Animais

Por que os gatos vomitam bola de pelo?

Por que meu gato vomita ou cospe bola de pelo?

Por que os gatos vomitam bola de pelo?
Esse texto foi útil para você?

Alguns donos, geralmente, os de primeira viagem, ficam assustados quando seus gatos expelem bolas de pelo. Muitos já sabem: é  comportamento do gato é muito normal e acontece com todos. Assim, quando o gato vomita uma massa de pelo, não muito com o que se preocupar.

Sabemos o quanto os gatos são caprichosos com a limpeza do corpo. Vira e mexe seu gatinho está se lambendo. Mas, o que muita gente não sabe, é que os bichanos possuem na língua estruturas como ganchinhos que funcionam como um pente que pode trazer consigo os pelinhos soltos. No lambe-lambe diário com aquela obsessão por limpeza é inevitável que os gatos terminem engolindo alguns pelos. As bolas de pelo vão se formando no estômago até que um dia… Saem no vomito em forma de um novelo peludo.

As bolas de pelo formam o que chama-se de tricobezoar. Eles, são formados por, além da bola de pelo, secreções gástricas, isto é o que o gato costuma vomitar. Por isso, o aspecto é um pouco nojento. Esse pode parecer um problema maior para os gatos de pelagem média ou longa. No entanto, pode acontecer também com gatos de pelo curto, embora seja com menos frequência.




Leia também: Mesmo com muita fome, os gatos deixam a ração na beirada da vasilha e, provavelmente, a culpa é sua

Esse comportamento não é motivo para susto ou preocupação. É bem melhor que os gatos vomitem as bolas de pelo pela boca do que elas acumularem no aparelho digestivo. As bolas acabam endurecendo as fezes, provocando prisão de ventre e, em casos extremos, uma obstrução intestinal que só se resolve com cirurgia. De qualquer forma, esse é um instinto natural dos gatos, e então, em quase todas das vezes você não precisa se preocupar muito com os tricobezoares.



Por que meu gato vomita ou cospe bola de pelo?

Este é o aspecto natural das bolas de pelo. Se em meio a esses pelos for observado pedaços de ração ou objetos, fique atento.

 

Posso fazer algo?



Decerto, eliminar os tricobezoares não deve ser uma situação agradável, pois algo que estava no estômago está sendo trazido de volta pelo “lado errado”.  Mesmo assim, não é motivo de pânico. A dica que damos é que os gatos de pelo longo e médio sejam penteados diariamente. Isso ajudará a diminuir a quantidade de pelos ingerida e, consequentemente, a saída de pelos pelo vômito ou fezes.

Em suma: se o problema for realmente apenas a ingestão de pelos, fique tranquilo, pois é facilmente resolvido. No entanto, é bom que você analise este vômito de vez enquanto. Afinal, é necessário se certificar se ele vomitou tricobezoar, vomitou a ração ou um objeto estranho, por exemplo. Nestes casos, é preciso consulta um veterinário.

CachorroGato 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


8 comentários

8 Comments

  1. Daniela Vicente

    em

    Nojento , e bijuterias ? Uau vlw por aumentar meu conhecimento Karlla

  2. Samuel rm

    em

    oi eu quero perguntar se as lagartixas morrem sem cauda . Porque ontem no quarto da minha irma uma lagartixa entrou pela janela.

    • as largatixas soltam o rabo para escaparem de seus predadores

      largatixa entrou no quarto por que ela viu algum inseto que ela gosta e entro para pegalo .Poderia ser :

      barata, pernilongo,mosca,abelha, entre outros insetos

    • As lagartixas são uma das poucas espécies que se regeneram, e o que se regenera nelas é seu rabo. Crio cães e gatos, eles comem ou só tiram o rabo de lagartixa brincando, mas logo se regenera.

  3. Gostaria de saber se isto só acontece com os gatos ou se acontece com todos os felinos.

  4. Isabela Correia

    em

    Tenho uma gata que vai fazer 1 ano e ela nunca vomitou bola de pelo. Porém ela não apresenta nada de anormal. Será que está tudo certo ou o vomito de bola de pelo tem que acontecer?

  5. paula

    em

    Essas bijuterias são feitas com pelo escovado dos gatos,e não com as bolas de pelo expelidas por eles.

  6. tenho uma gatinha há 5 anos que achei abandonada com aproximadamente 1 mês, nunca vi ela vomitar bolas de pelo e ela quase não sai de casa, isso é normal?

    Ela teve uma infecção intestinal há pouco tempo e agora n consegue comer pois sente dores na boca, tem alguma coisa a ver?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo