussões sobre o assunto, mas que precisam ser esclarecidas: Fato 1 – A mãe deve ficar atenta ao utilizar qualquer produto químico ou ingerir certos alimentos, pois tudo o que for consumido ou usado irá para sua circulação sanguínea e logo para o leite materno, por isso ler o rótulo do produto é fundamental. Fato 2 – De acordo com o Dr. Ivan Ferreira, médico endocrinologista, a mãe pode pintar o cabelo enquanto estiver amamentando, desde que não utilize tintas que contenham chumbo, pois já está comprovado que esse metal pode ser passado para o bebê através do leite materno.

Além disso, tintas que apresentam a amônia em sua formulação também precisam ser evitadas, pois ainda não há estudos suficientes que comprovem a segurança de seu uso durante a lactação. Porém, a recomendação da Dra. Tatiana Steiner do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é que as mães evitem procedimentos de tinturas, pois são utilizados produtos químicos que podem afetar a saúde de ambos.

Já o ginecologista e obstetra do hospital e maternidade Santa Joana, Alberto d’Auria, recomenda a utilização de tonalizantes, pois são menos agressivos e são tinturas que saem com várias lavagens, além de evitar o forte cheiro que fica após a tintura tradicional que pode afetar o sistema imunológico do bebê e criar alergias, rinites e dores de cabeça.

A recomendação geral é não utilizar nenhum produto químico no cabelo e couro cabeludo durante a amamentação e não somente isso, ficar alerta para certos tipos de alimentos industrializados, observar a descrição do rótulo sobre os ingredientes e composição do produto, sempre verificando se tem inspeção da ANVISA e outras regulamentações necessárias.

MR / RC /