Alimentação

O que é glúten? Por que a embalagem dos alimentos avisa sobre a presença dele?

O que é glúten contem gluten não contém gluten

O que é glúten? Por que a embalagem dos alimentos avisa sobre a presença dele?
5 (100%) 4 votes

O que é glúten? Essa é uma ótima pergunta, pois muito se fala sobre glúten e pouco se explica. Na verdade o glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio, no malte e na cevada. Ele é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães. Até aí tudo está normal, só que existem pessoas que são portadoras de uma doença chamada doença celíaca que têm dificuldade em digeri-lo. Ou seja, elas possuem intolerância a glúten, o que nada tem a ver com a intolerância a lactose, como muitas pessoas pensam.

O glúten, na verdade, é o resultado da mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma da semente de cereais da família das gramíneas (Poaceae). Fazem parte dessa família, como já dito, o trigo, o centeio, a aveia, o malte e a cevada. O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina. Ele é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães.




O que é glúten: Por que algumas pessoas não podem comê-lo?

Quando o glúten chega ao intestino dessas pessoas, anticorpos impedem o órgão de absorver essa e outras proteínas. Além disso, não absorve os carboidratos, vitaminas, ferro e cálcio. Os nutrientes são eliminados pelas fezes e a pessoa fica com deficiências nutricionais graves. Conforme estudo publicado na revista Jornal de Pediatria [1], os nutrientes são eliminados pelas fezes e a pessoa fica com deficiências nutricionais graves. A doença é genética e o sintoma mais comum é uma diarreia crônica, excesso de gases, barriga inchada, dor de barriga.

Pessoas com doença celíaca se sentem muito cansadas. Isso porque, os níveis de energia podem ser ligeiramente afetados após consumir uma grande refeição, enquanto o seu corpo trabalha para digerir os alimentos. Podem, ao mesmo tempo, sentir fortes dores de cabeça. Essa cefaleia tem ocorre, geralmente,  dentro de 30 minutos até uma hora após a ingestão para muitos indivíduos. Depois de uma refeição, quem tem doença celíaca pode apresentar inchaços, gases, constipação e dor de estômago.

O diagnóstico da alergia ao glúten e da doença celíaca é relativamente simples, basta fazer um exame de sangue e a biópsia do intestino.



O que é glúten: embalagens dos produtos

Como já explicado, pessoas com essa doença não devem ingerir produtos contendo glúten em nenhuma hipótese. Essas pessoas não podem ingerir alimentos como pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cerveja, whisky e vodka. Isso, se esses alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. A doença celíaca afeta aproximadamente 2 milhões de brasileiros. Contudo, maioria das pessoas não sabe que tem a enfermidade, provocada pela intolerância permanente ao glúten. De cada oito celíacos, apenas um tem o diagnóstico.

De acordo com o site da Câmara dos Deputados [2], no dia dia 16 de maio de 2001, a lei que tornou obrigatória a identificação dos alimentos com glúten nas embalagens ou rótulos (10.674/03) foi publicada no Diário Oficial.

⚠️Atenção: pessoas que não sofrem de Doença Celíaca não devem fazer dieta sem glúten. Isso pode desencadear desnutrição grave.



Artigo científico: Jornal de Pediatria [1]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


12 comentários

12 Comments

  1. Olá, Karla!
    A quanto tempo a gente não se fala/ escreve ! Adorei o post e vou colocar um link deste post em meu Blog para que meus alunos possam acessá-lo. Posso ? Beijos !

  2. sandra h

    em

    😀 Muito obrigado pela resposta à minha pergunta no “perguntas e respostas” do yahoo. mas gostaria de tirar outra dúvida: Você disse que o sintoma mais comum ao celíaco é diarréia.Há possibilidade de ter prisão de ventre? Tenho uma prisão de ventre crônica que remédio caseiro nenhum resolve. Adoro massas e cosumo bastante. Por favor me ajude. Gostaria muito de acabar com esse mal (prisão de ventre) que me atormenta ha 10 anos. Um muito obrigado e um grande abraço!!!!!!!

  3. SANDRA, olha, vc tem toda razão. A prisão de ventre crônica pode ser um dos sintomas dos celíacos. Pq não procura um médico e sugere pesquisar esse problema em vc? Olh, entra nesse site aqui: http://www.doencaceliaca.com.br/doencaceliaca.htm

    Ele é direcionado a DC..
    beijocas
    volte sempre!
    :love:

  4. DAIANA

    em

    poxa vlw mesmo…nunca consegui entender direito esse assunto e vcs colocaram de um jeito muito mais fácil de aprender 😀 :whistle:

  5. rosy

    em

    🙁 meu namorado esta com alergia,ele esta usando um sabonete bacterecida,a pele dele esta ficando muito seca é sensivel demais pode ser do sabonete?
    :whistle:

    • Nayana

      em

      Nuss! Muito legal a sua curiosidade, me vi em você quando tinha a sua idade. Hoje estou cursando biologia e recomendo o curso a você mesmo. Boa sorte em sua jornada!

  6. juliana

    em

    olá… eu sou juliana e tenho 11 anos quando crescer quero ser bióloga. achei o site mto legal e entro nele todos os dias addddorrreeeiiiii 😀 🙂 ^_^ 8) 😆 😉 :p :woot: :kiss:

  7. Emanuela

    em

    Olá. Obrigado pelas infrmações sobra o que é Glúten.
    Não sabia direito de onde vinha e porque pessoas tinham alergia a essa proteína!
    Fica com Deus.!

  8. Lea paula

    em

    Cara estou embabacada to fora do tal veneno chamado glutem, vao combina os estudiosos saõ omissos podia bem alertar a população, pra eles ooo nossa assim vcs nos matam kkkkkk so rindo…fui ate breve.

  9. silvana guedes campos

    em

    oi sou silvana . e consultei o site de vcs pra pesquisar o gluten por ter q fazer um trb no curso q estou cursando tecnico de nutrição e gostei muito

  10. elivania martns da silva

    em

    eu sou Elivania martins e tinha curiosidade sobre o q era gluten e gostei muito do resultado.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo