Pomada para furúnculo e outros truques caseiros para tratamento

28077
Pomada para furúnculo e outros truques caseiros para tratamento

A pomada para furúnculo é o que a maioria das pessoas buscam quando tem o problema. Os furúnculos são inchaços, cheios de pus, que se formam sob a pele. Ao mesmo tempo são lesões dolorosas e crescem se enchendo de secreções até serem drenados. Surgem, a saber, ​​por penetração de bactérias que infectam e inflamam os folículos pilosos. A maioria dos furúnculos, decerto, é causada pela bactéria Staphylococcus aureus. É comum que surjam no rosto, pescoço, axilas e nádegas.

A Dra. Debra Rose Wilson [1], especialista em medicina holística da Walden University , alerta que caso a infecção se torne insustentável, é necessário buscar ajuda médica para drenagem. Ele fará, então, uma pequena incisão ao ferver e usar gaze estéril para absorver e remover pus adicionais. Contudo, muitos casos de furúnculos podem ser tratados no conforto da sua própria casa com remédios alternativos ou uma pomada para furúnculo.

Pomada para furúnculo

Aplicar a pomada ou creme certos pode favorecer a secagem do furúnculo mais rápido, suavizando a dor e o desconforto. Uma boa razão para usa-las é que podem ser aplicadas em qualquer parte do corpo.

Elas podem ser utilizadas no tratamento de furúnculo inflamado em qualquer lugar do corpo. As pomadas antibiótica são sem dúvida as mais usadas e recomendadas pelos médicos. Isso porque, elas tem um poder de secar e eliminar as bactérias da ferida. Alguns exemplos de pomadas para furúnculo com poder antibiótico são:

  • Nebaciderme [bula] e Nebacetin [bula]. Contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias. A neomicina determina um erro na leitura do código genético da bactéria, interferindo na síntese de suas proteínas. A bacitracina zíncica inibe a biossíntese da parede celular bacteriana. Sua ação inclui, principalmente, as bactérias que costumam causar infecções de pele e de mucosas.
  • Bactroban [bula]. Contém mupirocina, um agente antibacteriano tópico que mostra atividade contra os organismos responsáveis pela maior parte das infecções de pele, como por exemplo o Staphylococcus aureus. Assim, é indicado para o tratamento de infecções bacterianas de pele como: impetigo, foliculite e furunculose.

Outras dicas para tratamento

Aplique calor

Calor ajuda a aumentar a circulação em na área afetada. Isso, decerto, leva mais glóbulos brancos e anticorpos para a área para combater a infecção. Portanto, aplicar calor no furúnculo é um dos melhores remédios caseiros que você pode usar. Além disso, pode ajudar bastante no tratamento em conjunto com a pomada para furúnculo. Aplique uma compressa quente na área por 20 minutos. Repita por três ou quatro vezes por dia, todos os dias, até que o furúnculo desapareça.

Açafrão em pó

O açafrão tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, os quais podem ajudar a curar os furúnculos rapidamente. O açafrão, a saber, já tem sido usado como um purificador de sangue natural por milênios na medicina oriental.

Para aproveitar suas propriedades, pode-se ingerir açafrão em pó ou usá-lo topicamente para tratar furúnculos. Mas, nada te impede de fazer os dois tratamentos! Para ingeri-lo, ferva uma colher de chá de açafrão em pó em água ou leite. Em seguida, depois de esfriar, beba três vezes ao dia. Para usá-lo topicamente, misture açafrão com água e / ou gengibre para fazer uma pasta e aplique-a sobre o furúnculo pelo menos duas vezes por dia. Este tratamento também pode ser feito em conjunto com a pomada para furúnculo com antibiótico.

Óleo de rícino (mamona)

O óleo de rícino contém um composto chamado ácido ricinoleico, que é um anti-inflamatório natural, mas, bastante potente. Isto, combinado com as suas propriedades antibacterianas poderosas, faz com que seja um excelente tratamento natural para furúnculos. Simplesmente aplique uma pequena quantidade de óleo de mamona diretamente no furúnculo pelo menos três vezes ao dia até que ele desapareça.

Quando ir ao médico

Às vezes, remédios caseiros não são suficientes para furúnculos teimosos. Mesmo você tendo em casa uma pomada para furúnculo com antibiótico, muitas é preciso ir ao médico. Então, marque uma consulta:

  • Se o furúnculo continua aumentando apesar do tratamento caseiro.
  • Se o furúnculo não desapareceu ou diminuiu após uma semana de tratamento em casa.
  • Se o furúnculo tem o tamanho de uma bola de pingue-pongue, ou mais.
  • Se pele ao redor dele está vermelha brilhante ou tem estrias vermelhas se estendendo a partir dele.
  • Se o furúnculo está extremamente doloroso, dando fisgadas de dor.
  • Se você tem tido furúnculos recorrentes ao longo de vários meses.
  • Se você também tem diabetes.
 Opinião médica: Dra. Debra Rose Wilson [1]