Gases, dor de cabeça, diarreia, bolinhas pelo corpo e mais. Você pode estar com doença celíaca e não sabe!

Doença celíaca: gases, dor de cabeça, diarreia, bolinhas pelo corpo

O que é glúten? O glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio, na aveia, no malte e na cevada. Ele é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães. Até aí tudo está normal, só que existem pessoas que são portadoras da doença celíaca que têm dificuldade em digeri-lo.

Quando o glúten chega ao intestino dessas pessoas, anticorpos impedem o órgão de absorver essa e outras proteínas – além de carboidratos, vitaminas, ferro e cálcio. Os nutrientes são eliminados pelas fezes e a pessoa fica com deficiências nutricionais graves. A doença é genética e o sintoma mais comum é uma diarreia crônica. Pessoas com essa doença não devem ingerir produtos contendo glúten em nenhuma hipótese. Você poderá saber mais sobre o assunto lendo o texto que explica o que é glúten.

1- Depois de ingerir alimentos ricos em glúten, você se sente cansado?

Normalmente, os níveis de energia podem ser ligeiramente afetados após consumir uma grande refeição, enquanto o seu corpo trabalha para digerir os alimentos. Como o organismo das pessoas intolerantes ao glúten tem de trabalhar mais para tentar combater os efeitos deste no sistema digestivo, eles geralmente sentem fadiga depois de comer. Ao contrário da letargia ocasional que pode ocorrer ao longo do tempo, as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten podem ficar completamente esgotadas após as refeições.

2- Você se sente irritado depois que ingere alimentos com trigo (pão, bolos, tortas)?

Muitas pessoas que tem de intolerância ao glúten se queixam de irritabilidade depois de comer. A irritabilidade pode estar relacionada à fadiga ou pode ocorrer como resultado de se sentir de modo parecido à forma que alguém se sente quando está com um resfriado ou gripe. Muitos intolerantes ao glúten descrevem ter uma “mente nebulosa” logo depois que comem. Em outras palavras, elas perdem a sua linha de pensamento facilmente e acham difícil se concentrar. Sentem algo como cansaço, fadiga ou sensação de cabeça “confusa”, perda de foco ou clareza de pensamento, especialmente após comer uma refeição que contenha glúten.

3- Você sente dores de cabeça ao terminar as refeições?

Em pacientes de doença celíaca, os sintomas de dor de cabeça não são específicos, e estas podem ser parecidas com dores de cabeça comuns, ou com as causadas por enxaquecas ou pela tensão. Embora não haja um tipo específico de dor de cabeça associado à intolerância ao glúten, o padrão é que a dor de cabeça ocorra dentro de 30 minutos até uma hora após a ingestão para muitos indivíduos. Com o funcionamento mais lento, o organismo não consegue eliminar toxinas. Isso, a saber, favorece o aparecimento de dores de cabeça e enxaqueca.

4- Você sente tremores e dores nas extremidades?

Muitas vezes, as pessoas com intolerância ao glúten sentem dores nas juntas, e às vezes sentem dormência ou formigamento nos braços e pernas. Muito comum também, sentirem inflamação, inchaço ou dores nas suas articulações, como joelhos, quadril e dedos da mão.

5- Como anda sua saúde digestiva?

Depois de uma refeição, quem tem doença celíaca pode apresentar inchaços, gases, constipação e dor de estômago. Se o corpo é intolerante ao glúten, ao consumi-lo o organismo não consegue digerir a proteína, respondendo com esses sintomas indesejados. O sintoma mais relatado é o estufamento abdominal acompanhado de diarreia.

6- Tem acusado anemia em seus exames de sangue?

Carência de ferro ou anemia, principalmente aquela que persiste apesar da ingestão de suplementos ou alimentos ricos nesse nutriente. Isso se deve à má absorção de ferro causada pelo dano que o glúten provoca no intestino. Pessoas com doença celíaca precisam

7- Tem surgido “bolinhas na parte de trás do braços?

A presença de  “Ceratose folicular”. Este, é o termo médico para descrever aquelas bolinhas na parte de trás do braço (região do tríceps). É como se fossem pelinhos encravados é muito comum em pessoas com intolerância ao glúten. Isso pode ser deficiência de vitamina A secundária à má absorção desse nutriente no intestino.

⚠️Atenção: pessoas que não sofrem de Doença Celíaca não devem fazer dieta sem glúten. Isso pode desencadear desnutrição grave.

 

Fonte: gastrof e wikihow