Aqui estão as 7 doenças mais assustadoras causadas por bactérias

Doenças causadas por bactérias: as 7 doenças que mais matam

As doenças causadas por bactérias são as mais comuns que nos rodeiam. Contudo, há um pequeno grupo de bactérias que causas as doenças mais assustadoras que conhecemos. Certamente, as bactérias  são organismos fascinantes. Elas estão por toda parte e muitas delas são bastante úteis para nós.

Nossas bactérias auxiliam na  digestão dos alimentos , na  absorção de nutrientes e na produção de vitaminas. Por outro lado, várias doenças que afetam os seres humanos são causadas por bactérias. As bactérias causadoras de doenças são chamadas de bactérias patogênicas. Essas, a saber, podem produzir substâncias venenosas chamadas endotoxinas e exotoxinas. Essas substâncias são responsáveis ​​pelos sintomas que ocorrem com doenças relacionadas a bactérias. Os sintomas podem variar de leves a sérios, contudo, alguns podem ser fatais.

Doenças causadas por bactérias: Fasciíte Necrosante

A Fasciíte Necrosante, também conhecida como “Doença Comedora de Carne” é uma infecção grave, causada, na maioria das vezes pela bactéria Streptococcus pyogenes . Normalmente, essa bactéria coloniza as áreas da pele e da garganta do corpo. Contudo, elas são bactérias carnívoras, capazes de produzir toxinas que destroem células do corpo , principalmente as células sanguíneas – hemácias e leucócitos. Essa ação leva a morte do tecido infectado, causando a fasciíte necrosante. Outros tipos de bactérias que também podem causar a fasciíte necrosante: Escherichia coli , Staphylococcus aureus , Klebsiellae Clostridium .

As pessoas desenvolvem essa infecção, na maioria das vezes, pela entrada de bactérias no corpo através de uma ferida aberta na pele. Essa doença, no entanto, não é tipicamente transmitida de pessoa para pessoa. Assim, as ocorrências são acidentais. Indivíduos saudáveis ​​com sistema imunológico funcionando adequadamente e que praticam uma boa higiene no cuidado de feridas têm baixo risco de desenvolver a doença.

Doenças causadas por bactérias: Infecção por estafilococos

O Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é uma bactéria que pode causar sérios problemas de saúde. O MRSA é uma cepa da Staphylococcus aureus que desenvolveu uma resistência a antibióticos relacionados à penicilina, incluindo a meticilina. O MRSA, a saber, é normalmente transmitido através do contato físico e pode causar uma infecção penetrando na pele através de um corte, por exemplo. Contudo, o MRSA é adquirido, normalmente, durante as internações hospitalares. Estas bactérias podem contaminar vários tipos de instrumentos, incluindo equipamentos médicos. Se as bactérias MRSA conseguirem entrar no organismo e causar uma infecção por estafilococos, as consequências poderão ser fatais. Estas bactérias podem infectar ossos, articulações, válvulas cardíacas e os pulmões. Leva à morte em poucos dias.

Doenças causadas por bactérias: Meningite

A meningite bacteriana é uma inflamação da meninge, a membrana que faz a cobertura protetora do cérebro e da medula espinhal. Esta, decerto, é uma infecção bem grave que pode levar a danos cerebrais e até a morte. Os sintomas de meningite incluem dor de cabeça severa, rigidez no pescoço e febre bem alta – acima de 380C. É muito importante que, confirmada a doença, os antibióticos iniciem logo que possível após a infecção, para ajudar a reduzir o risco de morte.

Ao mesmo tempo, vírus, fungos e parasitas podem também causar meningite. Contudo, a meningite bacteriana pode ser causada por várias espécies de bactérias. As bactérias específicas que causam a meningite bacteriana variam de acordo com a idade da pessoa infectada. Para adultos e adolescentes, Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae são as causas mais comuns. Em recém-nascidos, as causas mais comuns de meningite bacteriana são Streptococcus do Grupo B , Escherichia coli e Listeria monocytogenes. Mas, isso não é, de fato, uma regra.

Doenças causadas por bactérias: Pneumonia

A pneumonia é a famosa infecção dos pulmões. Os sintomas de pneumonia incluem febre alta, tosse e dificuldade para respirar. Diversas espécies de bactérias podem causar pneumonia, mas, a mais comum é o Streptococcus pneumoniae . Essa, normalmente reside no trato respiratório e não causam infecção em indivíduos saudáveis. Contudo, em alguns casos, as bactérias se tornam patogênicas e causam a pneumonia.

A infecção geralmente começa depois que as bactérias são inaladas e se reproduzem rapidamente nos pulmões. Isso, aproveitando-se de um sistema imunológico enfraquecido por uma gripe, por exemplo. A S. pneumoniae também pode causar infecções de ouvido, sinusite e meningite. Se necessário, a maioria das pneumonias tem alta probabilidade de cura com tratamento antibiótico.

Doenças causadas por bactérias: Tuberculose

A tuberculose é, também, uma doença infecciosa dos pulmões. É tipicamente causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. A tuberculose é uma doença perigosa que pode ser fatal sem o tratamento adequado. Pode ser transmitida facilmente pelo ar quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou até fala, sendo portanto, altamente contagiosa. Em uma série de países desenvolvidos, a tuberculose tem aumentado com o surgimento da Aids. Isso porque, há um enfraquecimento do sistema imunológico de pessoas infectadas de HIV.

Normalmente, o isolamento do doente pode ajudar a prevenir a disseminação de uma infecção ativa. As bactérias da tuberculose se tornam ativas e começam a se multiplicar, caso o sistema imunológico não puder impedi-las de crescer.  As bactérias atacam o corpo e destroem o tecido.  Quando chegam aos pulmões, podem criar, literalmente, um buraco no tecido pulmonar.

Doenças causadas por bactérias: Cólera

A cólera é uma infecção intestinal causada pela bactéria Vibrio cholerae . É, então, uma doença transmitida por alimentos e água contaminada pela bactéria . Em todo o mundo, ocorrem aproximadamente 3 a 5 milhões de casos por ano, com perto de 100.000 mortes. A maioria dos casos de infecção ocorre, obviamente, em áreas com falta de água e saneamento de alimentos. Os sintomas da forma grave incluem diarreia com sangue, vômitos e cãibras. A cólera é tipicamente tratada pela hidratação do indivíduo infectado. Em casos mais graves, antibióticos podem ser usados ​​para ajudar a pessoa a se recuperar.

Doenças causadas por bactérias: Disenteria

A disenteria bacilar é uma inflamação intestinal causada por bactérias do gênero Shigella . Semelhante à cólera, é propagada por alimentos e água contaminados. A disenteria também é um problema de saneamento básico, afetando pessoas que não lavam as mãos depois de usar o banheiro. Os sintomas de disenteria grave incluem diarreia com sangue, febre alta e dor na barriga. Como a cólera, a disenteria é tipicamente tratada com hidratação, podendo ser usados antibióticos de acordo com a gravidade.

A melhor maneira de evitar a propagação de Shigella é lavar e secar suas mãos adequadamente antes de manusear alimentos. Ao mesmo tempo, é indispensável evitar beber água em áreas onde pode haver um alto risco de disenteria.

Livro: Microbiologia médica – Murray, PatrickR 6 edição [PDF]