Sua saúde

“Estou vomitando espuma”. Médico explica as causas mais comuns para uma pessoa vomitar espuma

Estou vomitando espuma. Médico diz o que pode ser vomitar espuma

“Estou vomitando espuma”. Médico explica as causas mais comuns para uma pessoa vomitar espuma
Esse texto foi útil para você?

Vomitar não é nada agradável, porém em muitos casos traz um alívio para a pessoa. Embora o vômito seja um reflexo de que algo não está certo em nosso organismo, ele pode aliviar, temporariamente, as náuseas. Ou seja, aquela sensação desagradável antes de vomitar. Mas, algumas vezes o vômito vem com um aspecto diferente e a gente se preocupa ainda mais como vomitar espuma por exemplo. Neste caso em especial, o que pode ser quando você está vomitando espuma?

De acordo com o gastroenterologista, Dr. Leonardo Peixoto, o vômito é um reflexo incontrolável que expele o conteúdo do estômago através da boca. Tanto o vômito como as náuseas são sintomas muito comuns e que podem ser causados por uma grande variedade de fatores.

Normalmente, o vômito não significa algo grave, muitas vezes causados pela intoxicação alimentar, medicamentos, enjôos na gravidez, entre outros. Porém, se o vômito demorar muito ou se os episódios de vômitos forem constantes é necessária ajuda médica para que seja avaliado o caso clínico.




Leia também: Vômito amarelo ou amarelado: Médico explica o que pode ser

Vomitar espuma, o que pode ser?

Comer rápido demais: Existem muitos fatores e causas que fazem uma pessoa vomitar, principalmente por causa de alimentos contaminados. Uma causa muito comum é comer rápido demais. Neste caso, além da espuma que pode ser branca ou não, a pessoa costuma vomitar o próprio alimento no início de sua digestão, ou seja, com bastante ácido estomacal e isso pode ser bastante desagradável e doloroso para o esôfago.

Atividades físicas de estômago vazio: Outra causa bastante comum são as atividades físicas intensas e mesmo com estômago vazio pode provocar o vômito, isso porque a pessoa pode ficar desidratada, não respira bem e fica muito ofegante causando náuseas e por isso o vômito pode ocorrer, se o estômago estiver totalmente vazio a pessoa pode expelir apenas os ácidos estomacais que pode vir na forma de espuma ou não.



Gastrite: A gastrite é umas das principais causas do vômito que pode vir com espuma ou não. De acordo com o endocrinologista Dr. Ivan Ferreira, a gastrite é uma inflamação, infecção ou erosão na parte interna do estômago que só pode ser diagnosticada através do exame de endoscopia, portanto, o gastroenterologista é o médico especialista para tratar doenças gástricas.

Apesar de o vômito não ser nada legal, é importante lembrar que o ato de vomitar, juntamente com as náuseas são sintomas que nos ajudam a identificar problemas simples ou graves em nosso organismo, por isso deve ser observado com atenção o tipo de vômito, a sua cor, consistência e verificar se não há vestígios de sangue nele, pois pode ser alguma doença grave. Em todos os casos, se o vômito persistir ou apresentar anormalidades é necessário procurar o médico para que seja avaliado.

TS / MV / MSD /


 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo