Você costuma segurar o xixi? Essa é uma das piores coisas que você pode fazer para sua saúde íntima

2792

“Trabalho como atendente de telemarketing e nós temos horas programadas para ir ao banheiro. Só que eu tomo muita água e tenho sempre muita vontade de fazer xixi. Seguro o xixi por muito tempo… Queria saber se isso pode fazer mal a longo prazo.” (Ana Laura)

Ana Laura, não segure a vontade de ir ao banheiro! Fazer xixi não apenas é uma necessidade fisiológica importante por excretar o líquido que “não serve” para o nosso corpo, como também é essencial para manter nossa saúde. Pessoas que ficam muito tempo segurando essa vontade estão arriscando a ter problemas como, por exemplo, infecção urinária. Isso porque a urina ajuda a “lavar” o canal por onde ela passa, eliminando microrganismos que possam causar infecções. Além disso, a urina possui alguns compostos como sal, ureia e ácido úrico, que se tornam nocivos caso permaneçam muito tempo no organismo, facilitando assim a proliferação de bactérias.

Não apenas infecção urinária, como também outros riscos estão associados a esse hábito incorreto. Para pessoas com incontingência urinária (dificuldade em segurar a urina) é um fator complicante. Também é possível desenvolver a incontingência se você frequentemente segura a urina, e a bexiga, que suporta um máximo de 700 a 800 ml, pode perder a elasticidade. Mas então, o que fazer?

Bem Ana, sabemos que trabalhos como o seu não permitem uma grande flexibilidade para ir ao banheiro. É comum que em profissões como a sua beba-se mais água, na tentativa de manter uma boa voz. Porém, infelizmente, fazer xixi é uma necessidade que não pode ser ignorada. Uma pessoa deve beber, em média, 2 litros de água por dia para manter seu organismo em ordem. Isso requer entre 6 a 7 idas diárias ao banheiro, e a maioria das pessoas vão apenas 3 ou 4 vezes. A dica é beber água aos poucos! Quando você bebe a água diária necessária fracionadamente a vontade de ir ao banheiro terá uma constância de 2 a 3 horas, o que é ideal para sua saúde.

Para manter a hidratação do corpo, evitando infecções urinárias, além de beber água, é necessário comer frutas e verduras. Preste atenção também a outros fatores, como os diuréticos (como o café) em excesso, que aumentam a quantidade de urina forçadamente, não sendo uma resposta natural do nosso organismo. Além disso, diabéticos com quadro não controlado têm maior propensão a produção de urina devido a intensa atividade dos rins. Já no inverno, comumente produzimos maior quantidade de urina, pois há uma menor eliminação de líquidos pelo suor.

Mas nem tudo é má notícia. Apesar de nossa bexiga enviar sinais ao cérebro com o acúmulo de apenas 150 ml de líquido, é até saudável esperar um pouquinho para fazer xixi, pois ir ao banheiro a qualquer sinal mínimo de vontade pode deixar a bexiga hiperativa. É aquela velha história: tudo na medida certa! Então Ana, preste atenção a esses detalhes e cuide de sua saúde. Afinal, se o mecanismo de excreção existe, é porque alguma utilidade (e necessidade) existe. E por causa de um detalhe cotidiano, você pode ter sérios problemas!

segurar-xixi

Fontes: saocamilo/bemestar/bolsademulher  Imagens: bolsademulher / dicasetruques