Sua saúde

Remédio para infecção de urina: Essa é a melhor forma de melhorar os sintomas

Remédio para infecção de urina: melhor forma de melhorar os sintomas

Remédio para infecção de urina: Essa é a melhor forma de melhorar os sintomas
5 (100%) 1 vote

O remédio para infecção de urina ideal, depende unicamente de você mesmo. Alguns hábitos durante uma infecção no trato urinário (ITU) podem ser sua salvação, de acordo com especialistas. Embora, os sintomas de infecção urinária sejam, tradicionalmente, tratados com antibióticos, também existem muitos remédios caseiros que ajudam a tratá-los, evitando que voltem a ocorrer.

De acordo com a Dra. Rachel Link [1], as bactérias do intestino são a causa mais comum de infecções do trato urinário, mas fungos e vírus também podem causar infecção. As duas cepas de bactérias Escherichia coli e Staphylococcus saprophyticus são, certamente, as responsáveis ​​por cerca de 80% dos casos. Assim, os sintomas de infecção urinária mais comuns são:




  • sensação de queimação quando faz xixi
  • Micção frequente, e, ao mesmo tempo, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • Urina turva ou escura


  • Urina com um cheiro forte
  • Dor no pé da barriga

Remédio para infecção de urina e dicas



Beba muitos líquidos

A falta de hidratação tem sido associada ao aumento dos riscos de infecção urinária. Isso porque, fazer xixi ajuda ajudar a liberar as bactérias do trato urinário e previne a infecção, conforme estudo publicado no European Journal of Nutrition [2]. Os cientistas descobriram que pacientes usuários de cateteres urinários de longo prazo, urinavam menos, e por isso tinham o risco aumentado de desenvolver uma ITU.

Ao mesmo tempo, outro estudo publicado no Journal of Nephrology [3], analisou 141 meninas e mostrou que a baixa ingestão de líquidos e a micção pouco frequente estavam ambas ligados ao desenvolvimento dos sintomas de infecção urinária. Assim, acredita-se que o aumento na ingestão de líquidos leva a uma diminuição na frequência de infecções.

Em suma, beber bastante líquido pode diminuir o risco de infecções do trato urinário. Isso porque,  fazendo mais xixi, ajuda a remover as bactérias. Nesse caso, pode-se optar até mesmo para chá para infecção urinária ou sucos de frutas.

Aumente a ingestão de Vitamina C

Vitamina C pode ser um dos melhores remédios para infecção de urina. Há evidências, cientificamente comprovadas, mostrando que aumentar a ingestão de vitamina C pode proteger contra infecções urinárias. Um estudo publicado na Acta Obstetrics and Gynecology Scandinavia [4], revelou que a vitamina C aumenta a acidez da urina, eliminando as bactérias que causam a infecção. O estudo administrou 100 mg de vitamina C todos os dias em mulheres grávidas. Por fim, descobriu-se que a vitamina C tinha um efeito protetor, reduzindo o risco de ITUs em mais da metade.

Assim, abuse de frutas e legumes. Esses alimentos são especialmente ricos em vitamina C e são uma boa maneira de aumentar sua ingestão. Os cientistas sugerem pimentões, laranjas, acerola e kiwis, pois apenas uma pequena porção já tem a quantidade ideal de vitamina C diária para evitar infecções urinárias.

Em suma, aumentar a ingestão de vitamina C pode diminuir o risco de infecções do trato urinário, tornando a urina mais ácida, matando as bactérias causadoras de infecção.

Tome um probiótico

O probiótico é um ótimo remédio para infecção de urina. Isso porque, são produtos alimentares que contêm micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde. Ingeri-los pode promover um equilíbrio saudável de bactérias no intestino.

Um estudo publicado no Canadian Journal of Urology [5],  descobriu que o Lactobacillus , uma cepa probiótica comum, ajudou a prevenir infecções do trato urinário em mulheres adultas. Assim, os pesquisadores acham que certas cepas de probióticos podem diminuir o risco de infecções do trato urinário. Ao mesmo tempo, o uso de probióticos tem sido associado a tudo, desde melhora da saúde digestiva até o aumento da função imunológica.

Antibióticos, a principal linha de defesa contra infecções do trato urinário, podem causar distúrbios nos níveis de bactérias intestinais. Mas, os probióticos podem ser benéficos na restauração dessas bactérias após o tratamento com antibióticos.

Os probióticos, a saber, estão disponíveis em suplementos ou podem ser encontrados em alimentos como: Yakult, iogurtes naturais, kefir, picles, sopa de miso e outros. Na farmácia pode optar por suplementos como Simbiflora, Prolive e florax, por exemplo.

Portanto, os probióticos podem ajudar a prevenir ITUs quando usados ​​isoladamente ou em combinação com antibióticos.

Pratique estes hábitos saudáveis

O melhor remédio para infecção de urina é a prevenção. Os hábitos que previnem começam na sua higiene. Assim podemos enumerar algumas regras que devem ser seguidas a fio por todos, sobretudo, para mulheres que tem infecções urinárias recorrentes.

  • É importante não segurar a urina por muito tempo. Isso pode levar a um acúmulo de bactérias, resultando em infecção.
  • Fazer xixi após a relação sexual também pode reduzir o risco de ITU, impedindo a propagação de bactérias.
  • Além disso, aqueles que são propensos a infecções do trato urinário devem evitar o uso de espermicida, uma vez que tem sido associado a um aumento de infecções de urina.
  • Finalmente, quando você usa o banheiro, certifique-se de limpar a frente para trás. Limpar de trás para a frente pode fazer com que as bactérias intestinais se espalhem para o trato urinário.

Em conclusão, o melhor remédio para infecção de urina é urinar com frequência e após a relação sexual. O uso de espermicida e a limpeza de trás para frente podem aumentar o risco.

Opinião médica: Dra. Rachel Link [1]   Artigos medico-científicos: Eur. Jour. Nutrition [2] Jour. Nephrology [3]  Acta Obst. and Gynec. Scand. [4] Can. Jour. Urology [5]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo