Por que engasgamos?

“Quase morri engasgada com um pedaço de pão. Bateram na minhas costas, fiquei tossindo, quase vomitei tudo. Me explica por que a gente engasga?” Karen Oliveira – Recife / PE

É horrível, não é Karen? Bom, o engasgo é um sinal de que o alimento que você ingeriu percorreu o caminho errado para o sistema digestivo.  A tosse provocada parece ser a única saída para o desespero! Engasgar significa que a comida sólida ou líquida passou pelo lugar que não deveria. Nossa  laringe, localizada na garganta, é formada por estruturas de cartilagem – um tecido resistente e flexível – entre as quais está a epiglote, que poderia ser comparada a uma tampinha. Essa epiglote pode abrir e fechar, independentemente da nossa vontade, por várias vezes ao longo do dia, regulando a passagem do ar e dos alimentos.

Só que ás vezes esta laringe falha no fechamento, principalmente qunado comemos muito rápido. O alimento que deveria ir para o esôfago pelo caminho errado, ou seja, ele é desviado para a laringe. Nossa laringe existe apenas para receber ar e controlar sons da nossa fala, recebendo alimento ele sofre uma irritação que é o engasgo. Assim que a laringe percebe que não é ar que está ali, as terminações nervosas da laringe reagem provocando a tosse para expelir o material que pegou o caminho do aparelho respiratório. A expulsão ocorre pelos orifícios de entrada do ar, tanto pela boca quanto pelo nariz, e o engasgo passa. Mas é uma reação bem incomoda de sentir!

O engasgo é um jato de ar disparado pelas terminações nervosas da laringe que desobstrui a passagem de ar para os pulmões.
por-que_engasgamos
O engasgo é um sinal de que o alimento que você ingeriu percorreu o caminho errado!

————————————————————–