Por que as cigarras cantam músicas diferentes?

“Inicio dizendo que seu blog é muito bom, bem escrito, belo visual e com ótimo conteúdo! O que eu gostaria de saber é: por que algumas cigarras cantam um “Uuuu” de forma contínua e outras cantam um “Zé… Zé… Zé…” de forma intermitente. Será que é por que elas gostam de mim? São espécies diferentes de cigarra?” José

Bom José, se elas gostam de você eu não sei, mas você acertou em cheio quando disse que as cigarras cantam diferente por serem de espécies diferentes, porque é isso mesmo que acontece!

Aquele som agudo (e “esgoelado”) das cigarras é, na verdade, um chamado para acasalamento emitido pelos machos. Cada espécie tem seu som distinto que atrai somente fêmeas de sua própria espécie. Isso permite que várias espécies diferentes possam acasalar ao mesmo tempo sem que corram o risco de namorar com “a mulher do vizinho”, ou seja, com uma fêmea de outra espécie.

O som de das cigarras podem atingir mais que 120 decibéis quando muito próximo. Para vocês terem uma idéia, esta medida se aproxima do limite da dor para o ouvido humano! Isso quer dizer que se uma cigarra maior começar a sonorizar e estivermos por perto, podemos sentir dor nos ouvidos. Mas as espécies menores cantam em uma densidade alta, não podem ser ouvidas por humanos, mas podem fazer com que cães e outros animais uivem de dor.

Os especialistas ainda não sabem explicar porque o som da cigarra é tão alto. Sabem, no entanto, que o mecanismo para cantar é complexo. Os órgãos que produzem sons (timbais) são um par de membranas que elas possuem no abdômen. O som é emitido quando a cigarra canta contrai os músculos timbais internos e as membranas se curvam para dentro, produzindo esse som diferente.

Aquele som agudo (e "esgoelado") das cigarras é, na verdade, um chamado para acasalamento emitido pelos machos. Cada espécie tem seu som distinto que atrai somente fêmeas de sua própria espécie.
Aquele som agudo (e “esgoelado”) das cigarras é, na verdade, um chamado para acasalamento emitido pelos machos. Cada espécie tem seu som distinto que atrai somente fêmeas de sua própria espécie.

No geral, as cigarras cantam durante o calor do dia e além de atrair uma parceira, o ruído alto também tem outras funções como espantar seus maiores predadores: os pássaros. O som da cigarra é doloroso aos ouvidos dos pássaros e dificulta a caça. Para não “enlouquecer” com o próprio som, as cigarras possuem membranas que funcionam como ouvidos, chamadas tímpanos. Quando um macho canta os tímpanos se dobram e diminuem a “força” do som.

Coisas legais para saber sobre cigarras:

– Somente os machos sabem cantar. O canto é sempre um apelo sexual.

– Diferentes espécies tem sons diferentes para atrair apenas a sua própria espécie.

– As cigarras adultas têm vidas curtas, geralmente vivem apenas algumas semanas.

– A maior parte de suas vidas são gastas como ninfas subterrâneas. Para algumas espécies, isso pode durar 17 anos.

– Se alimenta da seiva das plantas inserindo nelas seu aparato bucal, uma espécie de “canudinho” bastante forte. Os pratos preferidos são seiva de eucalipto e gramíneas.

Mostrando o órgão responsável pelo som da cigarra!
Mostrando o órgão responsável pelo som da cigarra!

FONTE