Sua saúde

Coceira nos olhos: Especialistas explicam o que pode ser e como fazer para resolver o problema

Olhos coçando: o que pode ser e como tratar a coceira nos olhos

Coceira nos olhos: Especialistas explicam o que pode ser e como fazer para resolver o problema
4.8 (95%) 4 votes

A coceira nos olhos é tão comum entre as pessoas que já virou um hábito coçar a região ocular todos os dias. Mas, pare e pense, será que a coceira nos olhos pode ser sinal de alguma doença? Sim, ficar com olhos coçando por mais de três dias precisa de uma avaliação de um médico oftalmologista para verificar as possíveis causas. Afinal, o que pode ser e como tratar  olhos coçando cronicamente?

Tempo seco, alergias, poeira, pólen, pelos de animais e certas doenças, são as principais causas na maioria das pessoas que reclamam de coceira nos olhos. Além disso, o Dr. Renato Augusto Neves, médico oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, nos diz que além de causar vermelhidão, irritação e até mesmo uma infecção, levar os dedos sujos aos olhos pode aumentar ainda mais a coceira e que pode levar o agravamento do astigmatismo.




Doenças e causas de coceira nos olhos

Alergias

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a alergia ocular atinge entre 15% a 20% da população mundial, afetando as pálpebras e a córnea e tendo sua maior incidência em pessoas que sofrem com algum outro tipo de alergia, como asma, rinite e sinusite.

Ao mesmo tempo, um exposição  a diferentes produtos de higiene pessoal pode desencadear alergia. A pele que cobre as pálpebras é muito fina. Então os olhos olhos e pálpebras são sensíveis a diferentes alérgenos em seu ambiente. Ou talvez você seja alérgico ao travesseiro ou à poeira no seu quarto. Alguns possíveis gatilhos incluem:



  • sabões, detergentes e outros produtos químicos
  • poeira, pólen e pelos de animais


  • fumaça de cigarro, exaustão de carros e perfume
  • maquiagem dos olhos, como delineador, sombra e rímel
  • produtos de cuidados pessoais como tintura de cabelo, esmalte, sabonetes, shampoos
  • protetor solar
  • e, por fim, removedor de maquiagem

Síndrome do olho seco

Outra causa comum, é a síndrome do olho seco, na qual há uma diminuição na produção da lágrima, fazendo com o que olho fique mais irritado, a melhor forma de tratar essa coceira é utilizar lubrificantes oculares e manter os olhos hidratados.

Lentes de contato

O uso de lentes de contato também causa muita coceira nos olhos, principalmente quando usado inadequadamente, com as mãos sujas ou higienização e manuseio incorretos das lentes de contato, isso pode levar microrganismos ao olho e causar vários tipos de infecções, principalmente a conjuntivite infecciosa (bacteriana ou viral) que dura em torno de uma a duas semanas, onde muitas vezes é necessário o uso de antibióticos na forma de colírios.

Terçol ou conjuntivite

De acordo com o Oftalmologista Reinaldo Leite, o terçol e a conjuntivite causam muita coceira na região dos olhos. O terçol é uma inflamação nas glândulas da pálpebra e a conjuntivite na membrana conjuntiva. Ele fala que pode ser usado compressa morna até 4 vezes ao dia para ajudar a melhorar a inflamação, porém se o terçol durar mais de 15 dias é necessário procurar um oftalmologista.

Blefarite

A blefarite é outra condição que pode causar inflamação palpebral. Essa condição, decerto,  ocorre quando as glândulas sebáceas localizadas nos folículos pilosos das pálpebras ficam entupidas e irritadas.  Além da coceira nos olhos, você pode sentir crostas em torno das pálpebras e cílios. Além disso, a coceira piora muito à noite. Curiosamente, a blefarite ocorre, com frequência, em 42% dos portadores de Síndrome de Down, de acordo com estudo publicado na Revista Brasileira de Oftalmologia [1]. Há vários gatilhos para desenvolvimento de blefarite, incluindo:

  • ácaros
  • infecção bacteriana
  • efeitos colaterais de medicação
  • glândulas sebáceas com mal funcionamento

Estresse ocular

Uma causa bastante atual da coceira nos olhos é o estresse ocular, isso acontece devido ao esforço excessivo causado pela tela do computador e do celular, causando cansaço nos olhos, além disso, pode causar dores de cabeça e dificuldades de aprendizado. A melhor forma de prevenir ou melhorar os sintomas é fazer pausas regulares no uso de computador ou celular e tirar o foco da tela, realizando um descanso a sua visão.

Você saberá que está com estresse ocular se tiver os seguintes sintomas, além da coceira nos olhos:

Na maioria dos casos, a coceira nos olhos é um sintoma de alergia ou inflamação, por isso, caso persista, é necessária ajuda de um especialista.

Opinião médica: Dr. Renato A. Neves artigo médico-científico: Revista Brasileira de Oftalmologia [1]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo