Sintomas da sinusite: como saber se tenho ou se estou com Sinusite?

4350
Sintomas da sinusite: como saber se tenho ou se estou com Sinusite?

Os sintomas da sinusite são muito fáceis de serem confundidos com um resfriado ou vice-versa. Por isso devemos ficar atentos as causas e os principais sintomas da sinusite, pois ela pode desencadear problemas maiores. A sinusite, também chamada de rinossinusite, é uma inflamação da mucosa dos seios paranasais, chamados também de seios da face, conforme nos fala o Dr. Pedro Pinheiro, médico especialista em medicina interna.

Ao mesmo tempo, os sintomas da sinusite podem ser parecidos com a rinite, resfriados e gripes. Por isso diferenciá-los é determinante para ser realizado um tratamento correto e eficaz. De acordo com o Ministério da Saúde, as sinusites podem ser divididas em dois tipos: Sinusite aguda e Sinusite crônica. Ambas apresentam os mesmos sintomas, apenas variando a sua intensidade.

Sintomas da Sinusite

  • Dores de cabeça: no geral, apresenta muita dor de cabeça. Isso, principalmente na região da face, ao redor dos olhos, nos seios da face. Um dos sintomas da sinusite clássicos é justamente a do de cabeça constante e forte, como uma pontada ou pulsátil. Ao mesmo tempo, pode sentir uma pressão e peso na cabeça que pioram ao deitar. Podem aparecer dores nos dentes.
  • Congestão nasal e coriza: há grande acúmulo de muco e por isso vem a coriza, dificuldade para respirar e, obviamente, o nariz entupido. A secreção pode ser branca, amarelada ou esverdeada.
  • Tosse: A tosse é bem presente na sinusite crônica, costuma aumentar durante a noite ao dormir. Pois a secreção escorre e desce das fossas nasais para as vias aéreas causando a tosse, mas diminuem no decorrer do dia. Normalmente, um chá para tosse, ajuda bastante no alívio.
  • Febre: Geralmente, a febre não é um sinal comum, mas pode ocorrer um pouco acima dos 38º C.
  • Garganta inflamada: Devido às secreções e a tosse, a garganta pode desencadear uma inflamação, na qual pode levar ao mau hálito. Além disso, espirros e coceira nasal podem aumentar bastante. Na maioria dos casos, um remédio para dor de garganta, ajudará neste sintoma.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia [1], diz que há outros sintomas da sinusite também comuns, como a vermelhidão na face e ao redor dos olhos e, ainda, complicações orbitárias. No entanto, é bom ficar atento ao tempo, pois a sinusite pode durar em torno de 10 dias, caso se prolongue demais, é necessário ajuda médica para realizar o diagnóstico e verificar o melhor tratamento para sinusite, geralmente usando antibióticos. Lembrando que o especialista a ser consultado é um otorrinolaringologista.

 

Artigo médico científico: Rev. Bras. de Otorrinolaringologia [1]